Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Filtragem de água desempenha papel importante na saúde e meio ambiente

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Ingerir água imprópria para pode expor os seres humanos a microrganismos prejudiciais à saúde, o que torna a filtração da água uma questão crucial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 50% dos lares brasileiros atualmente possuem algum tipo de sistema de tratamento de água. No entanto, os perigos causados por água contaminada podem não ser totalmente conhecidos pela sociedade.

Embora a água enviada às torneiras passe por processo de filtragem nas estações de tratamento do país, a água que sai das estações pode conter produtos químicos e contaminantes devido ao contato com canos enferrujados e caixas de água sujas. Além disso, o processo de tratamento pode não ser suficiente para evitar contaminações, tornando os elementos filtrantes essenciais para complementar o processo de tratamento e garantir a pureza da água.

Segundo o IBGE, mensalmente, são vendidos mais de 250 mil filtros e purificadores de água no país, indicando que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância de proteger a saúde contra a água contaminada.

Anúncios

Recurso necessário para o meio ambiente

A água é considerada fundamental à sobrevivência e ao desenvolvimento de todos os ecossistemas e da agroindústria. Como recurso natural renovável, ela é vital para todas as formas de vida. Embora encontrada em três estados físicos – sólido, líquido e gasoso – apenas cerca de 4% da água disponível é doce e própria para consumo humano.

Segundo a bióloga Iara Teles Valente, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), “a água é essencial para a manutenção da vida terrestre, tanto da fauna quanto da flora, e faz parte da composição desses seres vivos, além de ser necessária para processos fisiológicos complexos”.

Leia ou ouça também:  Casa do Fitness apresenta nova comunicação visual

Assim, a preservação da água se faz necessária para a biodiversidade, pois, embora seja um ciclo que não se esgote, a potabilidade da água está cada vez mais escassa.

Cisternas para aproveitar água da chuva

Anúncios

Cisternas são reservatórios que coletam e armazenam água da chuva para utilização em atividades domésticas diversas. Trata-se de um sistema de baixo custo que permite o reaproveitamento da água pluvial para uso restrito no ambiente doméstico.

Esse método é uma das alternativas mais eficazes para economizar água e pode ser instalado em diferentes tipos de imóveis, desde casas até apartamentos e condomínios.

Última atualização da matéria foi há 1 ano


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Anúncios
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights