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90% das empresas de e-commerce quebram

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Mais de 10 milhões de latino-americanos fizeram sua primeira compra online em 2020, no início da pandemia, tornando a região um dos mercados de comércio eletrônico de mais rápido crescimento. No Brasil, 61% dos consumidores já preferem a internet do que as lojas físicas, segundo a pesquisa E-Commerce Trends 2023. No entanto, o continente continua longe dos parâmetros dos mercados mais desenvolvidos. O volume de vendas online em toda a região da América Latina chega a apenas 20% do total no varejo. O mesmo levantamento revela que as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$40bilhões no primeiro trimestre de 2023, representando uma queda de 4,3% em relação ao período anterior. O estudo da associação aponta ainda que as expectativas para os próximos quatro anos também são crescentes. Segundo a ABComm, a expectativa de receita é de R$205 bilhões em 2024 e R$225 bilhões em 2025. Para 2026 e 2027, a estimativa é de R$248 bilhões e R$273 bilhões, respectivamente. De acordo com Max Zagrebin, CEO da Sellesta, um conjunto abrangente de ferramentas com Inteligência Artificial para otimização de vendas no e-commerce, essas falhas geralmente se devem a uma combinação de três fatores: aumento da concorrência, má experiência na página do produto e falta de conhecimento profundo sobre o alvo público.

Max, que fatores específicos contribuíram para o rápido crescimento do mercado de comércio eletrônico na América Latina durante a pandemia?

A pandemia da Covid-19 acelerou o comércio eletrônico, inclusive no Brasil. Segundo levantamento feito pela Mundi Map e E-commerce Brasil, em 2021 o comércio online foi responsável por 58% das vendas dos lojistas. Enquanto as pessoas estavam em casa, todos tiveram que se adaptar e evoluir, tanto os vendedores quanto os compradores. As mudanças nas supply chains também afetaram o crescimento, pois, as empresas tiveram que repensar suas estratégias de gestão, equipes, estoque, produção e fornecedores.

Qual é a importância de ter informações atualizadas sobre o mercado e seus concorrentes para o sucesso de um negócio de comércio eletrônico?

Analisar e acompanhar constantemente os concorrentes de um mesmo mercado é essencial para que uma empresa de e-commerce se destaque e tenha sucesso.

Algumas formas de fazer essa análise são:

Navegar na loja virtual do concorrente; observar o conteúdo publicado em suas redes sociais; cadastre-se para receber newsletters; visite as páginas dessas empresas em sites como o Reclame Aqui.

A partir daí, você conseguirá de identificar os pontos fortes e fracos deles, assim como os seus. Seguindo essas dicas, fica mais simples planejar ações para fortalecer o que você já tem e melhorar o que está atrasado em relação aos concorrentes.

Por que a otimização da página de produto é fundamental para converter visitantes do site em compradores?

Ter uma página de produto com imagens e uma descrição simples era suficiente alguns anos atrás, mas agora o cenário do comércio eletrônico exige que suas páginas de produto sejam otimizadas e eficazes. Uma página de produto bem projetada pode impulsionar a otimização do mecanismo de pesquisa, melhorar a experiência do cliente e aumentar sua taxa de conversão. Para ter uma perspectiva, a taxa de conversão média de e-commerce são de 1,89% (até junho de 2023). Se o empreendedor consegue fazer com que os clientes concluam as ações desejadas por meio do e-commerce, o próximo passo é transformá-los em clientes fiéis. Para conseguir isso, você precisa se concentrar na otimização de conversão e acompanhar suas taxas de conversão.

Quais são os benefícios do questionário generativo com IA oferecido pela Sellesta para aumentar o engajamento dos clientes na página de produto?

Às vezes, os usuários não sabem exatamente qual produto desejam. Com a opção ‘Recomendações de Produtos’, nosso Widget de Questionário faz algumas perguntas simples. Após receber as respostas, eles são analisados automaticamente para recomendar um conjunto certo de produtos que atendam aos critérios do usuário. Além disso, o questionário serve como uma valiosa ferramenta de coleta de dados, fornecendo informações sobre as preferências e o comportamento do cliente. Esses dados permitem que os usuários refinem estratégias de marketing, melhorem o desenvolvimento de produtos e melhorem a satisfação do cliente. Ao oferecer uma característica única e inovadora, nos diferenciamos em um mercado competitivo, conquistando novos clientes e fortalecendo a reputação de nossa marca. No geral, as Recomendações de Produtos da Sellesta aprimoram o envolvimento do cliente, impulsionam as vendas e estabelecem a Sellesta como uma plataforma de comércio eletrônico centrada no cliente.

Como o Sellesta Market Insights ajuda os comerciantes a entender e responder às necessidades do cliente?

Uma ferramenta como o Insights de Mercado da Sellesta aplica a tecnologia baseada em IA para ajudar os donos de marketplace de várias maneiras, como:

Definir a estratégia vencedora usando dados de mercado granulares sobre a concorrência (vendas, receita, preços, participação de mercado); acompanhamento de vendas semanais ou mensais e receita da concorrência direta; examinar as abordagens de marketing mais eficazes por meio de mídia social e escuta de mídia e analisar a concentração de comerciantes nas categorias amazônicas para encontrar os pontos vencedores.

O Insights de Mercado permite que as empresas fiquem à frente da concorrência rastreando, analisando e maximizando os KPIs online de suas marcas em tempo real. É como ter a equipe de pesquisa de mercado e TI mais inteligente e com mais recursos reunida em uma ferramenta fácil de usar.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos comerciantes de comércio eletrônico na América Latina em termos de concorrência, otimização da página do produto e conhecimento do cliente?

O mercado de e-commerce enfrenta a concorrência de grandes empresas globais, que possuem mais recursos e maior consolidação de marca, o que pode dificultar a vida dos empreendedores locais. Por outro lado, as empresas e pequenos negócios da América Latina têm a vantagem de gerar laços mais fortes com seus consumidores por conhecerem a região e terem maior proximidade cultural. Embora o setor esteja crescendo rapidamente, ainda é necessário conscientizar os clientes sobre os benefícios e a confiabilidade das compras online. Muitos consumidores ainda preferem lojas físicas devido a preocupações com segurança, confiança e não saberem como funciona o processo de compra online. É fundamental educar e construir confiança, destacando a conveniência, variedade de produtos e facilidade de pagamento oferecida pela sua plataforma. Em termos de otimização da página do produto, os donos de e-commerce devem se concentrar em apresentar uma interface de design responsiva bem planejada, com informações detalhadas sobre o produto, imagens claras e interativas, que possam proporcionar facilidade de compra, além de destacar o feedback positivo. de seus clientes.

Por que a Sellesta decidiu desenvolver um conjunto abrangente de ferramentas de comércio eletrônico com Inteligência Artificial?

Porque reconhecemos que a IA não é um atalho para o sucesso, mas sim uma abordagem estratégica para superar os obstáculos típicos que levam ao fracasso no setor de comércio eletrônico. Embora a IA possa fornecer às empresas menores mais recursos, ela não garante o sucesso por si só. A Sellesta entendeu que enfrentar desafios como o aumento da concorrência, pesquisar o público-alvo, fornecer suporte de alta qualidade ao consumidor e melhorar o desenvolvimento da Web são fatores cruciais para o sucesso das empresas de comércio eletrônico. Ao alavancar as ferramentas de IA, o objetivo da Sellesta é capacitar os varejistas de comércio eletrônico e ajudá-los a enfrentar esses desafios eficazmente e obter uma vantagem competitiva no mercado.

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Quais são os resultados positivos que você já viu em clientes que utilizam as ferramentas da Sellesta, como o questionário generativo com IA e o Sellesta Market Insights?

Duas empresas que são nossas clientes vendem jogos de tabuleiro em espanhol on-line em marketplaces de terceiros, como Amazon e Mercado Livre. Eles incorporaram com sucesso a Inteligência Artificial em muitas de suas estratégias, mas também conheciam muito bem seu produto, estratégia e base de clientes. Ambas as empresas usaram a ferramenta Recomendação de Produtos, que determina as preferências do cliente por meio de testes rápidos e automáticos. O que notamos foi que, embora o comércio eletrônico tenha ajudado ambas as empresas a alcançar uma base de clientes muito maior do que por meio de uma simples loja física, elas também citaram a falta de contato com o cliente como um dos principais desafios para o crescimento.

Embora um dos principais motivos do fracasso das empresas de comércio eletrônico seja a falta de pesquisa sobre seu público-alvo, onde a IA pode fornecer é ajudar empresas que já entendem bem sua base de clientes, mas não têm as ferramentas para alcançá-los em grande escala. Ambas as empresas conheciam muito bem sua base de clientes, mas as limitações de vender por meio de um site ou marketplace de terceiros tornaram-se aparentes quando se tratava de insights de clientes em grande escala.

O quiz das Recomendações de Produtos da Sellesta ajudou a converter mais visitantes do site e marketplace em compradores, usando perguntas personalizadas que guiavam os clientes que talvez não tivessem um produto específico em mente a um produto que melhor atendesse às suas necessidades. Ao coletar dados por meio de questionários simples de usar e analisar as respostas, foi possível recomendar as melhores opções de produtos. Como esses negócios relativamente pequenos podem não ter contato direto com os clientes por meio de plataformas de e-commerce, as Recomendações de Produtos se tornaram o equivalente a um assistente que pergunta aos compradores: ‘Como posso ajudá-lo?’ Um cliente relatou que cerca de 40% de seus clientes em potencial usam o widget alimentado por IA e, daqueles que o usam, 60% chegam até a última pergunta. Dos que chegam à última pergunta, cerca de metade deles acaba fazendo uma conversão ou compra.

Por que a disponibilidade de ferramentas e percepções de mercado em tempo real é crucial para reduzir as chances de fracasso no comércio eletrônico?

No atual cenário de rápida evolução do comércio eletrônico, a disponibilidade de ferramentas em tempo real e insights de mercado é crucial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio online. Essas ferramentas fornecem excelentes dados e informações que permitem que empresas como a nossa tomem melhores decisões, se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e, finalmente, reduzam os riscos associados ao fracasso no setor. De acordo com pesquisa encomendada pela Sellesta, 42,9% dos gerentes de e-commerce brasileiros levam atualmente pelo menos 2 semanas para construir e implementar uma campanha de marketing online, enquanto 14,3% requerem pelo menos um mês.

As ferramentas em tempo real fornecem informações atualizadas sobre o comportamento do consumidor, tendências de mercado e análise da concorrência, identificando possíveis problemas na infraestrutura de e-commerce conforme eles surgem. Além disso, essas ferramentas também podem ser importantes para o gerenciamento de riscos, prevenção de fraudes e detecção de oportunidades emergentes ou lacunas de mercado que as empresas podem aproveitar.

Somos capazes de rastrear e monitorar toda a participação do comerciante nas vendas em qualquer categoria em tempo real. Isso significa que a Sellesta pode ajudar as marcas a determinar em quais produtos investir e até que ponto eles terão o maior impacto nas vendas ou no crescimento do lucro. Mesmo antes de introduzir um novo produto no mercado, podemos ajudar as marcas a avaliar o tamanho potencial da categoria ou nicho, identificar e rastrear os principais concorrentes e até mesmo analisar o sentimento da mídia social em torno do mesmo para aumentar significativamente as chances de sucesso.

Quais são as principais estratégias que você recomendaria aos comerciantes de comércio eletrônico para se destacarem em um mercado altamente competitivo?

Existem alguns pontos essenciais que não podem ser esquecidos:

Otimizar suas páginas de produtos para obter taxas de conversões mais altas.

Adaptar o seu negócio às vendas através de dispositivos móveis.

Aumentar o engajamento com clientes em potencial.

Prestar bons serviços de atendimento ao cliente.

Entender as necessidades do seu público-alvo para estabelecer um bom relacionamento B2C.

Destacar-se de seus concorrentes (produto, operação e serviços).

Adotar ferramentas de IA para tornar sua empresa mais assertiva, aproveitando seus recursos de extração de insights de dados precisos e melhor tomada de decisões.

Quais são as principais estratégias que você recomendaria aos comerciantes de comércio eletrônico para se destacarem em um mercado altamente competitivo?

Nosso único foco está nas conversões de vendas, e usamos a IA para ajudar as marcas a identificar as palavras-chave mais relevantes pelo preço certo para fazer exatamente isso. A Sellesta espera mostrar como a IA pode ajudar as empresas com a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, fornecer uma otimização de conversão mais econômica, mas não espera que substitua bons produtos, modelos de negócios sólidos e trabalho duro.

Última atualização da matéria foi há 8 meses


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