Formada no primeiro trimestre de 2016, como um spin-off do seguimento de produtos de construção e dos negócios de tecnologias de embalagem da W. R. Grace & Co., a GCP Applied Technologies, antiga Grace, com sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), recentemente adquiriu a Halex e Stirling Lloyd., uma das principais fabricantes britânicas de revestimentos de alto desempenho para proteção de infraestrutura e edifícios, com o objetivo de ampliar seu portfólio de soluções inovadoras. A GCP oferece produtos, tecnologias e serviços que reduzem o custo e o impacto ambiental e melhoram o desempenho do cimento, concreto, argamassa, alvenaria e outros materiais cimentícios. Também produz e vende sistemas de mantas ou membranas de impermeabilização líquida e outros produtos que protegem estruturas da penetração de água, ar, vapor e de danos pelo fogo, consolidando-se como líder global em tecnologias à prova d’água. Tendo à frente da empresa o diretor comercial Rodrigo Lamarca, a organização apresentou na Concrete Show South America (ocorrida na penúltima semana de agosto), dois lançamentos: o VERIFI® e o CONCERATM. O VERIFI® é um inovador sistema tecnológico focado na gestão inteligente do concreto. “A tecnologia foi aprimorada para trazer mais valor agregado aos clientes, para que possam fazer o transporte inteligente do concreto, otimizar recursos e obter maior eficiência operacional”, diz o executivo.
Rodrigo, como se deu o início de sua carreira?
Iniciei minha carreira de engenheiro civil no ano 2000 atuando em obras, trabalhando em uma construtora de obras de infraestrutura e em outra empresa de gerenciamento, planejamento e fiscalização de obras.
Em quais segmentos havia atuado antes da GCP?
Depois de ter trabalhado no segmento de obras logo em seguida migrei para o segmento de químicos para construção como Gerente de Produto na Master Builders Brasil que depois foi adquirida pela BASF.
Como é o desafio de ser diretor comercial de uma empresa como a GCP?
O desafio é grande, especialmente na atual conjuntura econômica é uma posição que exige uma alta responsabilidade e que demanda habilidade em gerenciar e otimizar a utilização de recursos de forma a melhor atender as diferentes dinâmicas de mercado para que possamos ser percebidos por nossos clientes por gerar valor a seus negócios, além de trazer um resultado financeiro que atende às expectativas da companhia.
A GCP é líder no fornecimento de aditivos químicos para cimento e concreto. O que você acredita ter sido fundamental para a empresa chegar a esse patamar?
Foco no cliente, compromisso de longo prazo com o mercado e expertise foram essenciais para o alcance dessa posição no mercado.
Como este setor tem encarado a crise que assola o nosso país?
A GCP, como todas as empresas que atuam nesse segmento, teve que ajustar a sua estrutura a nova realidade de demanda, no entanto, sempre focamos a manutenção de nossa posição de liderança e de market share já que temos um compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.
Fale se possível e de uma forma concisa sobre sistema VERIFI®.
VERIFI® é uma tecnologia baseada na IoT (Internet of Things) que gerencia, monitora e ajusta o concreto durante o seu transporte. A GCP acredita que essa tecnologia é o último elo que faltava para a plena profissionalização no processo de produção e transporte do concreto.
Quais são os principais potenciais e diferenciais que você acredita que esse sistema traz para a organização e para seus clientes?
Acima de tudo diferenciação e aumento de reputação no mercado, ganho de produtividade e melhor resultado financeiro final da produção do concreto.
Como a inovação é encarada na GCP?
A GCP acredita que a inovação é obrigatória e fundamental para o nosso sucesso a curto, médio e longo prazo.
Qual a importância de um evento como a Concrete Show para uma organização como a GCP?
A Concrete Show é importante para que a GCP faça uma comunicação efetiva dos principais lançamentos da empresa, contando com a equipe comercial à disposição no estande para atender aos clientes, estreitar relacionamentos e fechar negócios.
Oferecer serviços que reduzem o custo e o impacto ambiental, são os principais pilares da GCP?
Para todo desenvolvimento de um novo produto, a GCP busca o êxito e sustentabilidade de nossos clientes e para isso torna-se obrigatório levar em consideração a variável ambiental reconhecendo que essa é uma variável fundamental para a manutenção do negócio.
Como exemplo podemos citar os produtos melhoradores de qualidade que desenvolvemos, patenteamos e vendemos atualmente para a indústria de cimento e que a permite aumentar os teores de adições em cimentos, reduzindo o fator clínquer e consequentemente resultando em uma redução significativa na emissão de CO2.
O que uma organização como a GCP precisa ter atualmente, para se diferenciar e perpetuar o seu trabalho por vários anos?
Acima de tudo a GCP acredita que é de extrema importância manter o foco no cliente e o entendimento das mudanças nas dinâmicas de mercado, tendo consistência em entregar a proposta de valor definida com os clientes e inovar trazendo novas maneiras de torná-los mais eficientes.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
O comércio eletrônico brasileiro tem experimentado uma expansão significativa nos últimos anos, refletindo mudanças no…
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…