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BCB São Paulo começa segunda com lançamentos e tendências da coquetelaria

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Dos drinks sem álcool às releituras de clássicos como rabo de galo e caipirinha, o que deve ganhar espaço nas cartas de bares, baladas, restaurantes e, mais importante, nos copos e taças dos consumidores ainda este ano? O universo da coquetelaria cresce junto com novas técnicas de preparo e ousadia nos ingredientes e criações. Por isso, um encontro como o BCB São Paulo, feira de destilados para profissionais do setor de bebidas que começa na segunda (5), funciona como uma grande vitrine de tendências e espaço para ideias, degustações e lançamentos.  

O BCB tem a proposta de conectar o mercado e o público da América Latina com o cenário mundial. É um ecossistema plural, onde o simples e a sofisticação disputam de forma amistosa a atenção dos visitantes. A brasilidade é um ponto importante, tanto que a cachaça, com seu valor histórico e possibilidades de aplicação, é um dos destaques. Entre as atrações da edição, inclusive, está o Concurso Rabo de Galo, competição que celebra a cachaça e desafia bartenders na apresentação de releituras do famoso coquetel, além de homenagear Mestre Derivan, sumidade no assunto.

Outra atração que deve movimentar o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, local de realização, é o World Class Competition. Responsável por revelar talentos do ano na coquetelaria nacional, o concurso, promovido pela Diageo, terá sua fase final durante o BCB. Sobre isso, Daniel Pereira, gerente do evento, diz: “É a validação de como o mercado considera o BCB um canal estratégico”. Na edição passada, o bartender Vinicius Damien, 24, conquistou o título e a oportunidade de representar o país no World Class Global em Sidney, na Austrália.

Além de apresentar lançamentos e técnicas, o BCB conta com a presença de profissionais nacionais e estrangeiros reconhecidos, como Rodolfo Bob, Tony Harion, Simon Ford, Nico de Soto e Gustavo Vocke. Mais de 150 marcas expositoras estão confirmadas, incluindo a AMBEV, que levará ao pavilhão seus produtos prontos para consumo, como Mike’s Ice, Isla, Beats, Beefeater Gin & Tonic e Tônica Antártica.

Estão entre os patrocinadores: Diageo, Bacardi, Campari, Amázzoni Gin, Beam Suntori, Brown-Formam, Prata e EasyIce. O Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) é um parceiro oficial e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), apoio institucional. Além desses, os visitantes poderão conferir nomes como Jack Daniel’s e Fords Gin, do portfólio da Brown-Forman, com apresentação de produtos e a participação de mixologistas.

A Aurora Fine Brands apostará em bourbons e tequilas. A Azuma destacará sua linha de saquês saborizados, enquanto a Britvic Brasil levará a marca francesa de xaropes Mathieu Teisseire para degustações e experiências imersivas. Já  a Underberg do Brasil, que participa do evento pela terceira vez, apresentará duas novidades: Semper Gin e Licor Gurktaler.

Este ano, quem visitar o estande da Weber Haus poderá conhecer o mais recente lançamento da marca, que são os licores finos. Disponíveis na versão cachaça com mel (Honey) e cachaça com canela (Fire), podem ser consumidos puros ou utilizados na produção de drinks.

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O evento também contará com uma extensa programação de palestras, abordando temas como a latinidade brasileira na coquetelaria, saúde física e mental, NFTs nos bares, dicas de negócios, gestão e produtos versáteis. Serão 27 apresentações com o objetivo de ampliar o conhecimento e a técnica dos participantes.

Pela primeira vez no BCB, a Pios Rede B2B, uma aceleradora de marcas voltada para potencializar o crescimento de pequenas empresas e as que estão ingressando no mercado, reúne marcas de bitter, xarope, cachaça, cachaça de jambu e gin de jambu em seu portfólio. Fundada por Thiago Pio e Rafael Mariachi, profissionais da indústria de bebidas e coquetelaria, tem como foco oferecer às marcas de menor porte a mesma estrutura comercial das grandes empresas, incluindo o relacionamento com bares, educação em mixologia e análise de mercado.

A Preshh, líder em sistemas de gaseificação de bebidas, apresentará lançamentos e disponibilizará consultoria, cursos e treinamentos para gestores e profissionais da área, visando melhorar o uso e a aplicação dos produtos, bem como auxiliar no desenvolvimento de cartas de drinks.

Cachaça

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) terá uma ilha institucional, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a história e os diferenciais da cachaça, uma das principais bebidas nacionais. “É uma oportunidade excelente para valorizarmos a cachaça, seus 500 anos de história e como ela representa a diversidade do nosso país, refletida na variedade de aromas e sabores, que são seu maior patrimônio”, afirma Thiago de Oliveira Mota, gerente executivo do IBRAC.

Mais informações disponíveis no site oficial do BCB São Paulo.

Última atualização da matéria foi há 12 meses


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