Os investimentos privados em transporte e logística, telecomunicações, energia elétrica e saneamento básico chegaram a um valor recorde de R$ 131 bilhões em 2022, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Ainda conforme o levantamento, há cerca de 500 novos projetos em estudo ou contratação em todas as esferas de governo, com investimentos que ultrapassariam R$ 600 bilhões.
No âmbito de logística, o mercado brasileiro passa por um momento delicado e desafiador, em especial pela redução de demanda e aumento de custos com veículos e combustíveis, segundo Jackson Prado, Head Comercial da Vuupt, especializada em roteirização, gestão de entrega, coletas e serviços.
“Apesar do cenário complexo, enxergo diversas oportunidades no mercado atual”, avalia Prado. “É o momento para as empresas do setor olharem para dentro de casa, analisarem com cuidado seus processos, encontrando os gargalos, reduzir desperdícios, enxugar processamentos desnecessários e garantir a lucratividade das operações como um todo”.
Investimento e tecnologia
Assunto em pauta nos últimos meses, a inteligência artificial já faz parte do segmento logístico há algum tempo. Os principais avanços tecnológicos em empresas do ramo estão associados à utilização da IAs para garantir que os processos sejam cumpridos de acordo com parâmetros pré-estabelecidos dentro dos padrões de qualidade da companhia.
“Um grande diferencial está na automatização de operações lógicas que poderiam acarretar em prejuízos financeiros. Como exemplo, temos a roteirização de entregas, onde a ordem de paradas pode significar um aumento expressivo dos custos, com o transporte indo desde tempo até combustível e depreciação do veículo”, conta Prado.
Serviço de gestão de entregas
No que diz respeito à gestão de entregas, os processos envolvidos abrangem ações que englobam desde o planejamento até o momento que o produto chega de fato nas mãos do consumidor. Além disso, é preciso levar em conta que cada empresa possui particularidades em seus processos que, em muitos casos, tornam sua operação única.
“Acredito que a organização interna do processo logístico pode ser trabalhada com mais tranquilidade, uma vez que o cliente final não tem conhecimento acerca do que está acontecendo com o seu pedido”, revela o Head da Vuupt.
No entanto, o trecho final do processo, conhecido como last mile, é a ponta do iceberg percebida pelo cliente e exige atuação imediata e emergencial para que a empresa consiga cumprir os prazos acordados, garantir a comunicação clara e por fim oferecer uma experiência diferenciada aos clientes garantindo fidelização e o tão sonhado marketing espontâneo.
“A empresa deve garantir a experiência do cliente, pois isso irá manter o fluxo financeiro trazendo fôlego e recursos para investir e solucionar os gargalos dos demais processos. Uma vez que de nada irá adiantar ter um estoque completamente abastecido se o cliente não confiar na empresa por conta de experiências negativas em outras entregas”, finaliza Prado.
Para saber mais, basta acessar: www.vuupt.com
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Os sonhos sempre intrigaram a humanidade. Ao longo dos séculos, eles têm sido vistos como…
Keith Haring foi um dos artistas mais icônicos da década de 1980. Seu trabalho, vibrante…
Ao longo do longo período de sua existência, surgiram muitas variedades de roleta. Um grande…
Jogar roleta online pode - e deve - ser divertido e emocionante. Para isso, o…
O mercado de conteúdo adulto sempre foi um setor controverso, mas com a digitalização acelerada…
O setor da construção civil no Brasil tem se mostrado resiliente e otimista, mesmo em…