O Estúdio Parrado cria e produz objetos e mobiliário contemporâneo através da inovação de processos e foco em uma estética limpa, simples e original. Com sede em São Paulo e criado pelas talentosas irmãs Lilian e Luisa Parrado, um dos principais objetivos do estúdio é o desenvolvimento de peças com presença marcante e que trabalhem de forma integrada com os ambientes, complementando e valorizando a arquitetura e o espaço interno. Trabalhando com conceitos como inovação nos sistemas estruturais, modularidade e personalização, buscam transformar e gerar valor em materiais comuns através de um novo olhar do processo de um projeto. “Queremos levar o design para a vida das pessoas sem que ele esteja necessariamente associado a esse mercado de luxo e exclusividade. Sempre sentimos falta de peças que tivessem qualidade de design e, ao mesmo tempo, se encaixassem em um estilo de vida mais jovem e despretensioso. Com essa proposta em mente criamos a nossa própria marca e fomos atrás de formas de viabilizar essa ideia, trabalhando e desenvolvendo nossos próprios processos para atingir esse objetivo: oferecer peças únicas através de soluções novas, simples e inteligentes, e assim criar uma marca mais próxima e transparente”, afirma Lilian Parrado, sócia do Estúdio Parrado e entrevistada com exclusividade pelo portal Panorama Mercantil.
Lilian, o que é ser designer em sua visão pessoal?
É ter a capacidade de encantar, inspirar, transformar o cotidiano e os elementos do nosso dia a dia pra melhor, deixando a vida mais simples e prazerosa.
Em que momento essa visão (de o que é ser designer) se tornou clara para você?
Sou formada em arquitetura, e foi durante o curso que passei a conviver mais com o universo do design em suas diferentes escalas. Todo o contato com referências e profissionais da área foram contribuindo e aprimorando meu entendimento nessa relação de desenho, forma e função. Considero como essencial a oportunidade que tive, depois de formada, de poder trabalhar especificamente com design, onde tive contato também com áreas como design gráfico e Branding. Cada uma dessas experiências contribuiu de diferentes formas e foram fundamentais para a construção da minha visão de design hoje.
O que um design deve ter além de forma e função?
Capacidade de gerar sensações novas, inspirar, colocar mais prazer no dia a dia.
Quais os principais pilares do Estúdio Parrado?
Sempre que criamos um produto nos orientamos por três objetivos básicos, de uma escala macro para micro: Primeiro, oferecer soluções simples que gerem grandes transformações nos espaços. Segundo, não pensar cada peça como um elemento isolado, mas sim como um objeto fluido e adaptável, que será parte e complemento de um todo. Por último, sempre repensar conceitos e processos tradicionais. Nenhum dos nossos produtos usa cola, pregos ou solda, todos se estruturam por diferentes sistemas de montagem e encaixes. Buscamos assim levar às pessoas uma experiência nova com o design, mais participativa, mais envolvente e mais próxima.
E qual o seu maior diferencial?
Queremos levar o design para a vida das pessoas sem que ele esteja necessariamente associado a esse mercado de luxo e exclusividade. Sempre sentimos falta de peças que tivessem qualidade de design e, ao mesmo tempo, se encaixassem em um estilo de vida mais jovem e despretensioso. Com essa proposta em mente criamos a nossa própria marca e fomos atrás de formas de viabilizar essa ideia, trabalhando e desenvolvendo nossos próprios processos para atingir esse objetivo: oferecer peças únicas através de soluções novas, simples e inteligentes, e assim criar uma marca mais próxima e transparente.
Como a visão da sua irmã completa o seu modo de ver e atuar em seu ofício?
Desde pequenas somos apaixonadas pelo universo criativo, e mesmo que indiretamente, a vida inteira trabalhamos e nos criamos juntas. Nos acostumamos a desenvolver e nos complementar nos conhecimentos que fomos adquirindo separadamente nas nossas vidas profissionais e a somar tudo o que aprendemos. O Estúdio Parrado surgiu como uma formalização natural dessa vida inteira de trabalho em conjunto fazendo o que mais gostamos.
O que é essencial quando se traz um novo olhar para um projeto que já está estabelecido?
Procuramos trabalhar esse conceito no desenvolvimento dos nossos produtos através de um exercício de pensar os processos do zero, livre de soluções pré-estabelecidas. Buscamos não tomar como referência o que já se faz ou o que já é um padrão no mercado, pois, essa não necessariamente a melhor solução para o meu objetivo em determinado momento ou para uma peça específica. Nossa ideia é buscar novos caminhos, simplificar, desenvolver o nosso próprio jeito de criar e produzir.
Que elemento é fundamental em projetos que trazem a chancela do Estúdio Parrado?
O elemento da interação e da proximidade com o usuário. Sempre colocamos nas nossas peças essa característica do envolvimento, seja por possibilitar um toque pessoal de quem adquire o produto seja por convidar à participação no seu processo de montagem.
Fale um pouco sobre a criação do Banco UP!, uma das peças mais notáveis de seu trabalho.
O Banco UP! foi nosso primeiro produto e é também o mais conceitual de todos. Ele surgiu de uma reflexão sobre novas formas de trabalho e representamos nele o conceito do que acreditamos que seria a maneira ideal de produzir, interagir e gerar novas ideias. Queríamos que sua forma representasse não a acomodação, mas o dinamismo, incentivando a troca de ideias e experiências, o que acreditamos ser o melhor caminho para manter a mente aberta e estimular a criatividade.
Em que grau o dinamismo e a interatividade interferem em suas criações?
Esses conceitos são o ponto de partida de todas as nossas criações. Sempre buscamos envolver os usuários no processo, fazendo com que eles de alguma forma participem e interajam com os produtos, o que torna as peças especiais e únicas pra cada um.
Trazer uma estética limpa, simples e original, requer quanto de transpiração e inspiração?
A inspiração é essencial pra dar a base do trabalho criativo, fazer uma ideia ser boa o suficiente para ser levada adiante. Ao mesmo tempo, é apenas o primeiro passo de um longo caminho pra tornar essa ideia real, viável e coerente com os inúmeros requisitos e dificuldades na sua jornada até o consumidor final.
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