As transformações digitais e econômicas estão cada vez mais rápidas e fazem com que as empresas busquem agilidade nos processos. Por isso, os líderes precisam se adaptar a etapas, plataformas e estratégias que tragam essa fluidez. A automação, personalização e customização se tornaram essenciais, impactando diretamente os fluxos de trabalho e as rotinas de uma empresa, visando gerar ganhos de tempo, qualidade no serviço e economia de recursos.
A partir daí, surgiu a assinatura digital, uma tecnologia disponível para assinar documentos digitais com validade legal e garantias computacionais. Um estudo da Signaturit mostra que as empresas que adotam esse modelo de sistema economizam em média entre 55% e 78% em despesas como suprimentos, gerenciamento e assinaturas.
De acordo com Felipe Soares, Diretor da plataforma de assinaturas digitais ElevaSign, esse tipo de assinatura nada mais é do que “um recurso tecnológico que permite a uma pessoa física ou jurídica assinar de maneira eletrônica documentos comprovando a identidade dela”. Além disso, a assinatura também serve para gerar integridade e autenticidade a um documento de maneira rápida e segura, sem a necessidade de papel e caneta, contribuindo assim para a sustentabilidade.
Com ela, os processos ganham mais confiabilidade, pois a tecnologia que a envolve se utiliza de chaves criptográficas de um certificado digital, protegendo as informações e conferindo a validade jurídica. E isso, já pode ser feito pelo próprio WhatsApp, SMS e outros formatos práticos.
Tipos de documentos para assinatura digital
A crescente adoção da tecnologia nos processos fez com que quase todo e qualquer documento pudesse ser substituído de papel para o digital, desde que autenticados com a assinatura digital. Contratos com clientes, parceiros, fornecedores e franquias podem ter validade legal com a identificação digital, além de procurações; laudos e atestados médicos; balanços e relatórios; Contratos imobiliários de locação, compra e venda; e muito mais. De acordo com Felipe Soares, existem 4 fatores que contribuem para as empresas brasileiras, de diferentes portes, adotarem a assinatura digital hoje em dia.
Com uma assinatura digital, o processo na elaboração de documentos, contratos e coletas de assinaturas das partes envolvidas, se torna mais rápido, pois os dados necessários para o trâmite estão no ambiente digital, permitindo que o processo possa ser realizado de forma online. Através de serviços de assinatura online, por exemplo, os usuários podem automatizar os fluxos de trabalhos e formulários de forma dinâmica, potencializando a geração automatizada de contratos e documentos.
A tecnologia por trás das assinaturas digitais garante que documentos e processos eletrônicos sejam formalizados de forma rápida, segura e com validade jurídica, em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos das partes envolvidas, e também com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Isso significa que as empresas, organizações ou pessoas físicas podem tramitar arquivos e documentos no meio virtual com a garantia de autenticidade, integridade, segurança e compliance, contando com recursos que rastreiam acessos e eventuais vazamentos de dados. Isso se dá pela tecnologia envolver chaves criptográficas de um certificado digital, protegendo as informações e conferindo a validade jurídica.
Estudos e números não mentem ao mostrar que a diferença entre as empresas sólidas das financeiramente instáveis é o que elas fazem para reduzir custos além de investirem em inovação e aderirem ferramentas que dão mais velocidade aos processos. Além disso, custos com deslocamento, motoboy, correios, transportadoras, cartórios também podem ser drasticamente reduzidos. De acordo com dados da plataforma ElevaSign, com o uso da plataforma de assinatura online, os usuários têm mais de 97% de redução no tempo de tramitação e assinatura e cerca de 85% na redução de custos.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura- FAO, em 2021 a produção mundial de papel foi de 518,4 milhões de toneladas. E para a produção deste volume gasta-se uma quantidade enorme de água na produção de tanto papel, envolvendo água em quase todas as fases da fabricação de papel. Outro fator relevante que envolve a produção de papel são as árvores ainda que a maior parte do papel seja fruto de reflorestamento, parte dele é produzido com matéria-prima de florestas ecologicamente importantes, contribuindo para a perda de biodiversidade.
A produção e utilização de papéis, principalmente por grandes empresas, geram efeitos nada sustentáveis ao meio ambiente, que incluem o desmatamento, consumo de enorme quantidade de energia elétrica e água, poluição atmosférica e geração de resíduos: cerca de 26% dos resíduos de aterros sanitários é papel. A assinatura digital é uma aliada na produção sustentável de documentos, com menos Co2 lançado ao meio ambiente através da diminuição do uso de carros, motos e traslados.
Conteúdo complementar: E-book “Tudo o que você precisa saber sobre Assinatura Digital”: https://app.elevasign.com.br/e-book-tudo-sobre-assinatura-digital
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…