De acordo com o “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020”, produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2019 o índice de reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil foi inferior a 4%. Ou seja, a cada 100 toneladas de resíduos sólidos produzidos menos de 4 toneladas foram recicladas.
Embora o número varie entre diferentes regiões do país, os dados ainda estão longe de atender a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Adotada em 2015, a agenda inclui meta de assegurar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais (Meta 12.2), o que abrange a promoção da reciclagem de materiais.
Entretanto, ações pontuais estão alcançando resultados positivos, não só em volume de reciclagem, mas também na conscientização de grupos sociais sobre o assunto. É o caso da Real H, empresa de nutrição e saúde animal que mantém, há mais de 15 anos, o seu próprio programa de reciclagem.
O Ciclos Real H foi criado em 2007 com o objetivo de convidar os colaboradores e seus familiares a separarem, em casa e na comunidade, materiais como alumínio, papelão, vidro, plástico, entre outros. Na sede da empresa foi construído uma estrutura exclusivamente para recebimento e separação do material. A ação demonstra resultado positivos, e já destinou mais de 1.000 toneladas de resíduos para reciclagem.
O valor arrecadado com a venda dos recicláveis custeia uma premiação em dinheiro, que pode variar entre R$ 80 e R$200 para os 12 funcionários que entregam os maiores volumes ao longo do mês. Outra parte do valor é destinada ao salário dos funcionários que atuam na separação. Uma terceira parte é destinada à criação e manutenção de benfeitorias para os próprios funcionários dentro da unidade industrial, como área de jogos e biblioteca.
Em casos emergenciais, o valor do Ciclos também pode ajudar os trabalhadores. Foi o que aconteceu quando um deles teve sua casa destelhada por um vendaval. Em poucos dias o Ciclos liberou boa parte dos recursos necessários para a reforma.
No ano passado, durante a comemoração dos 15 anos do programa, a Real H procurou ouvir os filhos de colaboradores que participam com frequência. Boa parte deles relataram que desenvolveram o hábito de ajudar os pais na separação dos recicláveis, o que acabou se tornando um hábito nas famílias e que deve refletir nas futuras gerações.
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…