A Inteligência Artificial (IA) não é um assunto que surgiu no século XXI: desde 1950 a tecnologia, que se baseia no comportamento humano, vem se aperfeiçoando. No final de 2022, porém, com o lançamento do ChatGPT, chatbot on-line de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI, houve muita discussão sobre os benefícios e os malefícios desta ferramenta, e, de forma geral, da IA, foi travada em todo o planeta.
Atualmente, são inúmeros os softwares baseados em Inteligência Artificial, como o Google com suas sugestões de pesquisa, plataformas de streaming com recomendações personalizadas de músicas e filmes e assistentes virtuais com a compreensão do comando de voz humano. Um estudo elaborado pela Ilumeo em 2020 mostrou que quase 50% dos entrevistados fazem uso de Inteligência Artificial através de assistentes virtuais com recurso de comando por voz. E, segundo a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, da IBM 41% das empresas brasileiras já utilizam alguma forma de IA.
“O uso de ferramentas de IA generativa é muito benéfico em diferentes segmentos de mercado. Produzir trabalhos criativos não é mais uma capacidade exclusivamente humana, ainda que precise dela para refiná-la”, afirma o empresário e advogado Mauricio Ferro.
Sobre o uso do ChatGPT, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, elaborou um ranking mundial de acessos à ferramenta. O Brasil é o quinto país que mais utilizou o chatbot de IA generativa da OpenAI e representa 4,3% do uso global. No levantamento, baseado em dados de janeiro de 2023, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com 19,5% e a Alemanha em segundo, representando 5,9% dos 863 milhões de acessos.
Funcionamento do chatbot
Em março de 2023, a OpenAi anunciou o lançamento da nova versão, ChatGPT-4, que basicamente trouxe melhorias ao chatbot. Algumas falhas foram corrigidas e habilidades foram aperfeiçoadas na nova versão. O formato anterior, ChatGPT 3.5, assim como o atual, se utiliza de diversas modalidades de textos da internet como um banco de dados para gerar as informações requisitadas pelos usuários.
Com a diversidade de conteúdo para o software se basear na internet, Ferro cita algumas preocupações que podem surgir. “O questionamento sobre os riscos são diversos. Desde o futuro do trabalho a possíveis complicações de discriminação e discursos de ódio”.
Mas destaca principalmente as capacidades de aperfeiçoamento da ferramenta. “Com o tempo vemos uma melhor compreensão da linguagem, a expansão da criatividade e o aumento da compreensão de comandos por voz” afirma Ferro.
O software funciona por uma Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (RLHF, na sigla em inglês), uma técnica de aprendizado de máquina, ou seja, o ChatGPT usa os feedbacks de seus usuários para aprimorar a entrega de informações cada vez mais inteligentes e assertivas.Justamente por essa tecnologia, a tendência é que, além das melhorias técnicas para tornar mais assertiva a capacidade de interação em novas versões, haja também evolução na inteligência das respostas geradas pelo software, que assim como o ser humano, quanto mais pratica, mais se aperfeiçoa.
Evolução do ChatGPT
O lançamento do ChatGPT-4, segundo a OpenAI, é mais seguro e preciso em suas respostas, além de ter como opção o uso de imagens pelo usuário para solicitar informações ao software. Esta funcionalidade é conhecida como multimodal. A versão mais recente da ferramenta pode descrever, contextualizar e absorver textos de imagens.
A empresa teria afirmado em seu site oficial que o ChatGPT-4 tem 40% mais probabilidade de ser assertivo nas respostas e maior capacidade de raciocínio avançado do que o GPT-3.5. Em relação à versão anterior, O GPT-4 tem capacidade superior de acompanhar conversas complexas e longas. A versão mais recente pode processar até 25 mil palavras, ao passo que a anterior limitava-se a 3 mil.
O sistema aperfeiçoou suas respostas negativas a solicitações de conteúdo não permitido em 82%. A OpenAI também afirma ter treinando o software para não responder a comandos para estes tipos de conteúdo e incluiu na lista de melhorias da versão o aprendizado do estilo de escrita do usuário.
Para saber mais, basta acessar: www.mauricioferro.com.br
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…