Alex Apter: “Garantimos rapidez e assertividade na contratação”

 Alex Apter

Conhecida como ‘Tinder das contratações no mercado de alimentação’, a startup Worc, que já impactou mais de 60 mil famílias e 500 estabelecimentos com mais de 14 mil oportunidades de emprego geradas, prevê investimento de mais de R$2 milhões em operações ao longo de 2021 e um aumento mínimo de 700% em sua base ativa de clientes até o final deste ano. Idealizada e lançada pelo empreendedor Alex Apter, de 27 anos, durante o seu primeiro semestre do curso de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV), no final de 2018, a Worc nasceu com o intuito de recrutar e selecionar profissionais capacitados e qualificados para atuar no setor gastronômico. A plataforma facilita a vida do gestor do food service que precisa contratar, conectando o empresário a equipe perfeita, seja de mão de obra fixa ou sob demanda, em poucos cliques, centralizando todo o seu processo de gestão, recrutamento, seleção e desenvolvimento de seus colaboradores. “A missão da Worc é ser a melhor facilitadora de processos de recrutamento e seleção para cargos operacionais, conectando pessoas, oportunidades e empresas por meio da tecnologia, visando ser a plataforma de empregabilidade mais utilizada e completa do país, com comunidade engajada, autônoma e empoderada. Estamos sendo reconhecidos pelo mercado e estamos crescendo rapidamente”, afirma o CEO Alex Apter.

Alex, por que podemos dizer que a Worc é a empresa certa em tempos incertos?

A Worc é uma das únicas plataformas relevantes e focadas na empregabilidade para bares e restaurantes, a nossa solução tem o objetivo conectar os donos de bares e restaurantes que estão em busca de novos colaboradores com os candidatos, que estão em busca de uma nova oportunidade de emprego, por meio da tecnologia.

Através da inteligência usada pela plataforma da Worc, os estabelecimentos conseguem realizar uma triagem dos candidatos da base, selecionando aqueles que possuem mais aderência com a vaga ofertada. Isto é feito através da análise de perfil dos candidatos, onde levamos em consideração as suas experiências profissionais, conhecimentos sobre a função e a distância a qual estes se encontram em relação ao estabelecimento. Essa análise tem como objetivo entregar um candidato que esteja alinhado às demandas e propósitos do estabelecimento recrutador. Além da empregabilidade, a Worc também proporciona chances de capacitação profissional dentro da nossa plataforma. Dessa forma, os candidatos cadastrados possuem chances de atualizar os seus conhecimentos profissionais e dar um “UP” no currículo de forma gratuita.

Em tempos em que boa parte da população brasileira enfrenta dificuldades para ingressar ao mercado de trabalho, a Worc usa a tecnologia para conectar as oportunidades de emprego às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Além desse “match perfeito” entre vaga e candidato, a Worc, proporciona recursos para capacitação profissional do candidato. Tudo isso é feito de forma gratuita para os candidatos cadastrados em nossa plataforma.

O que faz da Worc a melhor facilitadora de processos de recrutamento na atualidade?

A Worc facilita a vida do gestor do food service conectando o empresário a equipe perfeita, seja de mão de obra fixa ou sob demanda em poucos cliques, centralizando todo o seu processo de gestão, recrutamento, seleção e desenvolvimento de seus colaboradores.

Nossa tecnologia possibilita uma rápida busca por parte dos estabelecimentos, usando a inteligência para um “Match Perfeito” para a vaga. Com os nossos filtros de posição, endereço, experiências, expertise, comportamento e habilidades, conseguimos oferecer mais assertividade na contratação, levando em conta todo o necessário para o tiro mais certeiro possível. Em muitos casos, em questão de minutos, o funcionário perfeito já está trabalhando em um estabelecimento perto da sua casa, na vaga que ele precisava e, ao mesmo tempo, com a satisfação do empresário que convivia com a dor da demora e a falta de processos para a assertividade na contratação.

Com tecnologia de ponta, o diferencial da plataforma é um espaço para “salvar” seus colaboradores em uma equipe na nuvem, que ficará à disposição para eventuais demandas. Ou seja, uma carteira digital com seus colaboradores favoritos, à distância de um clique para um eventual trabalho, seja para freelancer, CLT ou trabalhador intermitente. Assim, garantimos rapidez, economia de tempo, assertividade na contratação e economia na folha salarial.

Por onde passa esse refinamento que faz a empresa ser a melhor neste setor?

A empresa conta com uma tecnologia criada para auxiliar os gestores de bares e restaurantes a desenharem um cenário econômico sustentável para o seu negócio. Muitos estabelecimentos enfrentam dificuldades em encontrar mão de obra qualificada e gerenciar os custos fixos e sob demanda. Isso acaba resultando em custos extras e diminuição de produtividade do negócio. Conhecendo essas dificuldades, a Worc dispõe de recursos como “Equipe Na Nuvem”, onde os estabelecimentos podem gerenciar sua equipe de colaboradores conforme os períodos de horários de pico do estabelecimento, resultando dessa forma na redução de até 35% na folha de pagamento dos colaboradores. A Worc também disponibiliza de cursos e provas gratuitas, permitindo que os candidatos tenham mais qualificação exigida para a vaga.

Quais os principais pilares da Worc?

A Worc segue três pilares: empregabilidade, educação e financeiro.

Levando em conta o primeiro pilar, o dos Empregos, na plataforma da Worc, as pessoas podem se inscrever gratuitamente para oportunidades de emprego no setor de bares e restaurantes, diminuindo as burocracias encontradas em seus concorrentes, e tendo como seus grandes diferenciais, a diminuição de tempo gasto, por focar em apenas um setor do mercado, e o custo zero para o candidato.

Capacitamos gratuitamente nossos candidatos através da Worc Educação – uma área na plataforma de cursos e provas para preparar o profissional para o mercado e, ao mesmo tempo, entregar uma equipe pré-qualificada para os clientes. Além disso, através do nosso simulador de economia e da nossa Equipe na Nuvem, ajudamos estabelecimentos a melhorar sua gestão financeira, economizando até 35% na folha salarial do final do mês.

Como funciona a Worc, na prática?

A Worc, que é B2B2C, funciona por meio de tecnologia de ponta e atendimento humanizado ao conectar pessoas procurando emprego com bares e restaurantes que precisam contratar. Na prática, empregador e candidato realizam seus devidos cadastros na plataforma. O candidato preenche suas informações pessoais e profissionais, realiza algumas interações com a plataforma, como a realização de provas e cursos, e fica disponível para as posições que tem disponibilidade para trabalhar.

Fale mais sobre isso.

Por outro lado, o responsável pelo estabelecimento, o contratante, entra na plataforma e, por meio de filtros assertivos e inteligência que permite o ‘match’ perfeito, encontra a lista ideal de candidatos para o seu estabelecimento, podendo agendar a entrevista lá mesmo e, posteriormente, usufruir dos outros benefícios de gestão e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Por que a assertividade é fundamental para o serviço?

A assertividade na contratação de um serviço ou prestador de serviços, é fundamental na redução de custos de um negócio e na escalabilidade do mesmo. O grande diferencial da Worc é fornecer mão de obra qualificada para o mercado de food service.

Quantas oportunidades de emprego foram geradas pela Worc?

Desde 2018 (ano de desenvolvimento da plataforma), a Worc já impactou mais de 60.000 famílias e 500 estabelecimentos, gerando mais de R$4 milhões para a comunidade de candidatos.

Como vislumbra o setor de food service pós-pandemia?

A retomada irá gerar uma grande necessidade de contratações e necessidade de tecnologia para otimizar os processos, que no segmento são ainda muito arcaicos. O food service deverá ter um segundo semestre muito intenso de retomada de faturamento e necessidade de contratações. Com isso, os empresários da nova economia irão necessitar de mais modernidade e agilidade em seus processos de gestão de equipes. Assim, a nossa expectativa é crescer em mais de 10 vezes o faturamento em relação a 2020 é aumentar em até 700% nossa base de clientes, a partir da nossa comunidade de candidatos ativos e o número de oportunidades geradas por meio da plataforma.

O que mais poderia destacar?

Prevemos que ocorra, aproximadamente, pelo menos, de 1 milhão a 1 milhão e meio de novos empregos na área do food service para os próximos 12 meses. Com isso, entendemos que existe mercado potencial de até 50 mil empresas utilizando a Equipe na Nuvem até o final de 2022.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content