Melhorar o engajamento com o cliente é o objetivo de muitas empresas porque, dessa forma, a marca consegue se aproximar mais de seu público. A ideia por trás desse trabalho é promover o relacionamento entre as empresas e os clientes. Conquistar um bom engajamento tem como objetivo fazer com que as pessoas se sintam mais receptivas para interagir com as marcas e compartilhar as experiências que tiveram com outras pessoas. O engajamento também é o primeiro passo para aumentar as taxas de atração, fidelização e retenção de clientes, portanto, estamos falando de algo que vai impactar diretamente nos lucros da companhia. Quem trabalha com marketing digital sabe que um dos objetivos de muitas de suas estratégias é aumentar o engajamento com os consumidores. É possível torná-los mais engajados pelas redes sociais e outros canais.
Portanto, podemos dizer que ele se tornou um dos objetivos centrais de qualquer negócio, e hoje em dia, em importante até mesmo para a sobrevivência da empresa. Neste artigo, vamos explicar o conceito de engajamento, por que ele é tão importante e dar algumas dicas para melhorá-lo. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de ler até o final.
Qual o conceito de engajamento?
Chamamos de engajamento uma estratégia utilizada para estabelecer um relacionamento promissor entre os consumidores e as empresas. É uma técnica que pode ser aplicada no planejamento de vendas e marketing, sendo que neste último, o engajamento costuma ser promovido por meio de várias ações na internet e fora dela, como:
Produção de conteúdo; Ações nas redes sociais; Eventos; Promoções.
Se uma empresa de manutenção de celulares quer promover o engajamento por meio de suas estratégias de vendas, pode utilizar diferentes abordagens, como uso de chamadas para ação, melhorias no atendimento ao cliente, entre outros.
Importância do engajamento para as empresas
O engajamento é importante por diversas razões, em primeiro lugar, ele traz mais economia para os investimentos em marketing. Isso acontece porque os clientes já foram fidelizados, por essa razão, passa a comprar mais vezes com a marca, o que reduz os gastos para conquistar outros consumidores. Sem falar no fato de que os clientes fiéis trazem mídia espontânea, aproximando outras pessoas da empresa. O valor da marca também aumenta, e ele está relacionado com muitos fatores. Um deles é a propaganda espontânea feita pelos próprios clientes, e ela evidencia a qualidade da solução oferecida.
O engajamento aumenta a reputação da empresa e valoriza seu trabalho, o que acaba por melhorar a repercussão das estratégias de marketing e das soluções em si. Se a experiência do cliente é positiva do início ao fim, poucas pessoas vão desistir de comprar com a marca. Pelo contrário, elas mantêm um contato constante e até mesmo a jornada de compra diminui.
Por fim, ao investir em maneiras de melhorar seu engajamento com os clientes, uma empresa de doces para brindes consegue reter uma quantidade maior de clientes. Ter clientes fiéis também é importante para construir uma marca forte e de presença dominante no mercado. Além disso, as ações voltadas para essa finalidade permitem identificar pontos fortes e fracos dos clientes.
Consequentemente, fica mais fácil identificar as melhorias necessárias nos produtos e serviços e criar estratégias de marketing mais assertivas.
Como aumentar o engajamento?
Existem várias maneiras de aumentar o engajamento dos clientes, e elas podem ser colocadas em prática por qualquer tipo de organização, e algumas das principais dicas nesse sentido são:
1. Conhecer as necessidades do público
Antes de elaborar qualquer plano de ação, a primeira coisa é se fazer é conhecer as necessidades do público, pois somente dessa forma o negócio entrega o que as pessoas procuram. Uma das táticas mais utilizadas para isso são as pesquisas de satisfação, o que permite à empresa ouvir o que os consumidores têm a dizer e analisar os dados gerados pelos clientes.
2. Focar na experiência do cliente
Um fabricante de caneca porcelana personalizada sabe que o engajamento não serve apenas para aumentar os lucros. Na verdade, para que as estratégias funcionem, elas precisam ser verdadeiras e ter como principal objetivo garantir a melhor experiência para os clientes. Em outras palavras, as ações colocadas em prática precisam trazer valor para os consumidores, caso contrário, fica difícil obter resultados.
3. Estar presente nas redes sociais
As redes sociais são plataformas muito importantes no processo de engajamento, por essa razão, o negócio precisa estar presente nelas, entregar conteúdos relevantes e se conectar com os acontecimentos. São plataformas que contam com milhões de usuários que se conectam a elas todos os dias. Um estabelecimento, além de investir em uma boa comunicação visual supermercado, deve saber em qual rede social está o seu público.
Não vale a pena criar perfis em todas elas porque todos devem estar atualizados, e nem sempre o público-alvo do seu negócio estará em todas as redes sociais. Ao escolher as plataformas certas, compartilhe conteúdos de valor.
4. Variar os canais de atendimento
Os canais de atendimento que a empresa usa também cumprem um papel importante no relacionamento entre ela e os consumidores. Quanto mais opções uma marca oferece, melhor será a comunicação e mais liberdade as pessoas terão para fazer sugestões, reclamações e elogios. É por isso que empresas dos mais variados tipos oferecem atendimento ao cliente por telefone, chat, e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas, dentre outras possibilidades. O consumidor se sente mais à vontade para dizer o que precisa, por outro lado, a organização precisa estar preparada para resolver os problemas de maneira personalizada e atender às necessidades dos clientes.
5. Investir em comunicação personalizada
Além de variar os canais de atendimento, uma gráfica de impressão de banners também deve oferecer uma comunicação personalizada, que não se limite apenas a chamar o cliente pelo nome. Para conquistar engajamento, é necessário apostar em uma abordagem pontual com foco na individualidade dos consumidores. Por exemplo, uma empresa pode enviar mensagens de aniversário, criar um quiz para entender as preferências das pessoas, dentre outras possibilidades.
6. Estimular a interação
O engajamento pode ser gerado por meio das interações, por conta disso, é fundamental incentivá-las.Abra um espaço para que as pessoas possam se comunicar com o seu negócio por e-mail ou pelas redes sociais. Essas plataformas, por sua vez, são a oportunidade perfeita para a interação, que pode ocorrer por meio de questionários e perguntas simples ao final de um conteúdo.
7. Considerar o feedback dos clientes
Para realmente saber o que uma pessoa espera da marca, nada melhor do que ouvir o que ela tem a dizer. Mesmo assim, não é raro ver empresas que têm medo de lidar com o feedback dos clientes. Entretanto, se um fabricante de envelope personalizado A4 ou mesmo uma empresa que pretende vender as melhores cadeiras para escritório home office querem aumentar o engajamento, devem trabalhar em cima da opinião dos consumidores.
8. Criar conteúdos relevantes
Uma das principais estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais de valor, que abordem assuntos do interesse das pessoas. Mas, veja, quando falamos em materiais de valor, falamos sobre um conteúdo mais aprofundado, com foco nas necessidades e dúvidas do público-alvo. Ele vai muito além de respostas curtas e supérfluas para as perguntas. Uma empresa de adesivos personalizados pode criar materiais nos mais diferentes formatos, como vídeos, imagens, áudios, textos, infográficos, transmissões ao vivo, dentre outras possibilidades. Independentemente do formato, os conteúdos relevantes ajudam a engajar o público, mas para que eles sejam realmente interessantes, é fundamental basear sua criação nas características da persona.
Trata-se de um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal de uma marca. Ao compreender a persona, a empresa descobre o que essas pessoas precisam e cria materiais que solucionam seus problemas e dúvidas. O ideal é que os materiais sejam chamativos e despertem a curiosidade do consumidor. Para isso, um fabricante de envelope personalizado A4 pode aproveitar o gancho de assuntos do momento e impactar uma grande quantidade de pessoas.
Conclusão
Sendo assim, empresas com clientes engajados se sentem mais seguras no mercado em que atuam e lidam melhor com a concorrência acirrada de qualquer segmento. Elas sabem que seus clientes são mais fiéis, e mesmo que cobrem um pouco mais caro pelos produtos e serviços, as pessoas não deixam de comprar. Existem várias maneiras de conquistar esse nível de fidelidade por parte dos consumidores, como vimos ao longo deste conteúdo. O foco do negócio deve ser o engajamento, e para isso, é fundamental trabalhar com estratégias que garantem uma boa experiência para os clientes e que posicionam a marca como uma empresa confiável e que sabe o que faz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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