Categories: Negócios

A marca de chás e cafés #BeFreshBlends decola

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Como brasileiros, adoramos exaltar nosso caráter multicultural e a habilidade que temos de abraçar diferentes manifestações socioculturais, sejam elas de onde vierem. Mas a verdade é que o Brasil ainda pode melhorar nesse quesito e aprender com os costumes de diversos lugares do mundo. Quem diz isso é Afonso Braga Neto, empresário e fundador da marca de cosméticos, chás e cafés #BeFreshBlends (em sociedade com Gabi Luthai) e responsável pelo espaço de eventos Spot 105. Afonso já morou nos Estados Unidos (na cidade de Miami). Essas experiências, antes de impactarem sua vida profissional, trouxeram diversos ensinamentos para o Afonso “pessoa física”, como ele mesmo explica: “O choque de cultura que eu atravessei me fez abrir a cabeça para novos horizontes e também absorver ideias diferentes das quais eu estava acostumado”, afirma. Com a cabeça fervilhando com novas referências e estímulos, foi mais fácil criar coragem para desenvolver a ideia da marca #BeFreshBlends. Nos Estados Unidos, as cores do bairro WynWood Walls chamaram a sua atenção e serviram de inspiração para as embalagens dos produtos, que lembram a estética do grafite. “Eu trouxe muito da cultura americana para a #BeFreshBlends. Mesmo que algumas pessoas pensem que o grafite não é chique e apresenta uma estética ‘poluída’. Na minha visão, é um visual que consegue representar várias sensações e emoções”, explica o empresário.

Afonso, o que é ser um empreendedor em sua visão?

Ser um empreendedor é ser uma pessoa que acredita nos seus ideais, corre atrás dos seus objetivos e não desiste facilmente.

Você é considerado um empreendedor versátil. Essa característica é fundamental na atual conjuntura em que estamos inseridos?

A versatilidade é extremamente importante para você ser bem-sucedido no mundo dos negócios. Conseguir estar em diferentes situações e trabalhar com diferentes personas é essencial para a inserção no mercado.

Qual a importância do foco para você?

O foco é extremamente importante para chegar de maneira mais eficaz aos nossos objetivos, poupando tempo e trazendo mais qualidade as nossas metas.

Como você mantém o foco?

Para manter o foco é importante ter qualidade de vida, sempre aliada com alimentação, meditação, exercícios físicos e produtos que auxiliam nosso corpo a aumentar nossa produtividade, por exemplo, o #FreshBurner COFFEE, da minha linha de produtos funcionais, que tem propriedades como café, óleo de coco e outras especiarias que ajudam nossos neurotransmissores a trabalhar de maneira mais assertiva.

Outra coisa que você argumenta é que o empreendedor deve colocar sua energia naquilo que acredita de verdade. Essa é a ponte para o sucesso de um empreendimento?

Tenho certeza que fazer tudo com paixão e vontade, nos leva a conquistas maiores. Além disso, o sucesso de um empreendimento precisa ser aliado a alguma inovação, mesmo sendo a mínima possível.

Você já morou em países como EUA e Uruguai. O que essa vivência trouxe para você como empresário?

Um exemplo é minha marca de cosméticos, onde eu trouxe muito da cultura americana para ela [marca] e me inspirei nas cores de um bairro que eu gosto muito em Miami que é WynWood Walls. WynWood é um bairro que tem muito grafite artístico e mesmo tendo tantas cores e certas vezes sendo um pouco poluído visualmente consegue representar várias sensações e emoções trazendo alegria para as pessoas que passam por lá, como tentei transcrever isso para as embalagens e produtos da #BeFresh.

Já a cultura uruguaia me ajudou a pensar em diferentes tipos e conceitos de arquitetura próximo à natureza como muito dos grandes hotéis de Punta Del Este. Cresci indo à praia por lá e vendo como conseguem fazer essa proximidade de natureza e grandes empreendimentos. Com essa ideia dentro de mim, surgiu a Spot 105, que é um espaço conceito em meio à natureza modernista que restaura e preserva os traços da antiga fábrica de café. No Uruguai vemos muitas construções sendo restauradas e modernizadas, porém, nunca perdendo sua essência e identidade. Acredito que quando desenvolvemos o projeto da Spot 105 fomos muito assertivos nisso.

Como a convivência com outras culturas podem impactar o cenário brasileiro de produtos e serviços?

Sempre nós estamos sujeitos a interferências externas que aprimoram e enriquecem nossos empreendimentos e desafios diários. As diferentes culturas nos dão ferramentas para alcançá-los de forma mais assertiva.

Quais mercados estão bem estabelecidos em países que você conhece e que tem pouca popularidade no Brasil?

Vejo, por exemplo, o mercado de Vending Machines (um mercado super aquecido nos Estados Unidos). Também temos esses novos mini mercados dentro de condomínios e prédios, colocando a confiança em primeiro lugar e acreditando que será feito o que foi pedido. Porém, aqui no Brasil, nós sempre esperamos que tenha algum funcionário para prestar o serviço. Nos Estados Unidos sempre tentam se adaptar a automação dos mesmos, afinal a mão de obra é cara.

O que difere os brasileiros de outras populações no modo de interagir, agir e comprar?

Acredito que os consumidores uruguaios são muito diferentes dos brasileiros e americanos, são mais conservadores e demoram para assimilar novos conceitos e colocá-los em seu cotidiano. Já os brasileiros e americanos são muito receptivos as novas tendências de mercado.

Quais os maiores desafios do multiculturalismo brasileiro no mundo dos negócios pós-Covid?

O multiculturalismo não mudará pós-Covid, porque sempre teremos referências externas… mas a mentalidade habitual mudará muito, como, por exemplo, em eventos, onde a preferência será de áreas mais abertas, maiores, com melhor ventilação e acesso à natureza. Teremos um aquecimento ainda maior no mercado de Vending Machines, pois, permite maior segurança e menos contato com pessoas.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

João Augusto Amaral Gurgel: por que faliu?

João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…

22 minutos ago

As 15 maiores orgias de toda história mundial

Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…

8 horas ago

O estado do Mato Grosso está à venda?

Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…

16 horas ago

Latininho: o grande escorregão de Faustão

A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…

1 dia ago

Patrizia Reggiani: Gucci e sangue nas mãos

No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…

1 dia ago

A vida inconvencional do criador do sanduíche

A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…

2 dias ago