Anúncios
Sua Página
Fullscreen

Serviço de CTO pode auxiliar empresas de tecnologia

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Em um mundo que corre contra o tempo, as organizações procuram, cada vez mais, profissionais qualificados e que atendam suas necessidades e objetivos de negócios. Em busca de uma transformação digital, o cargo de CTO (Chief Technology Officer, em português: Diretor de Tecnologia) pode ser uma alternativa para que esse processo aconteça de forma acelerada em pequenas, médias e grandes empresas. 

Segundo o livro “The CTO Handbook” de Mark D. Minevich, as funções de um CTO são: o desenvolvimento da estratégia de tecnologia, a coordenação interna e a organização de parcerias externas. A obra fala que a responsabilidade principal deste tipo de profissional é contribuir para a direção estratégica da empresa, identificando o papel que tecnologias específicas podem desempenhar em um crescimento futuro, e buscar contribuições que a tecnologia pode fazer para a vantagem competitiva da empresa.

Em relação às parcerias externas, a obra explica que, assim como todos os profissionais de negócios, o CTO fará parte de uma forte rede que inclui parceiros de negócios, acadêmicos, autoridades governamentais e líderes em tecnologia. Já sobre a coordenação interna, a função é identificar as melhores tecnologias, que, geralmente, vêm de uma forte rede interna de pessoas que estão em contato com as últimas tecnologias e entendem seu potencial. 

Anúncios

Eduardo Regis, CoFounder da IFX Ventures, empresa que surgiu a partir da fusão de duas organizações com mais de 10 anos de mercado, a “Inventos Digitais”, que ganhou os prêmios Google Impact e o Awwwards e conta com um portfólio de mais de 50 startups, e clientes como a Siemens, Vale, Natura, entre outros, e da “Finxi”, vencedora do prêmio Endeavor Promessas, que possui mais de 30 startups lançadas e teve clientes como Furnas, Globo e Estácio, destaca que a contratação de um profissional desse tipo em tempo integral poderia ser algo que exigiria um um alto investimento. “A contratação integral de um CTO com 10 anos de experiência de mercado e experiência em ter passado desde a concepção e ideação até a fase de growth e saída, é algo raro e caro demais”, explica.

O profissional de CTO com essa experiência pode pode valer um investimento de até 50 mil reais mensais, revela Regis. “O que em nosso caso sugerimos é: trocarmos parte do nosso serviço por participação em sua empresa, negociando diretamente valor recebido e equity, podendo equilibrar mais de um ou outro – maior valor, menor equity, menor valor recebido de salário ou maior equity”, sugere.

A contratação de CTO em tempo integral

De acordo com a Catho, site de classificados de empregos, o profissional de Chief Technology Officer possui entre as suas funções, a liderança de times, atuando na formação de equipes com perfil prático, ágil e voltada ao constante acompanhamento das inovações tecnológicas. E também, a gestão de todos os setores técnicos do campo da tecnologia na organização, por meio do constante contato com as diversas áreas da empresa. 

Leia ou ouça também:  Sumsub se reposiciona para oferecer padrão ouro antifraudes

Segundo Miguel Fernandes, CoFounder da IFX Ventures, entre as principais estratégias e ferramentas que podem ser usadas no serviço de CTO, destaca-se a utilização da tecnologia de acordo com a área de atuação da empresa. “Em geral, fazemos uma análise prévia e indicamos a stack tecnológica mais adequada para o interesse da empresa. Isso varia caso a caso”, explica.

Anúncios

Além disso, ainda segundo a Catho, o CTO deve ter amplos conhecimentos em questões sociais e tecnológicas do mundo, por meio da forte atuação na condução de pesquisas, identificação de oportunidades, avaliação de riscos, elaboração de projetos e implantação de novas tecnologias. As vagas disponíveis no site para Gerente de Tecnologia da Informação possuem salários de até R$ 20 mil.

Para os executivos da IFX Ventures, a contratação de serviço de CTO por parte de uma empresa pode ser uma solução viável para negócios que desejam obter suporte especializado em tecnologia sem precisar contratar um profissional de CTO em tempo integral. “Identificamos que o erro principal é que as empresas de tecnologia iniciam terceirizando sua tecnologia e isso em longo prazo se torna um grande erro, uma vez que perdem o controle sobre a base do seu próprio negócio”, relata Regis.

Os empresários destacam que o CTO pode identificar e implementar tecnologias inovadoras que possam melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade no mercado, apresentando resultados positivos em sua transformação digital. Além disso, podem auxiliar as empresas a construir uma startup de sucesso, através de um processo criterioso, buscando garantir sustentabilidade, de modo a transformar boas ideias em um MVP, e consequentemente, transformando a marca em uma empresa bem sucedida.

Para saber mais, basta acessar: ifx.ventures

Última atualização da matéria foi há 12 meses

Anúncios

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights