Comprar alimentos saudáveis e produtos sustentáveis não é uma tarefa fácil. Apesar desse tipo de oferta aumentar cada vez mais na rede varejista, nem sempre os produtos oferecidos são 100% saudáveis e sustentáveis. Além disso, essa cadeia tem muitos entraves, que acabam desestimulando o consumo por conta do alto preço final. Para aliviar essas dores, o empresário Rafael Mendonça lançou a Boomi, 1º mercado on-line de alimentos verdadeiramente saudáveis e produtos sustentáveis. Um dos diferenciais da startup é a curadoria de produtos. Formada por um time de nutricionistas e especialistas, a curadoria analisa todos os rótulos vendidos na Boomi. Isso significa, que só entram na plataforma aqueles que apresentam ingredientes 100% saudáveis e/ou sustentáveis. “O consumidor não consegue identificar esse tipo de ingrediente, que geralmente está nas entrelinhas do rótulo”, conta Rafael. Hoje a Boomi tem uma lista extensa com mais de 600 ingredientes banidos. Essa lista inclui açúcar refinado, edulcorantes, estabilizadores, entre outros. “Ao comprar na Boomi, o cliente tem a tranquilidade de saber que está consumindo algo saudável, e, que também não faz mal para o meio ambiente”, acrescenta. Como Rafael Mendonça já atuou como CEO na indústria de alimentos saudáveis, ele conheceu de perto os entraves do setor. Por isso, um dos principais objetivos da Boomi foi tirar os atravessadores e negociar diretamente com as marcas.
Rafael, quando você notou que havia um espaço para a venda de produtos verdadeiramente saudáveis e sustentáveis?
Trabalho com alimentação saudável há 6 anos e vejo que existe um gap entre as empresas de alimentos saudáveis/produtos sustentáveis e os consumidores. Já estive do lado da indústria e o que mais me frustrava era não conseguir estar próximo das pessoas que queriam os produtos. As empresas saudáveis e sustentáveis geralmente são pequenas e a dificuldade de acessar o mercado é ainda maior. Há bastante espaço para a Boomi ao propor ser essa conexão entre as marcas empreendedoras e os consumidores. Por isso, mais de 90% das marcas que trabalhamos são pequenas empresas e damos acesso aos clientes que buscam uma vida mais saudável e sustentável.
Vamos frisar nos verdadeiramente. Como saber que um alimento é verdadeiramente saudável e sustentável?
Lendo o rótulo e entendendo de fato o que está escrito lá. Infelizmente ainda é muito difícil para o consumidor ler um rótulo. Afinal, são muitos nomes técnicos na lista de ingredientes. A grande indústria desenvolveu vários ingredientes e aditivos artificiais para melhorar o sabor, palatabilidade, textura e prazo de validade. É o que chamamos de shelf life. Todos esses ingredientes não fazem bem a saúde, porém, estão na maioria dos produtos industrializados. São ingredientes como adoçantes artificiais, conservantes, edulcorantes, espessantes, melhoradores de sabor, açúcares refinados, corantes, entre outros. Para nós o verdadeiramente significa buscar os produtos com ingredientes puros, da natureza. Garantimos que todos os produtos da Boomi sejam o mais natural possível, com a análise técnica da nossa curadoria, formada por nutricionistas e especialistas em saudabilidade e sustentabilidade.
Por esse motivo surge a Boomi?
Sim, queremos promover um mundo melhor por meio de alimentos saudáveis e produtos sustentáveis. Acreditamos que, quanto mais fácil o acesso à produtos saudáveis e sustentáveis, mais pessoas se interessarão por esse lifestyle, e, assim criaremos um círculo virtuoso.
Quais os pilares da startup?
São quatro os principais pilares da Boomi:
Tudo em um só lugar: temos todos os produtos e categorias que você encontra em um mercado comum, desde horta, carnes, congelados, resfriados, mercearia, até produtos de limpeza e cosméticos. Porém, tudo é selecionado criteriosamente para ser saudável e sustentável. Assim, o consumidor não precisa ir em várias lojas para ter a cesta completa de compras. Na Boomi, ele consegue fazer toda a compra. Os melhores produtos: como eu comentei antes, temos uma curadoria própria que avalia todos os produtos que há na Boomi. São mais de 600 ingredientes banidos, que não tem em nenhum produto. Avaliamos produto a produto, ingrediente a ingrediente para assegurar que tudo que temos é saudável e sustentável de fato. Entrega rápida: não tem como melhorar a acessibilidade desses produtos sem ter uma entrega ágil. Hoje os consumidores querem receber os produtos com rapidez após a compra e, por isso, nos estruturamos para entregar o melhor serviço. Na cidade de São Paulo e no ABC, entregamos em 3 horas ou em horário agendado, determinado pelo cliente. Melhores preços: conectamos os consumidores diretamente às marcas e produtores, sem nenhum intermediário. Com isso, temos os melhores preços de compra e conseguimos vender com os melhores preços para os consumidores. Não conseguiríamos cumprir nosso propósito de levar produtos saudáveis e sustentáveis para mais pessoas sem pensar em oferecer os melhores preços.
O principal diferencial da Boomi é a curadoria. Como é realizada essa curadoria?
Um dos nossos diferenciais é a curadoria de produtos. Temos um time de nutricionistas e especialistas, que analisam todos os rótulos vendidos na Boomi. Isso significa, que só entram na nossa loja aqueles que apresentam ingredientes 100% saudáveis e/ou sustentáveis. Aqui na Boomi não tem falso saudável e nem pegadinha. Temos uma lista de mais de 600 ingredientes banidos. E isso facilita muito a vida do consumidor, porque toda a avaliação dos produtos já foi feita por nós.
Quais são os principais produtos que estão no mercado e que se dizem saudáveis?
Posso listar vários produtos. Mas os que se destacam são: barras de cereais que possuem muito açúcar, como xarope de glicose e açúcar invertidos; as carnes de plantas, como são chamadas, que imitam o sabor da carne animal, mas são ultra processadas e com vários aditivos; e suplementos esportivos que possuem muitos ingredientes artificiais.
Quantos produtos estão disponíveis na Boomi?
Atualmente já ultrapassamos a marca de 1.800 produtos. Começamos com 1.200 e, entendendo a demanda dos consumidores, acrescentamos novos produtos para compor uma cesta completa. Continuamos em busca de novos fornecedores e produtos para sempre expandir o portfólio e atingir mais pessoas.
Como a sua experiência e feeling nessa indústria, se tornam importante na hora de estabelecer um norte para a startup?
Digo que, se eu não tivesse já uma estrada percorrida na indústria de alimentos saudáveis, teria cometido alguns erros desde antes da fundação da Boomi. Já tracei a estratégia da Boomi conhecendo o consumidor e isso fez com que a Boomi acelerasse o crescimento.
Acredita que o principal pulo do gato da Boomi é tirar os intermediários do processo?
Certamente! O varejo brasileiro possui muitos intermediários que tornam o produto para o consumidor muito caro. Acredite que em algumas cadeias de distribuição, entre o produtor e o consumidor, tem 2-3 intermediários. Na Boomi, fazemos essa conexão direta de quem produz com quem consome, fortalecendo o elo com as empresas e com os consumidores.
Como tem sido o feedback desde o lançamento em novembro de 2020?
Os feedbacks têm sido muito positivos. Temos uma alta taxa de recompra e de fidelidade de clientes e sempre usamos a tecnologia para tornar esses clientes ainda mais fiéis. Por isso, estamos sempre inovando na nossa plataforma para trazer uma melhor experiência de compra.
Quanto a empresa pretende crescer este ano?
2021 é o primeiro ano fechado da Boomi. Para o próximo ano, esperamos crescer 80%, com presença em mais localidades.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…
A figura de John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, é mais associada à invenção…