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Alex Vargas ensina como criar um conteúdo online

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Alex Vargas é um empreendedor digital em série com mais de 12 anos de experiência em criação de negócios pela internet. Atualmente é considerado um dos maiores especialistas em criação de negócios pela internet de forma rápida. Depois de ter falhado dezenas de vezes e ter sido enganado em tantas outras, desenvolveu um método para criação de negócios pela internet a partir do zero que é praticamente a prova de falhas e que vem mudando a vida de milhares de pessoas nos últimos anos… Através desse método, já transformou a vida de milhares de pessoas (a imensa maioria era completamente iniciante). “Uma das grandes vantagens do marketing digital é que 90% das ações de marketing são possíveis de serem mensuradas. O volume de pessoas que acessam seu site diariamente, a quantidade de pessoas que chegam a seu site por decorrência dos resultados de pesquisas orgânicas do Google, tempo de permanência na página, páginas mais acessadas e menos acessadas, retorno sobre investimentos em anúncios na internet e vários outros relatórios e informações que são primordiais para a tomada de decisão para quem empreende na internet ou usa o marketing digital como uma das principais engrenagens do seu negócio. Você precisa saber analisar resultados de campanhas no Facebook e no Google”, afirma o fundador da Live Media e criador da conhecida Fórmula Negócio Online.

Alex, como encontrar oportunidades no empreendedorismo digital?

A internet por si só já é uma oportunidade principalmente para quem ainda não está presente nela de forma comercial. As empresas e pessoas estão sentindo a necessidade de migrar para o digital para começar a ganhar dinheiro na internet ou adequar a forma como rentabilizar o seu negócio durante a pandemia.

Por exemplo, quem já é empresário no mundo físico, pode implementar uma área de conteúdo em blog no site da empresa, ou começar a fazer anúncios na internet para atrair público local, ou ainda fazer ações para difundir a marca no meio digital. Já para quem ainda não empreende, mas tem vontade de entrar no digital, o primeiro passo é uma autoavaliação e entender o próprio perfil empreendedor.

Depois de definir o próprio perfil e escolher o nicho de mercado que irá atuar, é necessário analisar se a área escolhida possui demanda patente no mercado que justifique o investimento de tempo e dinheiro na área.

O terceiro passo é escolher por qual plataforma digital vai querer atuar. Essa basicamente é definida considerando onde o público-alvo está presente e as habilidades do empreendedor. Algumas formas de empreender na internet são: Afiliado Digital, Produtor Digital, Loja Virtual ou E-Commerce, Youtuber, Blog de Conteúdo, Vender Produtos em MarketPlaces, entre outros.

Porém, estes são os que possuem menor barreira de entrada. Praticamente qualquer pessoa com energia e dedicação, consegue empreender em algumas dessas ideias. Ainda há muito espaço para empreender na internet, seja para criar um negócio totalmente do zero ou até mesmo para ter uma fonte de renda extra.

Até que ponto o empreendedorismo digital está glamourizado em sua visão?

Sabe que isso é uma pergunta recorrente e sempre respondo que tudo aquilo que é novo e pouco explorado pela maioria, acaba sendo tachado de glamouroso. Atualmente uma das coisas que mais vende dentro da internet é o Estilo de Vida. Principalmente dentro do YouTube que é a nova televisão mundial, você vê as pessoas fazendo vlog, mostrando a casa, o carro, o extrato bancário e outras coisas que servem como prova social para aquilo que elas desejam vender. E de fato funciona… Por enquanto!

Digo isso, pois, à medida que o tempo for passando e cada vez mais pessoas estiverem inseridas no mercado digital, será necessário mostrar credenciais melhores e mais significativas no mercado que atuam para mostrar autoridade.

Como distinguir engodos travestidos de profissionais sérios nesse meio?

Uma das coisas que sempre falo em meus vídeos no meu canal do YouTube é que uma pessoa precisa viver aquilo que ela vende e ter resultados sólidos. Então, para você se certificar de que uma pessoa realmente é quem ela diz ser, procure obter informações e vá atrás das credenciais dessa pessoa. O que ela faz? Quais resultados ela já obteve dentro do que ela está tentando te vender? A ideia que ela vende está dentro da lei?

Quais as tendências do marketing digital para 2021?

Prefiro separar por algumas categorias para ficar mais fácil.

Conteúdos em Vídeos: As pessoas cada vez mais consomem mais conteúdos em vídeo do que em texto, então naturalmente esta seguirá sendo uma das principais tendências digitais para este ano e os próximos. Cada vez mais o pequeno empresário ou jovem empreendedor irão usar recursos de vídeo para atrair mais clientes e usar o meio digital como uma porta de entrada para novos clientes.

Marketing Local: Ainda tem sido pouco explorada por profissionais autônomos, liberais e pequenas empresas. Um exemplo disso é que a grande maioria desses profissionais não possuem um simples cadastro no Google Meu Negócio. Além disso, grande parte das pessoas e empresas não costumam fazer anúncios no seu local de atuação, estão deixando de conquistar um público próximo e que possivelmente precisa apenas saber que você existe para poder comprar do seu negócio.

Inbound Marketing e Outbound Marketing combinados: Outra grande tendência é a combinação do Marketing de atração ou Inbound Marketing junto com o Outbound Marketing. Principalmente falando de equipes de vendas que fazem prospecção por telefone. Digo isso, pois, cada vez mais as pessoas estão menos interessadas em receber ligações e sim interações um pouco menos invasivas como mensagens pelo WhatsApp.

Na minha empresa invisto muito nas vendas por WhatsApp, pois, é a melhor forma de manter uma comunicação com clientes que estão prestes a comprar e precisam apenas de um pequeno incentivo para dar mais um passo em direção a compra do produto.

Como o foco em dados se tornou um dos pilares do marketing digital?

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que 90% das ações de marketing são possíveis de serem mensuradas. O volume de pessoas que acessam seu site diariamente, a quantidade de pessoas que chegam a seu site por decorrência dos resultados de pesquisas orgânicas do Google, tempo de permanência na página, páginas mais acessadas e menos acessadas, retorno sobre investimentos em anúncios na internet e vários outros relatórios e informações que são primordiais para a tomada de decisão para quem empreende na internet ou usa o marketing digital como uma das principais engrenagens do seu negócio. Você precisa saber analisar resultados de campanhas no Facebook e no Google.

Teremos um aumento no uso de assistentes de voz?

Essa é uma tendência que vem sendo citada nos últimos anos. Em alguns países da Europa e América do Norte o uso dos assistentes já é bem mais difundido. Aqui no Brasil ainda é uma tendência embrionária, mas devemos ficar atentos, principalmente pensando do ponto vista de adequação dos negócios a este novo modo de consumir conteúdo e realizar pesquisas.

Como funciona as buscas sem cliques no Google?

Cada vez mais o Google está otimizando e melhorando o seu algoritmo pensando na experiência do usuário. Dito isso, cada vez mais o Google busca responder perguntas de forma mais ágil e muitas vezes já entrega a resposta dentro de trechos em destaque no topo do buscador. E isso faz com que o usuário obtenha resposta a sua pergunta sem precisar clicar para ter acesso à informação.

Quais os benefícios desse mecanismo para as empresas que atuam no digital?

Para quem trabalha com Marketing de Conteúdo em blog e investe em SEO, precisa analisar e verificar oportunidades para otimizar seus conteúdos para conquistar os trechos em destaque, melhorar taxas de cliques e otimizar suas Meta Tags. Essa é a principal forma de atingir uma parcela dessas pesquisas sem cliques.

Qual a importância do conteúdo nesse cenário?

O conteúdo continua sendo fundamental para empresas que desejam se perpetuar no mercado. Sempre digo isso em meus vídeos e é uma das diretrizes do meu curso. Para quem deseja criar seu próprio negócio, é necessário construí-lo sob vários pilares. Em uma analogia à construção civil, são os pilares que dão sustentação ao todo. Quando uma empresa deixa de investir em conteúdo e fica limitada apenas a um canal ou dois de vendas, ela fica mais suscetível às turbulências do mercado.

Ele ainda continua sendo o “rei?”.

Com certeza! O Marketing de Conteúdo é capaz de estreitar o relacionamento de uma pessoa com uma marca. Permite criar um canal de entrada de novos clientes que é de longe o mais eficaz para qualquer tipo de negócio. Através do Marketing de Conteúdo é possível educar um potencial cliente a compreender reais necessidades que podem ir de encontro do que seu produto ou serviço oferece… aí que a venda acontece de forma muito mais fácil e natural. E quando essa poderosa estratégia de marketing é combinada com SEO e anúncios na internet, os resultados são espetaculares.

Qual a importância das redes sociais em uma estratégia voltada para o digital?

É lá onde as pessoas estão! Cada vez mais as marcas e empresas precisam tratar e dar a devida atenção às redes sociais. Afinal de contas elas não são apenas um canal de comunicação, mas uma porta de entrada de novos clientes.


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