Em média, nove a cada dez (90%) de todos os empreendimentos do mundo investem em marketing digital, e a maior parte delas é do Brasil, segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International. O estudo mostra que mais da metade (54%) das empresas que compreendem que a categoria é fundamental possuem até 99 funcionários.
Paralelamente, dados do levantamento Digital AdSpend 2021, do IAB Brasil, revelam que o investimento em marketing digital chegou a R$ 30 bilhões no Brasil em 2021, no auge da pandemia de Covid-19. No período, foi identificada a expansão de 27% em relação a 2020, primeiro ano da crise sanitária.
Guilherme Freitas, founder da Performister Group – agência, consultoria e treinamento de marketing digital com foco em performance – destaca que, mesmo com o amplo conhecimento acerca dos benefícios do marketing digital, muitas empresas ainda não sabem como tratar os leads que já foram gerados e desconhecem os caminhos que podem ser seguidos.
“É comum que surjam dúvidas como: ‘quais são as principais estratégias para gerar leads qualificados?’ e ‘como uma empresa deve tratar os leads já gerados?’”, afirma.
Ele conta que, após uma análise do produto ou serviço e do público-alvo, a estratégia para gerar leads qualificados é definida por três pilares:
1 – Plataformas – Identificar onde o público-alvo está presente. Aqui, é preciso analisar quais são as plataformas mais utilizadas por eles, onde passam a maior parte do tempo, e quais tipos de conteúdo consomem;
2 – Segmentação – Em seguida, é necessário trabalhar nas plataformas selecionadas e segmentações alinhadas ao público-alvo;
3 – Comunicação – Aqui, entram os anúncios. “Nesse ponto, podemos estabelecer um diálogo com o nosso público, abordando suas dores e necessidades, e apresentando a solução oferecida pelo produto ou serviço divulgado”.
Para Guilherme Freitas, o tratamento dos leads gerados é de extrema importância. Por isso, a empresa necessita, antes de tudo, ter seu CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), para que possa fazer uma gestão efetiva dos seus clientes.
“Depois disso, é importante que a equipe de vendas tenha um atendimento focado em três pilares”, acrescenta. Ele detalha cada item nos tópicos a seguir:
1 – Agilidade – Um atendimento rápido, com o primeiro contato em menos de três minutos, gera maior engajamento e resposta do cliente, que acabou de demonstrar interesse no produto ou serviço e está com a cabeça ainda no anúncio, pois foi impactado. “Para tanto, um consultor de sucesso prontamente se coloca à disposição, apresenta-se e oferece a possibilidade de agendar um bate-papo”.
2 – Entender o cliente – O founder da Performister Group explica que, antes de vender o produto ou serviço, é importante entender as dores e necessidades do cliente, o que permitirá fazer uma apresentação detalhada e envolvente, onde o consultor se conecta às suas dores e necessidades. “Essa abordagem resultará em maior engajamento e aumentará significativamente as chances de fechar a venda”.
3 – Engajamento – “Um consultor de vendas de sucesso não fala somente de vendas mas, sim, gera um relacionamento. Criar vínculo com seu cliente é de extrema importância para o seu negócio, pois com vínculo se gera confiança – e confiança gera negócios”, diz ele.
“Além disso”, prossegue Guilherme Freitas, “ao criar um relacionamento, a conversa não se limita apenas a vendas, mas flui naturalmente para uma troca de informações enriquecedora, que eventualmente resulta em uma venda”.
Ferramentas e estratégias podem ajudar
De acordo com o empresário, uma série de ferramentas e estratégias podem ser usadas para gerar leads qualificados e deve tratar os leads já gerados.
“Faça a análise do seu público-alvo e concorrentes com plataformas como SemRush, uma solução que traz informações de marketing, SEO (otimização de mecanismos de busca) e concorrentes para ajudar na análise de suas campanhas”, recomenda. “Geofusion e Economapas, por sua vez, podem ajudar a trazer informações como dados de potencial de consumo, renda média e fluxo de pessoas nos locais”, completa.
Para concluir, Guilherme Freitas destaca que “o Google Analytics traz informações sobre o público que navega no site da empresa, e que vale investir em plataformas para campanhas de leads, como Meta – Instagram, Facebook, Whatsapp, Messenger -, TikTok, Google Ads e LinkedIn ads”.
Para mais informações, basta acessar: https://www.performister.com.br/
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