A Infor é uma empresa global que oferece softwares para todos os aspectos de um negócio. Ela cria pacotes empresariais completos na nuvem e implementa com eficiência uma tecnologia que põe a experiência do usuário em primeiro lugar, aplicando análise de dados e integrando-se facilmente aos sistemas já existentes. Mais de 65.000 organizações do mundo todo confiam na Infor para superar crises no mercado e conquistar a transformação digital em toda a empresa. “A Infor é um fornecedor de tecnologia focado no segmento de manufatura especializado em Indústria de Processos e Discreta, isso significa que produtos querem customização ou algum tipo de adequação para a utilização dos clientes finais de nossos clientes, é a área onde a Infor tem vasta experiência. Além disso, contamos com muita especialização na Indústria de processos como Alimentos e Bebidas como, por exemplo, onde os processos produtivos são repetitivos. Adicionalmente a isso, a Infor oferece soluções para as áreas de Supply Chain, Ciclo de Vida de Produto e Gestão de Armazéns (WMS). Todas as soluções oferecidas dispõem de uma camada de Inteligência Artificial e Machine Learning para ajudar aos clientes nos insights de negócios para alavancar receitas, reduzir custos e criar diferenciais competitivos em seus mercados adicionando valor na operação de nossos clientes”, afirma Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil.
Antes de falarmos do assunto que guiará essa entrevista, gostaria que abordasse um pouco mais sobre o trabalho da Infor.
A Infor é um fornecedor de tecnologia focado no segmento de manufatura especializado em Indústria de Processos e Discreta, isso significa que produtos querem customização ou algum tipo de adequação para a utilização dos clientes finais de nossos clientes, é a área onde a Infor tem vasta experiência. Além disso, contamos com muita especialização na Indústria de processos como Alimentos e Bebidas como, por exemplo, onde os processos produtivos são repetitivos. Adicionalmente a isso, a Infor oferece soluções para as áreas de Supply Chain, Ciclo de Vida de Produto e Gestão de Armazéns (WMS). Todas as soluções oferecidas dispõem de uma camada de Inteligência Artificial e Machine Learning para ajudar aos clientes nos insights de negócios para alavancar receitas, reduzir custos e criar diferenciais competitivos em seus mercados adicionando valor na operação de nossos clientes.
Quais são os pilares da organização e que você destacaria?
A Infor tem suas operações baseadas em três grandes pilares que geram a sustentação do negócio que são:
Conhecimento de Indústria: através de mais de 30 anos no segmento de Manufatura essa característica permite oferecer a seus clientes as funcionalidades exatamente de acordo com a operação das empresas. Diferente de soluções disponíveis no mercado com o conceito de “Uma solução única para todas as indústrias”, a Infor acredita que o conhecimento do mercado e, principalmente, das operações de empresas similares a de nossos clientes ajudam no processo de superar desafios e criar diferenciadores competitivos ao negócio.
Solução criada na nuvem: um dos principais diferenciais sobre o tema tecnologia é o fato de nossas soluções serem nascidas na Nuvem e não migradas para a nuvem. Isso ajuda os clientes da Infor tirarem o máximo proveito de vantagens como escalabilidade e flexibilidade, oferecendo serviços da nossa parceria com a Amazon Web Services (AWS), que permitiu a Infor fornecer tecnologia de ponta e serviços sob o conceito de Multi Tenant baseado em Micro Serviços. Trata-se de um serviço totalmente gerenciado e executado pelo fornecedor, assim garante um custo total de propriedade das soluções adequado com a realidade dos clientes.
Aderência ao negócio: a estratégia de entrega de soluções Infor é baseada na métrica 60-30-10, onde 60% da solução tem aderência padrão a nossos clientes isso significa que o cliente não tem que realizar qualquer adaptação da solução para garantir uma utilização da solução, 30% da solução é parametrizável, isso significa que podem ser ajustados parâmetros para a solução funcionar de uma maneira ou de outra que se adeque ao negócio do cliente, mas sem qualquer tipo de customização e somente 10% requer algum tipo de adaptação por conta do cliente. Isso significa que o cliente poderá desfrutar de uma solução com aderência superior a 90% sem qualquer tipo de customização. Essa característica só é possível graças ao conhecimento em profundidade dos segmentos de atuação dos nossos clientes.
Em que se consiste os maiores desafios quando se é líder desse mercado?
Na perspectiva da Infor o maior desafio é sempre estar atualizado as necessidades dos clientes, pois, como fornecedores, nos colocamos no lugar de nossos clientes, e a necessidade dos clientes finais sempre muda, seja por conta de inovação do mercado ou pela necessidade da própria empresa de se inovar para criar diferenciais competitivos. Por esses motivos, na posição de fornecedor, a Infor requer ter uma visão focada na necessidade do cliente e ajudá-lo a superar esses desafios através do habilitador que ajuda as empresas a sempre aumentarem a margem de rentabilidade de seus negócios: a tecnologia.
Vamos falar sobre o setor de alimentos e bebidas. Por que a inovação é a grande bala de prata desse ramo?
Os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade dos produtos. Por isso, para a empresa desse segmento se manter competitiva, é preciso investir em tecnologias de ponta que resultam não só no aumento da competitividade, mas também em melhorias na eficiência, produtividade e lucratividade. Se pensadas de maneira estratégica, essas inovações podem superar as expectativas dos clientes e assim tornar as chances de conquistá-los e fidelizá-los ainda maior.
A alta do preço dos alimentos está impactando o setor. Como a inovação pode ser uma saída para esse fator?
A capacidade da indústria de alimentos de absorver os custos é limitada. Matérias-primas, embalagens e energia representam 60% do custo de produção dos alimentos, e as altas desses insumos geram reflexos em todos os elos da cadeia produtiva, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Diante do desafio, torna-se obrigatório o investimento em tecnologia para tornar os processos industriais mais eficientes. Por meio de uma solução de Inteligência Artificial, os gestores passam a coletar insights preciosos que ajudam na tomada de decisão para controlar a quantidade exata de produtos conforme a demanda, evitando desperdício e reduzindo custos da operação. Outra contribuição da Inteligência Artificial é a capacidade de, por meio de algoritmos de machine learning, reduzir automaticamente o preço dos alimentos perecíveis à medida que passam mais tempo nas prateleiras dos supermercados.
Quais as maiores preocupações que o setor “carrega” atualmente?
Com a busca frequente pela qualidade dos produtos e por alimentos e bebidas mais saudáveis, as empresas do ramo foram obrigadas a atender as demandas e preferências dos clientes. Por ter marcas e produtos muito semelhantes, a competitividade se faz presente nas empresas do setor. Por isso, a busca pela qualidade, o menor preço e a fidelização dos consumidores são as maiores preocupações do setor alimentício.
O que o consumidor desse ramo quer?
Os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação ao desperdício de alimentos. Esse é um tema global que afeta não apenas o meio ambiente, mas toda a sociedade e está associado a graves consequências, como o aumento da fome, a poluição e os impactos socioeconômicos. Por isso também, os clientes esperam da indústria um posicionamento mais forte em relação à sustentabilidade. Oferecer experiências satisfatórias de compras não contempla mais os anseios dos consumidores.
Como enxerga o papel da automação para esse ecossistema?
A automação é fundamental na indústria de alimentos e bebidas, pois, se trata de uma vertical onde as margens são extremamente pequenas. Em função dessa característica, é necessário fazer melhorias para aumentar os níveis de eficiência e assim, alcançar o retorno do investimento esperado pela automação. Tecnologias disruptivas como blockchain e Internet das Coisas têm seu papel de destaques, pois, auxiliam as empresas a automatizar os processos e oferecem um item crucial na jornada destas empresas que é a visibilidade, pois, as empresas mais conectadas e transparentes são melhores avaliadas pelos consumidores, além de maximizar margens de lucro e também gerando novos insights de negócio em linhas de produtos já existentes ou em ampliação de mercados.
Quais seriam os melhores exemplos sobre essa automação?
Existem diversos processos de automatização disponíveis no segmento de alimentos e bebidas. Os melhores exemplos são aqueles que integram todo o ecossistema da cadeia de suprimentos, automatizando processos desde fornecedores de produtos, passando pelos processos de beneficiamento destes itens até a chegada na indústria, que manipula e distribui aos seus revendedores ou consumidores finais. Outro exemplo de automação acontece no controle e monitoramento de frota, contribuindo com a qualidade dos produtos e com a redução de custos com devoluções.
A Inteligência Artificial terá um papel importante nesse cenário?
Sim. Um estudo global realizado pelo IEEE, mostra que 95% dos especialistas acreditam que a Inteligência Artificial será a tecnologia mais relevante para a inovação nas indústrias nos próximos cinco anos. Os números reforçam que a IA tem mudado a rotina não somente das indústrias alimentícias, mas também do consumidor final. Com essa tecnologia, os produtores passaram a ter mais qualidade e eficiência com seus processos de produção, enquanto o consumidor passou a ter a oportunidade de conhecer a origem e a procedência do produto. Ao lidar com alimentos com riscos de contaminação, como a avicultura, por exemplo, seria inviável colocar sensores em cada frango para acompanhar seus dados de qualidade e rastreabilidade. Mas hoje já é possível usar IA em câmeras especiais que conseguem colher os dados por meio da visão computacional.
Uma das palavras mais ditas no ano de 2022 foi sustentabilidade. Como ela impactará esse setor pelos próximos 20 anos?
Cada vez mais, os consumidores estão ganhando mais consciência dos seus hábitos alimentares e deram mais importância para a sustentabilidade por trás da indústria de alimentos. É possível dizer que esse movimento ganhou mais força nos últimos anos e tem obrigado cada empresa da indústria de alimentos e bebidas a assumir um compromisso público com metas de sustentabilidade, do contrário, quem não assumir terá um grande revés em termos de reputação e imagem perante a opinião pública. Outro desafio é o crescimento populacional. Segundo o Banco Mundial, havia cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo em 1960. Em 1987, em menos de três décadas, a população global ultrapassava 5 bilhões e a projeção é chegar na marca de 10 bilhões de pessoas até 2050. Com base nessas projeções, e na mudança de comportamento dos consumidores, a implementação de produção sustentável de alimentos será mandatória para os próximos anos e a indústria terá que lidar com esses desafios para se manter competitiva no mercado.
*Com participação do Go to Market Latam Director da Infor, James Barroso.
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