Uma plataforma de ponta de previsão do tempo e clima, e que usa Inteligência Artificial para fornecer informações altamente precisas, está disponível para uso no Brasil pela primeira vez. A Meteum processa dados de milhares de instrumentos na Terra e no espaço, oferecendo atualizações em tempo real aos usuários verificadas por aprendizado de máquina para ajudar a refinar previsões e promover modelagem climática com mais precisão do que alguns dos principais sistemas do mundo como o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo e o Sistema Global de Previsão. A plataforma possui mais de 100 parâmetros climáticos, incluindo temperatura, umidade, precipitação (tipo, probabilidade, intensidade), velocidade e direção do vento, umidade do solo e muito mais. “Nossa missão na Meteum é disponibilizar uma plataforma de inteligência meteorológica que realmente democratize o acesso a dados meteorológicos e climáticos”, comenta Alex Ganshin, CEO da empresa. “No Brasil, uma previsão do tempo mais assertiva terá um impacto enorme na vida das pessoas. Gestão de colheitas, pecuária, logística de varejo e cadeia de suprimentos são áreas nas quais estamos entusiasmados em ajudar a facilitar decisões operacionais sustentáveis, em face da mudança climática e dos crescentes riscos”. Ele ainda diz: “Temos uma equipe de meteorologistas estelares e desenvolvedores trabalhando o tempo todo”.
Alex, qual o impacto que a plataforma Meteum pode trazer para a gestão agropecuária no Brasil, considerando a democratização do acesso a dados meteorológicos mais assertivos?
Ao contrário dos dados meteorológicos tradicionais, a Meteum trata da aplicação eficiente de dados meteorológicos. Nossa plataforma permite que empresas dependentes do clima recebam insights acionáveis e confiáveis com base em dados meteorológicos e climáticos, como colheita de culturas específicas ou sugestões de irrigação. Os clientes podem visualizar essas informações meteorológicas em nossa plataforma amigável que pode ser operada até mesmo por especialistas que não são de TI.
Como parte de nosso pacote empresarial, oferecemos um plano de assinatura pensado para grandes corporações, fornecendo parâmetros como fatores climáticos, tipo de previsão, número de solicitações, localidades e usuários, de acordo com a necessidade do cliente. Para as empresas com experiência em tecnologia, nossa API oferece a liberdade de acessar nossos dados e criar suas próprias plataformas.
Por que a Meteum escolheu fornecer previsões de hora em hora para dois dias e previsões de três horas para até dez dias?
Quanto mais olhamos para o futuro, mais complicado fica ser preciso – existem milhares de variáveis em jogo. Portanto, faz sentido oferecer previsões imediatas (digamos, para os dois dias seguintes) no formato de hora em hora. Esta previsão de alta resolução permite o planejamento minuto a minuto, o que é crítico quando o tempo pode mudar em um piscar de olhos.
Quanto aos oito dias seguintes, mudamos para um formato de três horas – nem muito detalhado, nem muito vago, apenas na quantidade certa de informações para planejar sem ficar sobrecarregado.
Quais são os principais parâmetros climáticos disponibilizados pela plataforma Meteum e como eles podem ser úteis para empresas afetadas pelo clima no Brasil?
Como em qualquer outro lugar, os parâmetros climáticos mais procurados no Brasil são a precipitação e a temperatura – especialmente a mudança de temperatura. Essas são as principais métricas que todos precisam ficar de olho, seja uma empresa ou um consumidor. Tudo se resume a saber quando a chuva começa ou termina, ou quando é preciso se preparar para uma onda de calor repentina.
No entanto, quando você estiver administrando um negócio agrícola no Brasil, precisará de dados mais específicos. É por isso que também fornecemos informações sobre temperatura do solo, níveis de radiação, evapotranspiração e velocidade do vento em várias altitudes. Isso permite que as empresas tomem decisões informadas com base em dados meteorológicos precisos e oportunos.
Como a Meteum conseguiu atingir taxas de precisão tão altas nas previsões de temperatura e precipitação?
Temos uma equipe de meteorologistas estelares e desenvolvedores trabalhando o tempo todo, conceituando e refinando nossa própria tecnologia inovadora de previsão do tempo da Meteum, atendendo a milhões de pessoas com previsões precisas do tempo.
Fale um pouco sobre a reunião de dados.
Reunimos dados de vários modelos climáticos e usamos aprendizado de máquina para ajustar esses dados com medições de observação, relatórios de usuários e contexto histórico. O resultado? Nossa IA analisa e visualiza mais de 160 milhões de previsões por minuto para cada ponto no mapa mundial, fornecendo previsões meteorológicas que não são apenas hiperlocais, mas também mais precisas do que outros provedores globais.
Quais são os sucessos mais impressionantes que a Meteum alcançou em diferentes setores e como essas empresas conseguiram aproveitar o uso das previsões meteorológicas da plataforma?
Vimos sucesso e resultados impressionantes em diferentes setores.
Graças à nossa tecnologia de previsão, temos uma empresa agroindustrial que conseguiu reduzir em 16% seus custos com fertilizantes e repelentes. Uma empresa de entregas reduziu em 17% o tempo de espera de pedidos em períodos de chuva ou neve, e outra empresa conseguiu reduzir em 17% seu fator de risco na comercialização de commodities agrícolas.
Tínhamos até um mercado on-line que aumentava a precisão da personalização ao incluir o clima em seus modelos de recomendação. Isso resultou em um salto de 1,5 vezes nas conversões e um aumento de 0,6% no GMV. Em outras palavras, vimos empresas aproveitarem ao máximo as previsões meteorológicas da Meteum de maneiras bastante impressionantes.
Por que a empresa escolheu lançar a Meteum no Brasil?
A decisão de lançar a Meteum no Brasil foi bastante estratégica. Estamos falando de um grande país, com uma economia em crescimento e fortemente dependente das condições meteorológicas. Além disso, a agricultura é um setor chave no Brasil.
Quais são os benefícios específicos que as empresas brasileiras podem obter ao utilizar os pacotes de API desenvolvidos pela Meteum, especialmente considerando as necessidades e características do país?
Nosso objetivo era fornecer a essas empresas informações meteorológicas precisas para otimizar suas operações, promover o crescimento e minimizar potenciais riscos relacionados ao clima. Com nossa API, eles podem integrar perfeitamente dados meteorológicos avançados em seus produtos e serviços para atender às necessidades específicas de seus consumidores.
Como a colaboração do usuário é incorporada à plataforma Meteum e como essa abordagem colaborativa contribui para fornecer previsões meteorológicas mais precisas?
Os relatórios do usuário formam uma parte significativa de nossa receita para previsões precisas. Eles estão profundamente integrados à nossa tecnologia e são usados para corrigir previsões em tempo real. Também usamos esses dados para treinar nossos modelos de IA, o que nos permite refinar ainda mais nossas previsões. É tudo uma questão de colaboração – nossos usuários desempenham um papel importante em tornar as previsões da Meteum tão precisas quanto eles.
Quais são as estratégias e planos da Meteum para expandir sua atuação no Brasil e em outros mercados internacionais?
A equipe Meteum está muito animada com nossos planos de expansão. Procuramos refinar e expandir nossa plataforma para aumentar seu valor para as empresas, bem como fortalecer nossas ofertas de produtos para o setor agrícola.
Também estamos desenvolvendo novos produtos e recursos para outros setores, como o de energia. Em termos de expansão geográfica, já deixamos nossa marca no Brasil e no México, e planejamos aumentar nossa presença em outros mercados latino-americanos e asiáticos.
Quais são os desafios que você enfrenta ao fornecer consultoria sobre mudanças climáticas e riscos climáticos de médio e longo prazo?
A mudança climática traz um novo nível de complexidade para a previsão. Ao planejar, você deve considerar uma infinidade de cenários possíveis. Para resolver isso, oferecemos previsões sazonais de longo prazo que se estendem até meio ano e até mesmo projeções climáticas que abrangem séculos.
O maior desafio está em traduzir todos esses dados em um produto orientado a negócios que seja fácil de entender e agir. Devemos articular como as mudanças climáticas nas regiões afetarão os diferentes setores da indústria. Então, trata-se de entender as necessidades de cada cliente, analisar os impactos do clima em seus negócios e ajudá-los a traçar estratégias, replanejar e evitar possíveis perdas.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…