Gabriel Ferreira, tem 28 anos e fundou em 2018 a empresa Bold Snacks, focada em barrinhas de proteína saudáveis. Hoje, a marca pode ser encontrada em todo o Brasil. São aproximadamente 8 mil pontos de venda físicos e mais de 150 mil clientes pelo e-commerce. Os planos para o futuro da Bold são ambiciosos. A marca pretende lançar novos produtos, aprimorar os já existentes e crescer, consequentemente aumentando a produção. Em 2022, o faturamento foi de R$80 milhões e pretende mais do que dobrar em 2023, com R$180 milhões. A Bold Snacks foi fundada em Divinópolis, MG. Atualmente, a Bold vende 13 sabores diferentes de barrinhas, todas com base em fibras e proteínas. Os recheios variam e podem levar doce de leite diet, pasta de amendoim, avelã ou cobertura de chocolate diet. No último ano, foram lançadas também duas opções veganas, com foco no público com restrições alimentares. A maior parte das vendas ocorre por meio do varejo, como supermercados, farmácias e lojas de suplementos, que são responsáveis por 75% do faturamento. Hoje a empresa emprega 140 pessoas e está contratando mais mão de obra. Para este ano, a empresa está focada na expansão de uma nova planta industrial, com 23 mil metros quadrados, na mesma cidade, em Divinópolis. A expectativa é que passe a funcionar entre os meses de junho ou julho. O investimento na nova fábrica é de R$35 milhões.
Gabriel, o que significa a Bold Snacks para você?
A Bold significa construção pra mim. Construção de uma ideia, que lá atrás era apenas de criar a melhor barra de proteínas que eu queria consumir. Mas que hoje se tornou o produto favorito de milhares de pessoas e uma empresa que impacta a comunidade gerando oportunidade para centenas de colaboradores.
Como surgiu a ideia do empreendimento?
Inicialmente nossa ideia era de desenvolver suplementos específicos para os praticantes de Crossfit. Lançamos três produtos neste caminho em 2018, porém, nenhum deles foi para frente. Como a empresa não estava indo bem, foi aí que percebi a oportunidade de mudar o negócio como um todo, passando a fazer barras de proteína. Eu era um grande consumidor desse tipo de produto, sempre trazia barras de fora do país, pois, as nacionais não eram tão saborosas.
Em que momento a ideia se transformou em ação?
Em 2019, relançamos a marca como Bold Snacks, com um visual mais divertido, embalagens mais inclusivas e um produto, as barras de proteína, que eram realmente muito gostosas e com um ótimo apelo nutricional.
Ainda lembra das sensações do negócio quando este começou a dar os seus primeiros frutos?
Sim! Foi incrível essa mudança de 2019, durante todo o ano de 2018 os suplementos não tiveram muita aceitação pelo mercado. Quando lançamos essa mudança de identidade em uma feira em 2019, as vendas começaram a acelerar imediatamente.
O que norteia a atuação da Bold Snacks hoje?
Nossa missão é fazer com que as pessoas se apaixonem pela alimentação saudável. Fazemos isso através dos nossos produtos, que além de trazerem todos os benefícios da proteína, entregam prazer de verdade com o sabor que é incrível. Por isso usamos o slogan: “Proteína real. Sabor Surreal.” Seguimos trabalhando para aplicar essa fórmula em novos produtos, reinventando outras categorias de produtos que todos adoramos saborear.
Quantos pontos físicos giram em torno do empreendimento atualmente?
Hoje estamos presentes em mais de 8.000 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Entre lojas de produtos naturais e suplementos, farmácias, supermercados e lojas de conveniência.
Como se encontram os investimentos em seu respectivo e-commerce?
O e-commerce sempre esteve presente em nossa estratégia, sendo o primeiro canal de vendas da marca e até hoje representa uma parcela significativa do faturamento. Contamos com mais de 150 mil clientes ativos nele.
A marca pode ser encontrada em todo Brasil?
Sim, em todos os estados. Alguns com uma presença mais forte que outros, porém, os produtos podem ser encontrados sim. Além disso, nosso e-commerce entrega em todo o território nacional.
As vendas em farmácias são onde ocorrem o maior faturamento da Bold Snacks?
Não. A maior parte das vendas acontece no canal especializado (lojas de produtos naturais e suplementos).
2022 foi um bom ano para o seu negócio?
Sim! Em 2022 conseguimos triplicar o faturamento do ano anterior. Entramos em diversas grandes redes nacionais de supermercado e farmácias, além de crescer no canal especializado e e-commerce. Internamente tivemos uma grande expansão da nossa capacidade produtiva e do time de colaboradores que saiu de 60 pessoas para 150 no fim do ano.
O que vislumbra para a Bold no ano que está só começando?
Para 2023 temos um grande projeto que é a inauguração da nossa nova fábrica, com mais de 23 mil metros quadrados de área. Estamos trabalhando para aumentar nossa penetração em canais mais tradicionais como o farma e o varejo alimentar, para que possamos alcançar nossa projeção de crescimento que é de mais que dobrar o faturamento de 2022.
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