Para que empresas e varejistas funcionem bem e, consequentemente, gerem lucros, é preciso que conheçam a jornada dos seus clientes e analisem a jornada de compra que desejam oferecer a eles. Isso significa concentrar os esforços em oferecer produtos e serviços de qualidade, o que pode gerar uma boa experiência do cliente e diferenciar a marca.
De acordo com o anuário 2023 CX Trends, elaborado pela Opinion Box, 83% das pessoas afirmam que, quando têm uma boa experiência com uma marca, elogiam publicamente a empresa ou indicam para amigos e familiares. Mesmo assim, o índice de eficiência das empresas brasileiras, quanto ao atendimento das solicitações feitas por clientes, destaca que apenas 26% são “muito eficientes” nesse processo.
Para Rodrigo Antunes, CEO da Uau Fi Connect, empresa especializada em soluções para relacionamento com cliente, existem técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a eficiência de uma loja, principalmente no varejo físico. O especialista menciona algumas dicas principais para empresários que desejam melhorar os índices de experiência do cliente:
1) Inteligência de Dados: “Analisar dados ajuda a entender o comportamento do cliente, identificar o ele que prefere. Com isso, é possível conhecer quem frequenta o estabelecimento, chamá-lo pelo nome, saber quantas vezes ele frequenta o local, quais itens mais procura, entre outros”.
2) Acesso à internet no local: “A ideia aqui é oferecer acesso à internet para o cliente se sentir mais à vontade em troca de informações como nome, e-mail, gênero, idade, tempo de permanência na loja, entre outros. Isso possibilita a conversa via dispositivo móvel do cliente, para entender o perfil dele e criar campanhas de marketing mais efetivas”.
3) Atendimento personalizado: “Com a inteligência de dados, é possível personalizar o atendimento ao cliente desde a entrada na loja até o pós-venda, tornando a experiência de compra mais prazerosa. Conhecendo o cliente, fica mais fácil facilitar a jornada dele no ambiente físico, como já acontece no mundo digital”.
4) Programas de Fidelidade: “Apostar em programas de fidelidade também pode trazer ganhos para o negócio. Investir em soluções que se integrem ao PDV (Ponto de Venda). Dessa forma, podem ser criados programas de fidelidade para atrair o cliente de volta à loja. Além disso, integrar com o PDV facilita a gestão do programa, permitindo acompanhar os resultados e ajustar as estratégias sempre que necessário”.
5 ) Pesquisas de Satisfação: “Perguntar ao cliente como foi a experiência dele na loja e usar gráficos e relatórios para aprimorar o atendimento. Pesquisas feitas de forma inteligente, quando o consumidor estiver saindo da loja, pode aumentar a taxa de respostas, já que dessa forma ele se sente valorizado, sem pressão, e no momento certo para opinar em sua privacidade”.
Para saber mais sobre as soluções da Uau-Fi, basta acessar: https://uaufi.com/
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
O comércio eletrônico brasileiro tem experimentado uma expansão significativa nos últimos anos, refletindo mudanças no…
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…