O empresário Denis Fuchman é formado em administração e sempre trabalhou na área comercial. Em 2016 enxergou a oportunidade de abrir a primeira boutique de bikes em shoppings em SP, oferecendo, como grande diferencial uma venda direcionada e personalizada, com serviço VIP de entrega e montagem na casa do cliente. Pesquisou e estudou para abrir as duas primeiras lojas, uma no Shopping Tamboré e outra no Plaza Mooca, há alguns meses atrás. O seu público é formado por pessoas que pretendem ter mais qualidade de vida e trocar, de uma vez ou aos poucos, o carro pela bicicleta urbana praticando, assim, mais atividades físicas, com mais conforto e sustentabilidade. Este ano pretende montar a primeira oficina Inova Bike perto da região da Paulista. A Inova Bike vende as marcas: NIRVE, BLITZ, TRACK&BIKES, SENSE e tem exclusividade com a marca inglesa STRIDA. Além de bicicletas (para todas as idades) as lojas oferecem acessórios e roupas para esse público. “A nossa ideia é fazer com que o público comece a pedalar… mesmo na cidade. Para isso oferecemos diversos tipos de bikes urbanas dobráveis, para facilmente guardá-las no carro ou entrar com elas no metrô. Temos como objetivo proporcionar aos clientes uma melhor mobilidade com alternativas em bikes que evitam poluição e o uso de produtos químicos, como gasolina e álcool que poluem o meio ambiente”, afirma o empreendedor.
Denis, você sempre trabalhou na área comercial e é formado em administração. O que foi fundamental nessa experiência, e que você acredita ser extremamente bem utilizada na Inova Bike?
Trabalho com comércio desde os 17 anos de idade. Tive a experiência de cuidar da área de vendas de uma empresa por quase 18 anos. Isso, com certeza, me deu força e bagagem para montar o meu próprio negócio. Também cursei Comércio Exterior.
Em que momento você enxergou a oportunidade de abrir a primeira boutique de bikes em São Paulo?
Sempre vi nesse mercado um espaço para boutique de bikes e assessórios em shoppings. Isso não existe hoje em São Paulo e foi o que me fez partir para esse tipo de loja.
Já tinha visto esse modelo de negócio em outros lugares do mundo, ou a ideia em criá-lo partiu de uma visão nítida para um negócio original?
Já tinha visto algumas lojas em shoppings no Rio, porém diferentes das minhas.
Quais foram os principais obstáculos para a implementação desse negócio?
Achar um ponto nos shoppings com fácil acesso para as garagens, para que os clientes levem facilmente as bikes para o carro ou para fazerem test drive nas mesmas.
Como foi a reação do público nos primeiros meses do seu negócio?
A reação está sendo muito bacana. Muitos elogiam a loja e dizem que nunca viram um modelo igual.
O que vê de diferente na reação do público agora e que não tinha percebido nos primeiros momentos da Inova Bike?
Vejo os clientes voltando para comprar outras coisas e trazendo amigos para conhecer.
Como pretende fazer a Inova Bike ser inovadora, mas sem comprometer a qualidade do seu negócio?
A nossa ideia é fazer com que o público comece a pedalar… mesmo na cidade. Para isso oferecemos diversos tipos de bikes urbanas dobráveis, para facilmente guardá-las no carro ou entrar com elas no metrô.
A Inova Bike oferece bicicletas de R$ 189,00 até R$ 4,990,00. Como tem sido o atendimento para esses públicos tão variados?
As mais baratas são para crianças, que têm uma carência muito grande. As mais caras são as elétricas e a STRIDA inglesa, que vendemos com exclusividade no Brasil.
Vocês têm alguma pesquisa sobre mobilidade urbana e locomoção que ajudaram na hora de abrir o negócio?
Não, apenas comentários em entrevistas e matérias sobre o assunto.
O momento econômico do país, dificulta em algum sentido o seu negócio de poder se expandir ainda mais?
O fato de ser o único dono e com o capital me traz limitações para expandir. Porém, nossa meta é de 10 lojas em 3 anos.
Neste ano vocês pretendem montar a primeira oficina Inova Bike perto da região da Paulista. Poderia nos adiantar alguma coisa sobre isso e destacar algumas características singulares dessa oficina?
Será uma oficina especializada nos modelos que vendemos e também para atender os clientes que pedalam na região da Paulista no final de semana. Lá é uma região carente de oficinas especializadas. Também seremos homologados pelos nossos fornecedores para atender todos os clientes dessas marcas.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A queda de Bashar al-Assad marca um dos eventos mais significativos da história contemporânea do…
O setor agrícola do Brasil está passando por mudanças significativas à medida que o dinheiro…
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…