De acordo com uma pesquisa realizada pelo QuintoAndar, plataforma on-line de transações imobiliárias, aproximadamente 39% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel em 2023. Apesar disso, somente 10% dos participantes têm planos de vender uma propriedade este ano. O levantamento entrevistou 1.500 indivíduos de diversas regiões do país.
Seja para realizar a conquista da casa própria ou para fazer um investimento, a aquisição de um imóvel envolve uma série de burocracias, como o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), observa Sergio dos Santos Junior, head comercial da Devolute Assessoria Fiscal Imobiliária.
Ele explica que o ITBI é uma taxa que deve ser paga para oficializar a compra de um terreno. O Imposto é um tributo brasileiro, de competência municipal, baseado no artigo 156 da Constituição Federal e é cobrado em transferências de imóveis entre cidadãos quando há a transmissão a qualquer título de direitos reais sobre imóveis.
“O ITBI deve ser quitado antes do fechamento da negociação e pode ser pago por pessoas físicas ou jurídicas. O processo de compra e venda de imóveis tem muitas etapas burocráticas e é importante entender esses passos para fazer a transação de forma mais simples”, afirma Santos Junior, lembrando que ele é “apenas uma taxa que é incluída na compra”, mas que não inclui outros custos com documentação.
Marcus Vinicius Barros de Novaes, consultor jurídico da Devolute Assessoria Fiscal Imobiliária, ressalta que os contribuintes podem pedir a restituição da diferença entre o valor pago utilizando o cálculo da Prefeitura e aquele da efetiva transação, caso tenha sido inferior.
A título de exemplo, conforme a base de cálculo fornecida pela Prefeitura de São Paulo, o consultor jurídico explica como se dá a compra de um imóvel comercial ou residencial na cidade:
“É importante ficar atento, pois a taxa cobrada pode variar de acordo com cada prefeitura. No exemplo citado, usamos a taxa de 3% – taxa usada pela prefeitura da capital paulista”, explica Novaes.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro (RJ) chamou a atenção para golpes do boleto para o pagamento do ITBI. Segundo o alerta, um número de telefone vem enviando comunicados aos cariocas e pedindo dados pessoais para emissão da falsa cobrança.
No texto, a pasta alerta que não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via WhatsApp ou SMS. “O canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746. O portal de serviços da Prefeitura do Rio é o Carioca Digital”, diz o comunicado.
Para mais informações, basta acessar: https://devolute.com.br/
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…