As vendas de 2021 aumentaram em relação ao ano anterior. Constatou-se que no Brasil, via e-commerce, houve uma alta de 57,4% somente no primeiro trimestre. Com a chegada de datas comemorativas de final de ano, estima-se que haverá uma crescente no comércio. O Natal e o Ano-Novo são motivos para que haja esse aumento, onde as pessoas buscam itens de necessidade pessoal ou para presentear a família. Apesar de os consumidores nos Estados Unidos terem outra postura de compras neste ano de 2021, eles anteciparam as suas compras de final de ano para que não houvesse problemas em relação ao estoque do produto desejado.
Em torno de 31% aderiram a esse método. Esse cenário também mostra o quanto as pessoas estão otimistas e esperançosas para as festas de final de ano, e essa mudança de comportamento é muito significativa.
Para os empreendedores, o importante é o planejamento a curto e a longo prazo, ainda mais se os produtos forem sazonais e atemporais. É preciso desenvolver novas formas de marketing e estratégias para atingir o público-alvo, através de novas ferramentas que o mercado oferece.
De acordo com as palavras de Henry Jenkins, ex-diretor de estudos de mídias do MIC e professor da USC, “nós estamos vivendo em uma era em que as mudanças na comunicação estão remodelando todos os aspectos da vida contemporânea, incluindo como criamos, como consumimos, como aprendemos e como interagimos com os outros”.
Com base nesse relato, empresas podem aderir a algumas dicas, através da plataforma Google, a mais utilizada no mercado no quesito de buscas, e se preparar para as vendas de final de ano, encontrando os clientes enquanto eles navegam pela plataforma, estando sempre presente no lifestyle do mesmo e trazendo soluções para as suas buscas. Engajar o seu e-commerce e atingir novos consumidores enquanto eles exploram outras plataformas e conteúdos acaba se convertendo em vendas que os consumidores buscam.
Normalmente, as pessoas buscam conveniência na hora de comprar, e a empresa utilizar a forma de omnichannel é um grande benefício.
O que é omnichannel, afinal? Bom, essa abordagem do marketing significa utilizar ferramentas de divulgação por multicanais, ou seja, estar nos ambientes digitais que os consumidores-alvo usam, como telefone, WhatsApp, e-mail, SMS, entre outros.
Essa presença aumenta as chances de as empresas alcançarem bons resultados, seja em comunicações de marketing ou no atendimento ao cliente e faz com que o consumidor não sinta a diferença entre uma compra online – onde há um tempo maior entre a aquisição e a conclusão do envio – offline – em que há atendentes disponíveis para auxílio no momento das compras -, pois a comunicação com a empresa é rápida e agradável, gerando também uma boa experiência de compra.
Para atingir bons resultados no final do ano, é importante que a empresa seja vista, crie conexões com os seus clientes e gere até mesmo fãs para a sua comunidade. Ser flexível perante a adversidade e estar aberto a mudanças pode ser um bom passo nessa caminhada do empreender.
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