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Afilio liga anunciantes e afiliados em campanhas

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Fernanda Hermanny é CEO na Afilio, plataforma de marketing de performance que conecta grandes marcas a sua rede própria de afiliados, divulgando campanhas online em todos os formatos. Compartilha todo seu conhecimento para que a Afilio continue crescendo como um grande player relevante. Possui mais de 15 anos de experiência nos setores de produção executiva, mercado financeiro e imobiliário. É formada em Economia pela Universidade Cândido Mendes e MBA em Finanças Corporativa pela PUC do Rio de Janeiro. “O isolamento social foi um grande acelerador para as operações de e-commerce. Praticamente do dia para a noite, observamos o crescimento exponencial de centenas de operações. A internet ganhou uma parcela gigantesca de novos usuários, que não podiam mais sair de casa e foram obrigados a recorrer ainda mais ao online. Muitas operações que eram iniciantes ou pequenas, floresceram nesse período, e muitas outras que já eram grandes, se estabeleceram como gigantes. Nesse momento, o marketing de performance aumentou muito a sua fatia do bolo. Um canal onde o ROI é garantido e o investimento é feito apenas sobre vendas ou cadastros efetivamente realizados, ganha relevância e visibilidade nos planos de mídia das marcas. Tivemos, de fato, a revolução digital acontecendo de forma acelerada (mesmo que antes, já há alguns anos, o assunto estivesse sendo comentado)”, afirma.

Fernanda, como o marketing de performance é visto hoje pelo mercado?

Hoje, é inimaginável pensar em marketing digital sem pensar em performance. Com a demanda cada vez maior em busca das estratégias efetivas, resultados consistentes e da importância do acompanhamento dos dados, a performance ganhou seu espaço. Vale lembrar que marketing de performance não se resume apenas a compra de mídia, mas sim, a uma forma de estratégia com o objetivo de escolher canais e parceiros certos que ajudem a sua marca a atingir o objetivo da campanha, com garantia de ROI (retorno sobre o investimento), proporcionando desde uma boa experiência ao cliente até a decisão de compra.

Quais os caminhos que esse tipo de marketing percorreu durante a pandemia?

O isolamento social foi um grande acelerador para as operações de e-commerce. Praticamente do dia para a noite, observamos o crescimento exponencial de centenas de operações. A internet ganhou uma parcela gigantesca de novos usuários, que não podiam mais sair de casa e foram obrigados a recorrer ainda mais ao online. Muitas operações que eram iniciantes ou pequenas, floresceram nesse período, e muitas outras que já eram grandes, se estabeleceram como gigantes. Nesse momento, o marketing de performance aumentou muito a sua fatia do bolo. Um canal onde o ROI é garantido e o investimento é feito apenas sobre vendas ou cadastros efetivamente realizados, ganha relevância e visibilidade nos planos de mídia das marcas. Tivemos, de fato, a revolução digital acontecendo de forma acelerada (mesmo que antes, já há alguns anos, o assunto estivesse sendo comentado), e quem não estava no digital foi obrigado a migrar e se adaptar a essa nova realidade. Isso gerou consequências e uma delas foi a oportunidade no aumento da receita em estratégias, como o marketing de performance, que antes não era explorado por muitas marcas. A prova disso é que em 2020, o investimento em mídia gerou R$23,7 bilhões, uma expansão de 48%.

Como ter uma campanha de marketing de performance mais assertiva?

Para isso é necessário seguir alguns passos. O primeiro é definir um planejamento com base nas metas que precisam ser alcançadas, com um orçamento planejado e por dentro de quais são os KPIs (indicadores de desempenho) que serão utilizados para acompanhar os resultados. O segundo passo que tem bastante importância é justamente a escolha das mídias e parceiros certos. As marcas podem utilizar diferentes mídias para uma mesma campanha, mas elas precisam ter fit com a campanha e garantir que serão entregues ao público certo.

Quais são os erros mais comuns cometidos nesse tipo de marketing?

No marketing de performance os erros mais comuns são os seguintes:

Fazer um planejamento com base em achismo e não em dados; Escolher parceiros que não tenham fit com seu produto; Não acompanhar os resultados e desempenho, pois, durante a veiculação do seu anúncio as vezes é preciso fazer alguns ajustes e traçar novas rotas, por isso é preciso ter um acompanhamento analítico e diário.

Testar os anúncios antes é primordial?

Com certeza. O anúncio publicado errado pode causar um prejuízo financeiro e também para a imagem da sua marca. O teste é fundamental para verificar todos os detalhes e garantir a melhor entrega.

Quando surge a Afilio nesse contexto?

A Afilio, que está em operação desde 2008, tem know how de mercado e atua em todas as áreas do e-commerce. Somos mais assertivos na elaboração de KPIs e escolha de parceiros para cada campanha, dependendo do seu perfil.

Como ocorre a conexão entre anunciantes e afiliados realizada pela empresa?

A conexão ocorre com uma estratégia definida pelo nosso time com base no investimento e objetivo de cada anunciante. Diante disso, definimos quais são os melhores formatos e perfis ideais de afiliados. Gerenciamos toda a campanha e fazemos a conexão entre eles através da nossa plataforma V3 (ganhadora do prêmio Afiliados Brasil 2022 como melhor plataforma). Compartilhando os materiais e acompanhando diariamente os resultados. Temos mais de cem mil afiliados cadastrados e diversificados, entre segmentos e formatos, conseguindo entregar resultados expressivos para os mais variados públicos.

A plataforma V3 torna essa conexão ainda mais intuitiva?

A plataforma V3 foi desenvolvida com o objetivo de melhorar os resultados, tanto dos anunciantes quanto dos afiliados. Lançamos a V3 com melhorias em trackeamento seguro e melhor usabilidade. Temos uma área exclusiva para afiliados, onde compartilhamos os materiais de campanha, novas oportunidades, os valores das comissões e resultados. E também temos uma área para os anunciantes, onde eles têm acesso claro as métricas das suas campanhas, com informações detalhadas e atualizadas diariamente.

Quais as outras características únicas dessa plataforma?

A V3 traz melhorias no seu trackeamento, que possibilitam aos nossos afiliados e anunciantes aumentarem seus resultados trabalhando com o marketing de afiliação. A nova plataforma é mais moderna e intuitiva, possibilita acompanhar de forma clara o desempenho das campanhas, e realizar milhares de captações simultâneas, oferecendo mais segurança, estabilidade e velocidade.

A Afilio tem parceiros fora do Brasil. Como está sendo essa operação?

Sim, temos uma parceria exclusiva com a CJ Affiliate, a maior rede de afiliados dos Estados Unidos, que nos permite alcançar novos públicos, aumentar os resultados dos nossos clientes e gerar novos negócios internacionais. Trabalhamos com um time exclusivo que realiza um atendimento personalizado aos clientes e afiliados que rodam campanhas através dessa parceria.

O que vislumbra para o futuro desse mercado?

Hoje, o marketing de performance é o grande foco dos maiores e-commerces e agências de publicidade. A importância dele só tende a crescer e se transformar diante das necessidades dos consumidores. Nós da Afilio, olhamos muito para os dados, tecnologia e inovação. Acredito que o próximo passo será usar todas essas inúmeras informações do perfil dos consumidores e atribuir a experiência e comunicação. Quem souber usar os dados para conhecer seu público e impactado de maneira criativa e não invasiva, com certeza irá se destacar.


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