O minimalismo – movimento que ganhou força na segunda metade do século XX, com os arquitetos Ludwig Mies van der Rohe, Buckminster Fuller e o designer Dieter Rams – chegou ao MDF e já se mostra presente em projetos da arquitetura contemporânea. Atualmente, com uma nova proposta, os profissionais assinam seus projetos com traços mais minimalistas equilibrando a tecnologia ao essencial em harmonia nos ambientes sejam residenciais ou corporativos. Ficam para trás a abundância e o excesso e entra funcionalidade. Esta maneira de pensar o morar e o viver, elaborada com sofisticação, elegância e equilíbrio, permeia os novos trabalhos da Greenplac, produtora de MDF com sede em Água Clara (MS), que lança agora uma nova coleção.
Com um pré-lançamento na feira Expo Revestir 2023 a Coleção Minimal possui quatro novos padrões e foi desenvolvida especialmente para valorizar ainda mais o design da marcenaria em suas diferentes aplicações e refletir a forte tendência a nível mundial por caminhos decorativos mais minimalistas e com traços naturais. A grande expectativa está na nova textura Frizzo, lançada em duas cores: Seline Frizzo e Tóquio Frizzo. Ambas as tonalidades, a primeira Seline representada por um off-white e a segunda Tóquio, um grafite, são best-sellers do porifólio da Greenplac e agora a nova textura impregna sofisticação e exclusividade ao mobiliário, como uma peça assinada.
“Consideramos este novo acabamento uma marca da arquitetura contemporânea que equilibra o tecnológico com o que é essencial, um reflexo da nova tendência comportamental contrária a abundância e o excesso. Os traços frisados elegantes desta nova textura somam características de exclusividade e sofisticação aos projetos de marcenaria para interiores. O resultado é de um design em equilíbrio com as necessidades de um morar clássico, sem excessos e atemporal.”, explica Laís Carelo, gerente de marketing da empresa.
Além destas novidades, a coleção ainda destaca outros dois novos padrões. O Bamboo Reserva, que apresenta em tonalidade e desenho, referências fiéis a lâmina natural da espécie bambu e o padrão Nilo, cor madeirada especialmente desenvolvida para completar o portfólio da marca, antecipando novos caminhos do design italiano dedicado às pautas de sustentabilidade e design mais limpo. Ambos complementam a Linha Natural do portfólio e que juntos à textura Frizzo compõem a nova Coleção Minimal da marca de MDF.
Para a Greenplac, o ano de 2023 será importante para equilibrar diferentes ações que reforçam o posicionamento e comprometimento da marca. Em destaque destas ações, está a dedicação em estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes e com os profissionais de arquitetura e design, com o objetivo de mostrar potencial para inovar também no desenvolvimento de novos produtos. “O olhar para as cores neutras, tons terrosos, ripados e frisados, além das texturas acetinadas Matte que refletem um acabamento clássico e minimalista ao mobiliário. Estão em alta as texturas que remetem a traços elegantes, desenhos madeirados bem naturais que traduzem o Eco-Design, semelhante as lâminas, também devem ser considerados como essenciais na criação dos projetos”, complementa Laís.
A empresa
A indústria de MDF Greenplac está entre os principais players do setor moveleiro no Brasil, com uma das plantas mais modernas em tecnologia para este processo produtivo. Em quatro anos, já é considerada um complexo industrial por investir continuamente em autossuficiência e verticalização dos processos, além de mais do que dobrar as oportunidades de empregos diretos na região de Água Clara/MS desde sua inauguração em 2018.
Seus produtos já foram contemplados internacionalmente – um exemplo é a linha Essenziale, com prato premiado na Interzum, uma das maiores feiras da Alemanha, em 2017. Após marcar presença nas maiores feiras de design e arquitetura do país, a Greenplac também foi reconhecida em 2019 com o prêmio Gran Colar do Mérito Industrial, da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul. A conquista reconheceu todo o desenvolvimento econômico que a empresa trouxe para a cidade Água Clara (MS) e região. Neste ano, ganhou o IF Design Award, uma das mais prestigiadas premiações de design de todo o mundo.
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…