A EaD (Educação à Distância) tornou-se uma ferramenta consolidada para aprimorar e complementar cursos presenciais nos setores pedagógico, comercial e administrativo.
De acordo com os dados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com o MEC (Ministério da Educação), na última década o ensino à distância cresceu 474%. Em 2021, o número de estudantes realizando graduação EaD chegou a 62,8%.
Segundo o CEO da DRM Educação, Jefferson Dousseau, uma plataforma EaD pode trazer benefícios significativos para um curso presencial em diversos aspectos. “Sob o ponto de vista pedagógico, a plataforma EaD pode complementar o ensino presencial, oferecendo recursos adicionais aos estudantes, como materiais de leitura, vídeos, atividades práticas e avaliações on-line”, disse.
Para o especialista, isso pode enriquecer a experiência de aprendizagem, oferecendo aos estudantes diferentes formas de acessar e assimilar o conteúdo, adaptando-se às suas preferências e ritmos de aprendizagem individuais.
“Esse fator pode ser especialmente útil para estudantes que têm obrigações pessoais ou profissionais que limitam sua disponibilidade durante os horários de aula presenciais”, enfatiza Dousseau.
O CEO da DRM Educação ressalta que as plataformas de educação a distância geralmente oferecem recursos interativos, como fóruns de discussão, salas de chat e atividades de colaboração online, que podem incentivar a participação ativa dos estudantes e promover o engajamento na aprendizagem. “Esse sistema pode permitir a criação de avaliações on-line, possibilitando a obtenção de feedback imediato e a monitoração do progresso dos alunos”, completa.
Na área comercial, segundo Dousseau, os cursos EaD permitem que uma instituição de ensino atinja um público mais amplo, ultrapassando as barreiras geográficas. “Isso pode ser especialmente benéfico para instituições que desejam expandir sua oferta de cursos para estudantes em diferentes regiões, países ou até mesmo globalmente, aumentando a receita e a rentabilidade do curso”, observa, ainda destacando a possibilidade de ser uma fonte adicional de receita, vendendo cursos ou disponibilizando materiais de aprendizagem pagos como recursos extras.
Dousseau acredita que o ensino a distância pode facilitar a administração e gestão de um curso, centralizando tarefas como matrículas, acompanhamento de progresso dos estudantes, emissão de certificados e gestão de avaliações. Fator este que pode reduzir a carga administrativa e otimizar a eficiência dos processos.
“Além de ser possível economizar em custos operacionais, como infraestrutura física, transporte e materiais impressos, a plataforma pode facilitar a comunicação com os estudantes. Tais ações podem tornar mais eficiente o gerenciamento de informações e a resolução de dúvidas, o que pode resultar em economia de tempo e recursos administrativos”, ressalta o CEO da DRM Educação.
É possível fornecer, também, informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes, como resultados de avaliações, tempo gasto em atividades e participação em fóruns de discussão. “Esses dados podem ser usados para análise e tomada de decisões informadas sobre o aprimoramento do curso, identificação de áreas de melhoria e personalização da experiência de aprendizagem dos alunos”, analisa Dousseau.
Outro fator que tem influenciado os cursos presenciais é o uso de soluções baseadas em Inteligência Artificial. A exemplo disso, a DRM Educação criou o Ensina.AI, uma ferramenta que permite professores e alunos estruturarem cursos e materiais de apoio com sistema de avaliação e tira-dúvidas, permitindo trazer para os cursos a educação adaptativa e os conceitos de life long learning.
O especialista complementa que é importante notar que a implementação de uma plataforma EaD deve ser planejada cuidadosamente, levando em consideração as necessidades específicas do curso e dos estudantes, bem como os recursos disponíveis para garantir o máximo de benefício e eficácia.
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