O setor de food service (alimentação fora do lar) se mantém em trajetória de retomada, estimulado pelo retorno dos consumidores aos estabelecimentos físicos e pela manutenção da força dos sistemas de delivery. Para este ano, espera-se um faturamento de aproximadamente R$ 407 bilhões, o que aponta crescimento em relação a 2022, de acordo com dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Os bons resultados podem ser atribuídos também a eventos como a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes, feiras simultâneas que acontecem entre 13 e 16 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Promovidos pela Informa Markets Brasil há mais de 37 anos, deverão reunir número superior a 46 mil visitantes, entre eles profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros estabelecimentos.
“Um dos grandes diferenciais é que buscamos apoiar os estabelecimentos do setor, especialmente os pequenos e médios, mostrando o caminho das pedras para que possam aprimorar seus negócios, realizar networking, pensar em novas ideias, encontrar soluções, fortalecer o relacionamento com fornecedores e buscar informação com especialistas, o que dá a eles bagagem para planejar melhorias e crescer de forma sustentável”, afirma Daniel Corigliano, show manager da Fispal Food Service.
O executivo reforça que mais de 1.800 marcas expositoras trarão tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional, automação comercial, embalagens etc. “Uma excelente oportunidade para que empreendedores do food service encontrem, em um só local, soluções e conteúdo para um crescimento sustentável”, completa Corigliano.
Para além dos eventos
Além da exposição no pavilhão, as feiras integram uma plataforma de negócios que funciona durante todo o ano, oferecendo conteúdo digital especializado, oportunidades de negócios e networking, além de consultoria com foco no desenvolvimento de operadores do segmento.
Especialistas em empreendedorismo são unânimes em afirmar que inovação em tecnologia são fatores cruciais para contribuir com a geração de resultados positivos como os apresentados na PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE), que revelou um aumento na geração de empregos no grupamento Alojamento e Alimentação (no qual bares e restaurantes têm representatividade acima de 85%).
De acordo com a pesquisa, de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, o resultado foi 3,3% superior ao mesmo período do ano anterior no que se refere à criação de vagas. Além disso, dados apurados pela Abrasel mostram que, em 2022, o salário médio do setor de bares e restaurantes subiu cerca de 9,6% no País, acima, portanto, dos 8,3% da média geral.
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Os sonhos sempre intrigaram a humanidade. Ao longo dos séculos, eles têm sido vistos como…
Keith Haring foi um dos artistas mais icônicos da década de 1980. Seu trabalho, vibrante…
Ao longo do longo período de sua existência, surgiram muitas variedades de roleta. Um grande…
Jogar roleta online pode - e deve - ser divertido e emocionante. Para isso, o…
O mercado de conteúdo adulto sempre foi um setor controverso, mas com a digitalização acelerada…
O setor da construção civil no Brasil tem se mostrado resiliente e otimista, mesmo em…