Categories: Negócios

Artelassê investe milhões em nova loja no Rio

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Artelassê, empresa especializada em enxovais de cama e banho artesanais e sustentáveis, cujo lema é “amor ao primeiro toque”, acaba de inaugurar a terceira loja do Rio de Janeiro, na expansão do Shopping Leblon, dentro do investimento de mais de R$20 milhões para a abertura de 10 novas lojas, aumento do varejo físico e incremento do e-commerce da marca. A expansão para lojas físicas começou em 2019 em São Paulo e interior do estado e, em 2022, chegou ao Rio de Janeiro, começando com Casashopping, Rio Design da Barra e agora em 2023 no Shopping Leblon. O Rio de Janeiro representa 15% para as vendas da marca e a expectativa de crescimento para 2023 é cerca de 50% com a expansão das novas lojas e crescimento no digital. Ainda nesse trimestre, acontecerá a inauguração da décima loja da marca no shopping Cidade Jardim, que expande seu espaço para uma área dedicada somente a lojas de decoração. “Em 2019, a Artelassê cresceu 100%. Em 2020, o crescimento no faturamento foi de 40%. Em 2022, o aumento foi de 30% e a expectativa para 2023 é de mais 50%”, revela Felipe Carniatto, diretor comercial da Artelassê. A Artelassê está localizada em Itatiba, interior de São Paulo, onde são produzidas 10.000 mil peças por mês. No e-commerce, podem ser encontrados 1.150 produtos cadastrados. A empresa possui 9 lojas próprias, localizadas em São Paulo, São José do Rio Preto, Campinas, Itatiba e Rio de Janeiro.

Felipe, qual foi a motivação por trás do investimento de mais de R$20 milhões na abertura de 10 novas lojas da Artelassê?

Com a escalada do canal digital (e-commerce da marca), o que deu maior visibilidade à marca, percebemos a oportunidade de atender a uma demanda reprimida do segmento de enxoval de alto padrão, aliando um serviço diferenciado de consultoria e montagem de camas.

Como a empresa seleciona as matérias-primas utilizadas em seus produtos?

Adilson Carniatto, um dos sócios-fundadores e COO da Artelassê, com mais de 50 anos de expertise no segmento, iniciou sua carreira fazendo manutenção em teares de tecido, o que proporcionou muito conhecimento técnico. Esse conhecimento nos permitiu comprar nossas matérias-primas diretamente dos fabricantes na Ásia, através de especificações técnicas desenvolvidas especialmente por nós de acordo com os mais rígidos padrões de qualidade internacional.

Quantas peças são produzidas mensalmente na fábrica da Artelassê em Itatiba?

Aproximadamente 12.000 peças

Além das lojas próprias, quantos revendedores no atacado a empresa possui atualmente?

Cerca de 300 pontos de venda

Como a Artelassê se diferencia de outras empresas que vendem enxovais de cama e banho em sua visão?

Como verticalizamos toda a cadeia produtiva, comprando a matéria-prima diretamente dos fabricantes, sem intermediários e entregando diretamente ao consumidor final, além de produzir nossos produtos em nossa planta industrial no Brasil, sob nossa supervisão, com um know how de quase 40 anos, conseguimos um produto de mais alta qualidade, com uma excelente relação custo x benefício. Aliado a isso, oferecemos um serviço diferenciado de consultoria, customização e montagem na casa de nossos clientes, sem custo adicional.

Quais são os tecidos mais nobres utilizados pela empresa?

Algodão Egípcio de fibras longas que vão a partir dos 300 fios aos 1000 fios, Linho, Algodão Pima e Fibras de Bambu.

Qual é o segredo por trás da capacidade da Artelassê de produzir produtos artesanais em larga escala?

Iniciamos nossa história fazendo mão de obra para as principais empresas do segmento de varejo, empresas que atendiam o segmento de hotelaria, e também fizemos muito matelassê para as jaquetas do Exército Brasileiro. Esse passado nos deu muito conhecimento e experiência de produção em largas escalas.

Como a empresa acompanha as tendências do mercado em seus produtos?

Estamos sempre buscando as tendências do mercado através de visitas às principais feiras mundiais do segmento, e viagens frequentes às capitais mundiais, onde as tendências são lançadas. Além, claro, da internet, que hoje nos facilita e acelera muito esse processo.

Quais são as perspectivas de crescimento da Artelassê para este ano com a abertura das novas lojas e o crescimento do e-commerce?

Trabalhamos este ano buscando um crescimento de 50% em relação ao último ano, crescimento esse apoiado pela inauguração de novas unidades e aumento das vendas de e-commerce e lojas que já operavam no último ano.

Como a empresa equilibra a produção artesanal e a demanda do mercado?

Mesmo com todo o crescimento nos últimos dois anos, onde dobramos o efetivo produtivo, ainda possuímos capacidade produtiva ociosa, operamos com apenas o primeiro turno. Sendo assim, há muita capacidade de crescimento disponível.

Quais são os planos futuros da Artelassê em um longo prazo para expansão de suas lojas físicas e do e-commerce?

Temos previsão de inauguração da próxima unidade no Outlet Fashion Catarina em maio e estamos investindo em contratação de talentos pra aumentar nossos times internos de e-commerce e marketing.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

A Guerra do Contestado contada em detalhes

A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…

5 horas ago

Marta Kauffman: raio-x da autora de Friends

Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…

17 horas ago

O infortúnio de alguns fundadores da FIESP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…

1 dia ago

Histórias inspiradoras de mulheres na política

A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…

2 dias ago

Como Nicolae Ceaușescu foi fuzilado no Natal

O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…

2 dias ago

Você confia na capacidade da Polícia Militar?

A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…

3 dias ago