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As proptechs ganham destaque na geração Z

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Proptechs, termo utilizado para descrever as startups que atuam no segmento de moradia e do mercado imobiliário, têm ganhado cada vez mais espaço no mundo contemporâneo. Competindo pela atenção dos atuais consumidores deste mercado, essas empresas abusam de novas tecnologias para enfrentar os desafios de impressionar a geração Z, pessoas que nasceram entre 1996 e 2010. Conhecido por ser um público ansioso e que prioriza a praticidade, o conforto e, principalmente, a liberdade de poder ir e vir sem burocracias, essas empresas buscam oferecer serviços que ofereçam facilidades desde o primeiro contato, até contratos mais livres e que se adequam às necessidades das novas gerações. “As proptechs buscam solucionar as principais questões levantadas no momento da busca por moradias”, afirma Leonardo Morgatto, CEO da Tabas. A Tabas é uma startup brasileira de tecnologia imobiliária que oferece apartamentos totalmente mobiliados e bem projetados para estadias flexíveis. A Tabas foi fundada no início de 2020, e já conta com mais de 850 apartamentos em seu portfólio, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, todos localizados em bairros nobres e equipados com sofisticação. Com flexibilidade e praticidade para o mercado brasileiro em relação aos contratos de locação, a empresa trabalha com períodos a partir de 30 dias de aluguel, além de gerenciar empreendimentos inteiros.

Leonardo, em que momento vemos um aumento de vendas de imóveis para a geração Z?

Na realidade, a geração Z tem apostado majoritariamente na locação e não tanto na compra de imóveis. Investir na compra de um imóvel não é o foco inicial dessa geração, que está no início da carreira profissional e vê nos altos juros do financiamento de imóveis uma desvantagem na decisão de compra. Mais ligados ao compartilhamento que na compra de imóveis, o aluguel e as moradias flexíveis têm ganhado destaque como principal opção desse grupo, já que ele vê na maior liberdade e na desburocratização dos serviços importantes características de modelo de vida. Essa é uma geração que busca cada vez mais experiências no lugar de posses, como é o caso da utilização de serviços de transporte (Uber e 99 Taxi) e até mesmo em logística (Rappi).

Quais as características dos imóveis procurados por essa camada da população?

Os nascidos no final dos anos 1990 buscam em sua maioria apartamentos mais compactos, bem localizados e com ampla oferta de serviços que trazem praticidade ao dia a dia. Essa é uma geração que preza pelo tempo livre e o compartilhamento de serviços. A demanda básica na hora de alugar ou comprar um imóvel é por: academia, espaços de convivência, de coworking, ambiente ao ar livre, lavanderia e bicicletário e espaço para o home office, por exemplo.

Como as proptechs têm aproveitado esse boom?

As proptechs buscam solucionar as principais questões levantadas no momento da busca por moradias. Nós na Tabas olhamos o mercado imobiliário trazendo soluções e acompanhando as tendências que o segmento exige. Atendemos a essa nova geração oferecendo moradias flexíveis em regiões bem localizadas, além de suprir uma demanda da geração Z por menos burocratização na escolha dos serviços e facilitando a entrada dela em sua nova residência. Na Tabas, reformamos os apartamentos e entregamos para o inquilino pronto para morar, sem dores de cabeça e com as contas inclusas.

Na pergunta anterior, foi falado que isso está sendo um boom. Essa afirmação seria correta ou esse movimento vai além?

Essa é uma tendência do mercado. A geração Z tem movimentado não só o mercado imobiliário, mas também outros segmentos. Eles são a geração que os gastos mais essenciais têm maior peso: habitação, transporte e alimentação. Pra se ter ideia, somados esses gastos, eles tomam 69% da renda deles. Essa é uma geração que atualmente está na faixa dos 30 anos, no início da vida adulta e por isso movimenta uma parcela relevante do mercado.

Quais são as principais tendências desse mercado?

O mercado de aluguel de moradias flexíveis já é uma realidade. Nos últimos anos, mantivemos uma taxa de ocupação histórica no patamar de 90%. A tendência é que vejamos cada vez mais buscas por esse modelo de moradias. A facilidade na hora da locação e o período menor dos contratos, permite que as pessoas se mudem sem dificuldades caso precisem trocar de cidade ou região.

Como essas tendências têm moldado as empresas que estão operando nesse setor?

O mercado imobiliário tende a acompanhar e muitas vezes se antecipar às tendências de exigências do público consumidor. A geração Z tem um papel importante no mercado de locação de moradias flexíveis, pois, são um grupo que tem buscado cada vez mais explorar um nicho pouco atendido pelas maiores proptechs em atuação no país, que focam em aluguéis de longa duração ou em pequenas estadias e que concorrem com a indústria hoteleira. Nos nossos apartamentos, oferecemos um lugar preparado para a moradia, já mobiliado e decorado.

Isso ocorreu com a Tabas?

A Tabas foi lançada em 2020, durante a pandemia, em um momento de muita incerteza no mercado. Durante o processo de consolidação da marca, apostamos em oferecer um serviço que solucionasse questões como a desburocratização e a maior liberdade nos contratos de locação, que até então tinham períodos de 1 ano no mínimo. Na Tabas, as locações, mesmo que durem muitas vezes mais tempo que o contrato mínimo, tem como período inicial apenas um mês. Sabemos que as novas gerações têm buscado cada vez mais facilidades e moradias que ofereçam serviços essenciais, sem que se sintam presos por longos períodos.

O que molda a visão da startup no mercado?

A missão da Tabas é, através da tecnologia, criar espaços incríveis onde as pessoas estejam em casa em qualquer lugar do mundo. Cada vez mais pessoas vivem como nômades digitais, nós queremos ser a marca de referência para essa nova geração que busca uma experiência sofisticada e contínua de viver e trabalhar bem. Além disso, este ano começamos no modelo B2B, gerenciando empreendimentos inteiros e servindo como solução para rentabilização dos ativos de incorporadoras e fundos imobiliários.

Quais os principais pilares da Tabas?

Nosso principal pilar é oferecer através da tecnologia e de nossos serviços uma conexão de pessoas com novos lares, com liberdade e sem muita burocracia. Sabemos que encontrar um lugar para morar na maior parte do tempo envolve contratos longos e muita burocracia, além dos custos de reforma, internet e TV a cabo, por exemplo. Por outro lado, para os proprietários, administrar imóveis também é estressante: lidar com corretores, triagem de inquilinos, manutenção, desocupação.Por isso decidimos oferecer uma alternativa na qual administramos imóveis, transformando-os em belos espaços para viver, prontos para morar e nos melhores lugares da cidade.

Como esses pilares refletem na condução diária do negócio?

No nosso negócio, combinamos tecnologia, dados, sofisticação e design para criar uma experiência personalizada sem dores de cabeça. Cada detalhe é desenhado à mão para que os proprietários e inquilinos se sintam em casa onde quer que estejam. A Tabas foi fundada após uma insatisfação pessoal minha e do Simone Surdi ao procurar apartamentos durante a realização do MBA. Queremos facilitar a vida dessas pessoas que procuram uma moradia, mas se sentirem presas a contratos longos.

O que vislumbra para a Tabas pelos próximos anos?

Buscamos crescer ainda mais. Chegamos até o final de novembro com mais de 1000 imóveis sob nossa gestão. Estamos orgulhosos do trabalho que fizemos para chegar até aqui e entendemos que devemos levá-lo cada vez mais para o próximo nível. No primeiro trimestre de 2023, vamos desembarcar na Cidade do México, já trabalhando em conjunto com a Blueground. Nosso sonho é expandir e oferecer a experiência Tabas em toda a América Latina e outros mercados emergentes.


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