A Azerion, multinacional holandesa de entretenimento digital com negócios nas áreas de games, vídeos digitais e mídia, anuncia sua entrada no mercado brasileiro. A chegada oficial é marcada pelo lançamento da nova versão do Jogue Aqui, plataforma gratuita de games em parceria com o portal IG, com centenas de jogos de qualidade para computador e smartphone. Leandro Veríssimo, profissional com mais de 25 anos no mercado de Comunicação, assume como country manager e será o responsável pela operação no país, a primeira da empresa fora da Europa. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking com o maior número de jogadores dos títulos da Azerion, somando mais de 1,3 bilhões em inventário de publicidade. Por conta disso, a operação nacional buscará conectar consumidores, publishers e anunciantes brasileiros, colocando à disposição seu portfólio composto por mais de 13,5 mil jogos. A Azerion está em crescimento acelerado e liderando uma revolução no mercado europeu após promover importantes aquisições de desenvolvedoras, como Yoda Games, Spil Games, Woozworld, Plinga, Kizi e Sulake, criadora do icônico Habbo Hotel, que tem no país a maior comunidade de jogadores do mundo, com mais de 400 mil jogadores mensais ativos, de acordo com levantamento da Sulake, realizado no mês de julho de 2020. “Anunciar nas sessões de jogos, seja em smartphones ou computadores, é estratégico para muitas marcas”, afirma o executivo.
Leandro, como surgiu a oportunidade de trazer a Azerion para o Brasil?
Graças a uma estratégia sustentada por aquisições. A Azerion se transformou, em menos de cinco anos, em um grande player europeu. O grupo fez mais de 35 aquisições de empresas nos setores de tecnologia de jogos e publicidade que nos permitiram crescer rapidamente e entrar no mercado de mídia e entretenimento. No fim de 2019, a empresa assumiu o controle da Zoomin, que já possuía atividade no Brasil desde 2011. Com isso, lançamos o primeiro escritório da empresa fora da Europa.
Fale um pouco sobre a Azerion para quem ainda não a conhece.
A Azerion é uma empresa de mídia e tecnologia, com sede em Amsterdam. Desenvolvemos jogos e ambientes de jogos online com mais de 350 milhões de usuários únicos por mês. Ao mesmo tempo, investimos em tecnologias de publicidade para colocar anúncios em nosso próprio inventário. Ao operar em escala, acessamos um público grande e engajado, que representa uma grande fonte de dados que anunciantes e publishers podem aproveitar para suas campanhas.
Quais os principais pilares da empresa?
Nossa atuação é baseada em três pilares: Conteúdos, Plataformas e Publicidade com serviços para publishers e anunciantes. Somos um parceiro que oferece uma condição única porque criamos um ecossistema confiável, seguro e transparente com o inventário de publicidade dentro dos jogos integrados em nossa plataforma.
Como a cultura da Azerion influencia os seus colaboradores?
O grupo reúne mais de 1 mil pessoas em seus 22 escritórios na Europa e no Brasil. Apesar do tamanho, a Azerion é uma empresa jovem e tem um ritmo de startup, com um ambiente descontraído, sem pressão e muito espaço para o funcionário deixar a sua marca e construir sua carreira. Isso significa que há muitas oportunidades, desde que você se esforce.
O mercado brasileiro é vital para a empresa em quais sentidos?
O Brasil é o 3º país no mundo em número de jogadores, e uma das maiores audiências para os jogos da Azerion. Com isso, é natural que com a nossa operação irá se tornar também um dos principais faturamentos da empresa.
Qual será o ecossistema de negócios para o mercado de publishers, anunciantes e agências?
Nosso ecossistema integra mais de 15 mil títulos de jogos online de todos os tipos, para desktop e smartphones com mais de 350 milhões de usuários únicos mensais. Nossas tecnologias de publicidade, combinadas com os dados dos jogos e vídeos que produzimos, permitem que as marcas se conectem com um público grande e direcionado com grandes vantagens. Oferecemos para muitos publishers o nosso próprio conteúdo de jogos, para distribuição em suas publicações, a fim de melhorar o alcance e o engajamento de seus públicos e que utilizam a nossa tecnologia de publicidade para maximizar suas receitas. A vantagem é oferecer tudo isso em um ambiente controlado, transparente, seguro e eficiente, que gera valor para todas as partes.
O que é fundamental em uma adtech que queira ter êxito no mercado?
É a capacidade de entregar uma publicidade direcionada para o público certo, no lugar e na hora certa. A publicidade só funciona se você a apresentar a um público engajado. Se um usuário da web não gosta do site em que está, é improvável que responda positivamente ao anúncio. Mas os jogos envolvem as pessoas. As pessoas tendem a passar mais tempo em um jogo do que em qualquer outro meio. Além disso, os jogadores são mais inclinados do que os não jogadores a aceitar publicidade e recomendar produtos. Como diferentes tipos de pessoas jogam jogos diferentes, é possível segmentar esses públicos de uma forma muito mais sofisticada do que nas redes sociais. Algumas grandes marcas estão começando a entender o potencial dos jogos para suas campanhas.
A acelerada digitalização caiu com uma luva para o entretenimento digital. Como aproveitar esse momento da melhor forma possível?
A escala é um dos nossos ativos. O lado do conteúdo de nosso negócio nos dá acesso a um público grande e engajado com dados que nos ajudam a entendê-los. Quanto maiores somos, mais podemos personalizar soluções de publicidade, conteúdo e esse ganho de eficiência torna nosso negócio extremamente robusto, uma alternativa confiável aos gigantes da tecnologia.
Por que a empresa é revolucionária em sua visão?
Uma empresa se destaca quando é mais eficiente que as outras em uma determinada área. É inovadora quando o que ela cria se torna um novo hábito, e é revolucionária quando promove uma mudança na estrutura de um mercado. A Azerion está mudando a estrutura do mercado de publicidade europeu, promovendo aquisições e dobrando de tamanho a cada ano.
Essa revolução ocorrida no mercado europeu, poderá ocorrer no Brasil também?
Temos esse potencial. Apesar do tamanho, tanto o mercado de games quanto o de publicidade nos games está amadurecendo no país, dando os primeiros passos. É um ambiente desafiador, com muitas empresas criativas e soluções inovadoras.
15 dos 20 jogos mais baixados na App Store fazem parte do portfólio Azerion. O que é essencial para continuar e até ampliar essa alta performance?
Nosso ativo mais importante são os nossos jogadores, então é essencial entender o que a nossa audiência deseja. Ter jogos populares e gratuitos de sucesso no portifólio é importante, quanto maior a audiência, maior a receita. Para o ecossistema, nossa estratégia é contar com jogos de qualidade, de vários tipos e consumo em todas as faixas de idade.
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