A mobtech Buser amplia a atuação e os canais de venda para atingir a marca de US$1 bilhão que lhe dará o título de unicórnio e conta com a ferramenta de Product Analytics Amplitude para entender a jornada do cliente e assim tomar as decisões de negócio. A startup de transporte rodoviário teve um aumento de 67% em conversões no último ano com estratégias de growth baseadas na análise de dados e aposta em testes constantes nos canais digitais para validar direcionamento da empresa, como a aposta em parcerias com agências de viagens digitais e em pacotes de viagens e no WhatsApp como canal de vendas.
“Toda a mudança de growth está sendo medida dentro da Amplitude, que nos dá clareza sobre o caminho a seguir, mostrando se as mudanças estão funcionando ou não e com a velocidade que precisamos”, diz Gustavo Loureiro dos Reis, Principal Product Manager da Buser, que estima um aumento de receita de, pelo menos, R$100 milhões nos últimos dois anos devido às análises que possibilitaram os novos rumos da empresa.
Criada em 2017 como plataforma de fretamento coletivo que fazia a ponte entre passageiros e ônibus executivos — e a valores em média 60% mais em conta — a Buser estendeu as operações desde 2021 e passou a atuar com a venda de passagens rodoviárias. Além da frota de 1,2 mil veículos de viações parceiras, os clientes passaram a ter acesso a mais de 70 empresas de transporte de pequeno e médio porte e tickets cerca de 20% mais baratos devido à ausência de taxas de conveniência.
Recentemente, a startup passou a vender pacotes turísticos que oferecem as passagens rodoviárias com hospedagem e fez parcerias com agências de viagens online para expandir ainda mais o negócio. Em paralelo, a Buser passou a comercializar as passagens pelo WhatsApp, canal digital que já é representa 6% da receita. Tais novidades resultaram, ainda, na conquista de dois milhões de novos clientes nos últimos meses, totalizando os sete milhões cadastrados.
Essa diversificação só foi possível com a análise do comportamento dos clientes, através do software Amplitude, segundo Reis. “Temos a cultura de fazer testes A/B para validar as hipóteses e melhorar nosso produto constantemente, analisamos muito nossos funis, os gráficos de jornadas são excelentes para entender onde estão havendo os drop off, complementa bem a análise de funil”, conta o Principal Product Manager.
Uma das ferramentas mais usadas no mundo, a Amplitude permite analisar produtos digitais como sites e apps e mapear o comportamento dos usuários em todas as fases de interação, com linguagem descomplicada e de fácil entendimento. “A gente torna possível a avaliação da jornada real, de uma forma que as informações fiquem fáceis de entender, para facilitar a visualização delas e gerar tomadas de decisão baseadas em dados. Assim as equipes podem ver e prever que combinação de características e ações se traduzem em resultados comerciais e adaptar inteligentemente cada experiência em tempo real com base nestes conhecimentos”, diz Nicolas de Paul, CEO da Product Minds, representante exclusiva de Amplitude no Brasil.
A Buser usa a ferramenta desde 2020 em várias áreas, como aquisição, conversão, pós-venda e suporte. “Um aplicativo dinâmico como o nosso precisa de um software que não seja limitado. A Amplitude e a Product Minds ajudaram a democratizar a cultura Data-Driven para além dos times do tech, para que equipes diversas — de desenvolvedores ao marketing e diretoria — possam abrir os gráficos e usar as informações”, diz o principal product manager da Buser. Assim, a mobtech se aproxima de ser o mais novo unicórnio brasileiro. “Viemos para colocar a inovação na estrada, abrir caminho, evoluir e levar as pessoas pra frente”, finaliza Reis.
Sobre a Product Minds:
Agência de Product Analytics & Growth que ajuda as empresas a entenderem e melhorarem a experiência do usuário, com estratégia digital e de growth baseadas em dados, centradas no cliente e orientadas para os produtos. Criada em 2020 pelos engenheiros Nicolas De Paul e Joaquin Bossie, a Product Minds é representante exclusiva na América Latina dos softwares Amplitude e Braze e chegou ao Brasil em 2022, com escritório em São Paulo.
*Com participação da jornalista Laís Oliveira.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A privatização das telecomunicações no Brasil foi um dos episódios mais marcantes da década de…
Frank Miller é um dos nomes mais importantes e influentes da história dos quadrinhos. Sua…
O estilo de vida nômade, em que pessoas optam por viver em constante movimento, sem…
Ernest Hemingway, um dos escritores mais icônicos do século XX, viveu uma vida marcada por…
Apostar em smartphones de gerações anteriores pode ser uma alternativa para quem busca economia sem…
Com a rápida disseminação de informações nas redes, empresas precisam de estratégias eficazes para responder…