Sua Página
Fullscreen

Adriana Bombassaro com muito vigor no setor de TI

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Adriana Bombassaro tem experiência profissional de 20 anos em Tecnologia da Informação. É bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com MBA em Gestão de Empresas e especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem certificação internacional em Gestão de Projetos Sociais pela ISE Business School. Atualmente é diretora de operações e cofundadora da FastBuilt. A FastBuilt é uma plataforma para trazer agilidade, rapidez, eficiência e transparência para o relacionamento das construtoras e incorporadoras com seus clientes. A empresa foi fundada em 2018. A solução permite a gestão de manuais dos proprietários, facilitando o acesso do cliente às informações sobre o seu imóvel. Além disso, o consumidor pode acessar fotos, projetos, fornecedores, garantias, e solicitar assistência técnica do seu imóvel de qualquer dispositivo móvel, tendo em mãos uma ferramenta única para o atendimento rápido e eficiente. “As assistentes virtuais são somente a interface com o cliente, elas utilizam, na verdade, o banco de conhecimentos gerado nas empresas, esse é o maior ativo das organizações, pois, independente de pessoas o banco de conhecimento permanece como um ativo da empresa, gerando economia de tempo e de equipes para atender situações que são possíveis de serem automatizadas”, afirma.

Adriana, como você enxerga a relação das empresas com as assistentes virtuais?

Como toda facilidade que a tecnologia traz, ela precisa ser entendida antes de ser implantada nas empresas, você precisa entender o processo onde ela irá fazer parte: é um processo que trará benefícios para minha empresa e para meu cliente? Se a resposta for sim para os dois, aí devemos dar andamento na adoção da assistente virtual.

Esse seria o grande fenômeno da transformação digital?

Não diria isso, o grande fenômeno da transformação digital são as pessoas. É como as pessoas irão entender os processos organizacionais e encaixar as tecnologias que existem e as que estão surgindo. A mola propulsora da transformação digital, na minha opinião, são as pessoas, sem um novo olhar e pensamento sobre os processos de negócio e as tecnologias nada irá mudar.

Como as assistentes virtuais podem transformar um negócio?

As assistentes virtuais podem apoiar a transformação de um negócio quando elas assumem e solucionam problemas dos meus clientes, para que isso ocorra ela precisa ser implementada com recursos que a façam aprender ao longo do tempo.

A automação de tarefas básicas seria o primeiro passo para o uso das assistentes virtuais?

Sim, pois, essa automação permite gerar base de conhecimento para que, a posteriori, as assistentes virtuais usem essa base para entender, aprender e responder aos clientes.

Quais tarefas básicas poderiam ser automatizadas com a ajuda de assistentes virtuais?

Depende de cada segmento de mercado. Em alguns seriam os extratos e saldos, em outras reservas, em outras sugestões de cardápios baseados nas minhas preferências. Em geral, todos estão ligados ao atendimento ao meu cliente – quer seja ele externo ou interno.

Como essa Inteligência Artificial pode ajudar no atendimento a um cliente?

Se a empresa que adotar essa IA realmente fizer a tarefa de casa, que é acompanhar e entender o comportamento das funcionalidades que ela disponibilizou para o usuário e gerar inputs para o acesso do cliente, ela poderá, por exemplo, vender mais mostrando diversas opções ao consumidor de acordo com o histórico de compra e consumo dele, ou se o cliente abre uma solicitação de atendimento e ela já tem mapeado soluções para esse tipo de questionamento, a assistente retorna as instruções instantaneamente ao usuário, para que ele mesmo resolva o seu problema sem que dependa da empresa ou setor disponível para ajudá-lo. No setor da construção civil, o problema pode ocorrer durante o final de semana, quando não há expediente para atender ao cliente, se a construtora realmente criar sua base de conhecimentos com a IA, ela conseguirá atender esse consumidor e o deixará extremamente satisfeito e sabendo que estão pensando nele enquanto cliente.

Por onde passa a contratação de talentos quando se utiliza do auxílio de assistentes virtuais?

Essa contratação passa por você ter talentos no processo de negócio e na equipe de tecnologia que irá apoiar a implementação das Assistentes, pois, a tecnologia é um suporte e deverá ser muito bem pensada e escolhida com cuidado, mas a mola propulsora para as assistentes realmente atenderem os clientes com excelência são as pessoas da área de negócio.

Como as empresas tendem a ganhar um foco maior nos resultados e uma economia do tempo com as assistentes virtuais?

As assistentes virtuais são somente a interface com o cliente, elas utilizam, na verdade, o banco de conhecimentos gerado nas empresas, esse é o maior ativo das organizações, pois, independente de pessoas o banco de conhecimento permanece como um ativo da empresa, gerando economia de tempo e de equipes para atender situações que são possíveis de serem automatizadas.

A FastBuilt tem utilizado esse sistema com primazia?

A FastBuilt vem aprimorando o uso desse sistema para que possamos entregar aos nossos clientes uma plataforma que realmente os apoie na jornada de relacionamento das empresas com seus clientes.

Qual a importância desse sistema trazido com a transformação digital para o setor de atuação da FastBuilt?

O setor da construção civil vem aderindo de forma rápida a transformação digital e se adaptando ao novo estilo de consumidor que se modificou muito durante a pandemia e somente com a adoção de tecnologias será possível atender com excelência esse novo consumidor.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Tags:
Voltar ao Topo
Skip to content