A Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o mercado em que trabalhavam e assim buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções com os colegas de profissão. De máquinas de cartão a novos processos de embalagens, todos os assuntos referente ao universo da massa mais amada pelos brasileiros passam pelo critério da associação que está em constante crescimento e espera em 2023 se consolidar como referência em informações sobre o segmento no país. No ano de 2002, alguns empresários do ramo, incluindo Ricardo Barros e Edmilson Damasceno, fundadores da associação, já negociavam juntos aos fornecedores, mas acabavam realizando as compras de forma individual. Nos anos seguintes, novos membros foram chegando e a Pizzarias Unidas – como era chamada até então – ganhou a sua primeira sede no Pacaembu, em São Paulo. Em 2016, com nova diretoria e planos de expansão, mudou a sede para os Campos Elíseos. Neste local, em 2017, a associação passou a ter abrangência nacional e adotou o nome atual. Em 2020, devido à degradação da região, a pandemia e sensível à situação dos associados, mudou-se novamente e assumiu o bairro da Consolação como a sua nova sede, onde está hoje em dia, sob a presidência de Gustavo Cardamoni.
Qual foi a motivação para a criação da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil?
Criada há 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu a partir de uma necessidade de empresários do setor de trocar informações sobre o segmento, desde discussões sobre máquinas de cartão a novos processos de embalagens são abordados. Todos os assuntos referentes a esse universo passam pelo critério da associação com a missão de aumentar a capacidade de articulação do mercado.
Quais os objetivos da Apubra?
Ao criar a associação, identificamos que as dores do setor vão muito além das compras de produtos e chegam a áreas como comunicação, marketing e até mesmo embalagens. Portanto, como dito na pergunta anterior, procuramos agregar nessas diversas frentes. Ser a voz do segmento.
Como o Sebrae contribuiu para a criação da associação?
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae foi decisivo para o desenvolvimento da associação, visto que foi um consultor da própria instituição que sugeriu a formalização da união. Em 2002, alguns empresários do ramo, incluindo Ricardo Barros e Edmilson Damasceno, fundadores da Apubra, já negociavam juntos aos fornecedores, mas acabavam realizando as compras de forma individual. Foi então que chegamos ao ponto da associação.
Onde ficava a primeira sede da Pizzarias Unidas?
A primeira sede oficial foi no Pacaembu, em São Paulo. Mas antes já chegamos a nos reunir na Biblioteca Municipal e na sede do Sebrae.
Além de compras, que outras dores do setor a associação percebeu que poderia agregar em diversas frentes que beneficiaram a todos?
Atuamos em todo o ecossistema, fazendo a diferença desde os bastidores até a divulgação dos associados.
Qual a importância da Perdigão como parceiro da associação?
A empresa nos auxiliou a aprimorar práticas de mercado.
Como a Perdigão contribuiu para melhorar a entrega de alimentos no setor de pizzas?
Como parceiros de negócio, a Apubra ajudou a Perdigão a entender que a entrega de alimentos nas pizzarias apenas no período da manhã não funcionava no setor, já que os estabelecimentos atuam majoritariamente à noite. Foi então que a empresa passou a realizar entregas noturnas.
Qual o papel da Sadia na criação do Cream Cheese que hoje é muito consumido pelo público?
A Sadia é um dos cases de sucesso da associação porque quando o Cream Cheese chegou ao Brasil não teve uma boa aceitação no mercado. Por sua vez, a Sadia criou então uma pizza com o condimento e, com a recomendação e incentivo da Apubra, o produto hoje é muito consumido pelo público em diversas combinações de sabores de pizzas.
Além dos cases de sucesso, o que mais a associação busca promover?
A associação busca capacitar o empresário dono de pizzaria a gerir melhor o seu negócio.
Como a Apubra disponibiliza conteúdos relevantes para toda cadeia envolvida no setor de pizzas?
Procuramos ser a voz e o principal ponto de apoio para os empreendedores do segmento. Desta maneira, acompanhamos de forma profunda o mercado para atualizar os nossos associados por meio de conteúdos que ficam disponíveis em nosso site, tais como levantamentos anuais com dados nacionais e e-books gratuitos com temas de interesse dos empreendedores.
Qual é a expectativa da associação para 2023?
Para 2023 a meta é se consolidar como referência em informações sobre o segmento no país.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…