Um dos principais braços do Grupo Ambipar, a Boomera, empresa brasileira de Economia Circular focada na transformação de resíduos em matéria-prima reciclada, foi uma das organizações com Certificação B-Corp mais pesquisadas no Google em 2021. Segundo dados de pesquisa no site, a companhia ocupou o 10º lugar no ranking mundial, e a primeira empresa brasileira, em buscas na plataforma sobre instituições eco-friendly (“amigável ao meio ambiente”), liderado por Moodle, Coursera e TOMS.
A B-Lab, rede sem fins lucrativos que transforma a economia no mundo para beneficiar todas as pessoas, é responsável pela criação e validação do Certificado B-Corp, o qual avalia empresas ao redor do mundo que respeitam os mais altos padrões de desempenho social, ambiental, transparência e responsabilidade legal. Para se obter a classificação, a companhia deve possuir práticas que estejam alinhadas com os princípios do movimento, comprometendo-se a seguir os padrões estabelecidos de gestão, gerando benefícios ambientais e sociais, para além dos econômicos.
“Ser reconhecido mundialmente pelos nossos impactos socioambientais é uma grande felicidade para nós. Atuamos na transformação de resíduos em matéria-prima sempre do modo mais limpo e benéfico para o meio ambiente. Focado em seguir os princípios do B-Corp, sabemos que a nossa empresa, aliada com parceiros que buscam o mesmo objetivo, faz a diferença para sociedade e para o planeta. , declara Guilherme Brammer, CEO e fundador da Boomera.
A Boomera possui sua metodologia proprietária, CircularPack, que já ganhou prêmios internacionais importantes, como o reconhecimento pelo Fórum Econômico Mundial e pela Fundação Schwab. Através dela, a empresa já conseguiu com que mais de 146 mil toneladas de resíduos deixassem de ir para aterros e lixões, e mais de 8 mil cooperados que trabalham em cooperativas de catadores fossem beneficiados com seus projetos.
A pesquisa do Google ainda informa que o Brasil é o quinto país com mais organizações B-Corp, relatando um sinal de aumento na preocupação ambiental, mas também representa credibilidade e segurança ao oferecer seus serviços aos clientes. Além dos benefícios ao meio ambiente presentes nas diretrizes da declaração, as empresas que obtêm o certificado possuem vantagem competitiva, devido ao fato de que a garantia do negócio deve ser realizada a partir de um padrão elevado em questão de sustentabilidade, impacto e uma forma de se destacar no mercado em relação aos seus concorrentes.
“Percebemos que há uma constante evolução do mercado relacionado às mudanças globais, ou seja, as empresas e os consumidores estão cada vez mais conscientes de que precisamos tomar medidas conscientes que ajudem o planeta. E isso se reflete no aumento de demanda por produtos e serviços que possam oferecer impactos verdadeiros”, finaliza Brammer.
Sobre a Boomera Ambipar:
A Boomera foi criada para valorizar e dar nova vida a resíduos que acabariam em aterros sanitários, especialmente materiais considerados difíceis de reciclar. Com a metodologia proprietária CircularPack , trabalha a economia circular de ponta-a-ponta, fazendo ciência com muita consciência em seu laboratório de materiais, passando por logística reversa em parceria com mais de 8.000 cooperados e transformando resíduos em produtos circulares com causa através de muita pesquisa, desenvolvimento e inovação. Fundada em 2011, e agora parte do Grupo Ambipar, a Boomera foi uma das primeiras empresas de Economia Circular certificadas como Empresa B, membro da Fundação Ellen MacArthur e premiada como Empreendedor Social do Ano, pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab em 2019 e em 2020 com o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial.
Sobre a Ambipar:
Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa –SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 18 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.
*Com participação do jornalista Johnny Pelegrini.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…