André Fonseca: “Pessoas são fundamentais e parte do processo”

diretor de operações

Fundado, em 2008, pelo engenheiro André Ferreira, o Grupo Luminae Energia é referência em eficiência energética na América Latina. Com crescimento médio de 85% ao longo dos últimos anos, o grupo alcançou, uma carteira de mais de 600 clientes corporativos e mais de 4 mil projetos instalados que somam R$ 850 milhões em redução de custos. A companhia atua em três unidades de negócios: Iluminação Eficiente; Energia Solar; Gestão & inteligência. A unidade de Iluminação é líder no setor corporativo, oferecendo soluções que geram economia de até 80% no consumo de energia com iluminação de luminárias inteligentes desenvolvidas para aproveitar 100% da luminosidade gerada. A companhia é a única autorizada na América Latina a trabalhar com o LED mais eficiente do mundo produzido pela japonesa Nichia. O Grupo também oferece uma solução completa em energia solar fotovoltaica para que os clientes gerem sua própria energia de forma sustentável e econômica, além de um sistema próprio de gestão e monitoramento de energia em tempo real para acompanhamento do consumo de energia e utilidades. Recentemente, o engenheiro André Fonseca assumiu a diretoria de operações para obras e serviços do Grupo Luminae, com o desafio de apoiar o crescimento da divisão. “As soluções de eficiência energética seguem crescendo exponencialmente, e o Grupo Luminae acompanha o movimento do mercado”, diz o diretor.

André, como se encontra o mercado de energia atualmente?

O mercado de energia como um todo foi um mercado extremamente impactado pela pandemia, devido à redução drástica do consumo. Com relação ao mercado de soluções de eficiência energética, este por sua vez tem aumentado cada vez mais, pois, as empresas entenderam a importância da eficiência energética bem como o impacto como um todo no meio ambiente.

Qual o papel do Grupo Luminae Energia nesse cenário?

O papel do Grupo Luminae é garantir aos nossos clientes a melhor Eficiência Energética para cada aplicação de energia.

Quais os pilares que norteiam a atuação da Luminae nesse mercado?

Atuar perante seus parceiros e clientes de forma a otimizar o uso e o consumo de energia, reduzir cargas instaladas, e auxiliar na melhor alternativa de geração/aquisição energética.

Ser um diretor de operações de uma empresa dessa magnitude aumenta a responsabilidade em quais sentidos?

Principalmente no nosso compromisso de buscar a satisfação de nossos clientes em primeiro lugar.

O crescimento médio do Grupo Luminae foi de 85% ao longo dos anos. Como manter números pujantes como esse em um mundo empresarial tão complexo?

Fornecendo diferenciais competitivos através de soluções inovadoras com altíssimo valor agregado.

Quais as principais soluções de eficiência energética oferecidas hoje pelo Grupo Luminae?

Oferecemos soluções de ponta nas áreas de Iluminação, Energia Solar Fotovoltaica, Gestão e Monitoramento de Energia, além de Serviços de Instalação e Manutenção.

Novas estratégias devem ser implementadas com a sua chegada. Isso visa aumentar a produtividade?

Com certeza, vamos otimizar a gestão através de indicadores de performance e eficiência dos times próprios e parceiros. Esperamos um aumento de 30% na produtividade.

Qual a importância da gestão de pessoas para a empresa?

A empresa acredita que pessoas são fundamentais e parte do processo para alavancar nosso negócio.

A estruturação da companhia passa por essa gestão de pessoas?

Sim, gestão e aquisição de talentos para garantir nosso sucesso na execução.

Como vislumbra o futuro da empresa pós-Covid?

Estamos trabalhando para seguir com nosso crescimento exponencial através de soluções e lançamentos inovadores.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content