A saúde dos olhos é um fator que interfere no bem-estar, nas relações interpessoais e na produtividade de qualquer pessoa. Isso porque a visão é responsável pela maior parte da interação do ser humano com o meio ambiente, estando diretamente associada à cognição. No entanto, é comum que as pessoas precisem de algum tipo de correção de problemas oculares com o passar dos anos, o que demonstra a importância das óticas enquanto serviço essencial.
Além disso, com o advento da tecnologia, a maior parte da população tem dedicado mais tempo a atividades focadas, como trabalhar no computador, usar celulares ou jogar videogames. Especialistas apontam que esses hábitos podem prejudicar a visão, levando ao agravamento de problemas como a miopia. Segundo a Sociedade Americana de Oftalmologia, por exemplo, até o ano 2050, metade da população mundial será míope.
Felizmente, as novas tecnologias e inovações têm tornado os produtos do setor ótico mais resistentes e confortáveis. Também surgem, a cada dia, armações mais modernas e equipamentos de proteção mais seguros. A consequência disso é que o mercado ótico vem crescendo ano após ano, atraindo cada vez mais consumidores e empresários que buscam um investimento sustentável e com alto potencial de retorno.
Números recentes só comprovam essa tendência. A Associação Brasileira das Indústrias Ópticas informou que o faturamento do setor, de janeiro a setembro de 2022, apresentou crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2021, ano em que as vendas totalizaram aproximadamente R$ 22 bilhões.
Nesse contexto, investir em franquias de óticas pode ser uma boa opção. Um exemplo nesse segmento é o da Óptica Center, rede surgida em 2007 na cidade de Barueri (SP). A atuação da franquia pode ser analisada pelo segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, delimitado pela Associação Brasileira de Franchising, que teve um crescimento de 10,5% no faturamento em 2021 frente a 2020, fechando o ciclo em R$ 38,9 mi. Em 2022, o segmento continua sendo o de maior faturamento dentre os 12 estudados pela entidade.
Representantes da Óptica Center destacam que, entre as vantagens da franquia, estão a baixa complexidade de operação, o desembolso inicial relativamente pequeno e o alto potencial de lucro. A rede também possui um modelo de negócio estruturado para possibilitar que o franqueado obtenha o retorno do seu investimento inicial em até 12 meses — período mais curto que o de outros tipos de franquia.
É importante lembrar que a decisão de abrir uma franquia sempre envolve riscos e deve considerar o conhecimento prévio do empresário sobre o setor em que deseja investir. No entanto, a escolha pelo mercado ótico e por uma rede de franquias bem estruturada pode minimizar essas incertezas. Por estarem inseridas nos setores de saúde e de beleza, óticas costumam se mostrar negócios versáteis e resilientes, capazes de sobreviver a crises e proporcionar sempre um bom retorno para o investidor.
Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. Em 2021, foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar.
Quando pensamos no Rock in Rio, o que mais vem à mente são os grandes…
Conceição Evaristo nasceu em 1946, em uma família humilde de Belo Horizonte, Minas Gerais, e…
Lota de Macedo Soares, cujo nome completo era Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, é…
A classe média, especialmente a classe média alta, ocupa uma posição peculiar no tecido social.…
Átila, o rei dos hunos, é uma das figuras mais emblemáticas e temidas da história…
A música popular brasileira (MPB) é frequentemente lembrada como um dos grandes patrimônios culturais do…