Camila Silveira: “Estamos passando por um momento de mudanças”

Câmara de Comércio

Camila Silveira é o nome por trás do “I9 sua vida profissional”, método transformado em um curso 100% online pela empresária e disponibilizado gratuitamente em versão pocket para ajudar quem busca identificar seus pontos fortes para empreender ou melhorar os resultados que foram afetados pela pandemia. Oferecido aos sábados, às 10h (horário de Brasília), via plataforma Zoom, a aula exclusiva é aberta a todos os públicos, unindo todas as nacionalidades ao redor do mundo em um único espaço que prioriza a segurança. “Apesar de ser um momento delicado de transformação e crise, com a pandemia, barreiras foram derrubadas, então, o que antes alcançava somente um público local que podia comparecer presencialmente, atualmente, com o advento da internet, estamos chegando em países que nem estavam nos planos iniciais”, explica Camila, atual diretora da Câmara de Comércio Angola Brasil que desenvolveu um voluntariado focado em capacitar angolanos através de temáticas essenciais para alcançar o sucesso ao investir no próprio negócio. A ideia de disponibilizar esse conhecimento surgiu da crença da especialista em vendas de que cada empresário é único e que devem aproveitar esses diferenciais para personalizar estratégias e compreender o próprio caminho. Por isso, o curso pocket ensina os profissionais a praticarem o autoconhecimento sendo capazes de usar os pontos fortes como benefício, melhorando os pontos fracos encontrados.

Camila, o que essa pandemia ensinou para o empreendedor?

Desde o primeiro momento onde houve restrições de fronteiras intensificamos os ensinamentos para os alunos de como não deixarem seus negócios desestabilizarem. Inicialmente começamos pelo Facebook já que a maioria tem acesso até que conseguimos introduzir e ensinar a importância de utilizar o aplicativo Zoom, tal como as redes sociais antes ainda não utilizadas. Isso ajudou os meus alunos a estarem preparados e capacitados para esse novo mercado de trabalho com todos os recursos existentes no mercado.

Quais as características que os empreendedores devem ter para superar esse momento complexo?

Estamos passando por um momento de muitas mudanças com uma renovação completa de mercado e estratégias de trabalho. Aqueles que não estiverem abertos a essa reestruturação terá dificuldades maiores que aquelas que estão se mostrando presentes no momento. Essa é a característica inicial e primordial: ser aberto a inovações.

Qual a importância do autoconhecimento?

O autoconhecimento é fundamental para o bom desempenho de qualquer empresa. Para isso, é importante descobrir quais são os seus pontos fortes que serão ainda mais aproveitados, e os pontos fracos que devem ser melhorados para alcançar outro nível no negócio próprio.

Quais outras ferramentas são fundamentais para esse empreendedor?

Todas as ferramentas ensinadas no meu método e nos meus cursos que são focados nos Pilares do Empreendedorismo, Estrutura Emocional Empreendedora, na Liderança, na Introdução Empresarial em Meios Digitais, em Vendas e Marketing, no Empoderamento Feminino, na Gestão Financeira e em Gestão de Padarias (uma das principais necessidades e forma simples de impulsionar o empreendedor e gerar alimentos e lucros).

Como o controle emocional influencia na condução de um negócio?

Trabalho diretamente com empreendedorismo, desenvolvimento e realizações. Não consigo criar empreendedores de sucesso sem ter pessoas estruturadas emocionalmente, que é o pilar inicial para ter pessoas vencedoras como realmente desejo. Ter domínio sobre as nossas capacidades emocionais é fundamental para o nosso bom desempenho em qualquer área.

E como identificar as oportunidades em mundo interconectado e sem fronteiras?

Todas as pessoas do mundo independente de seu território são únicas e podem fazer coisas únicas por onde permitirem que seus pés estejam e suas mentes alcancem. O meu propósito é ultrapassar todas as fronteiras territoriais ou sentimentos para que todos vivam sua plenitude e causem transformações, permitindo que seu brilho invada o mundo.

Qual a influência das observações externas na vida de um empreendedor?

O cenário africano, por exemplo, é visto por muitos como um cenário de dependência o que gera nas pessoas um sentimento maior de incapacidade, onde a dificuldade de cada um enxergar seu potencial passa a ser bem elevada. Quando encorajados e em um cenário mais receptivo e com mais portas abertas a verdadeira potencialidade do país e de seu povo é evidenciada.

No próprio decorrer dos cursos vivemos momentos intensos, onde posso acompanhar o renascimento de cada um para a plenitude que merecem. Temos um grupo onde posso acompanhar mesmo após os cursos, as histórias e ver a mudança pessoal e profissional para quem busca viver e não mais apenas sobreviver.

Como o seu método “i9 sua vida profissional” molda a percepção daquela pessoa que quer empreender?

O método ajuda os empreendedores a alavancar os rendimentos do negócio próprio ensinando como utilizar a crise e o atual momento que estamos vivendo como gancho para novas oportunidades de venda e lucro. A pessoa que ingressa esse curso, então, passa a enxergar oportunidades em lugares e situações que outras pessoas não enxergam. Isso ajuda com que vendedores medianos se tornem especialistas em vendas. Mais do que querer ser empreendedor é preciso aprender a pensar como um.

Quais as principais potencialidades que são desenvolvidas por esse método?

O método oferece toda a estrutura necessária para uma pessoa comum e sem orientação empreendedora desenvolver um negócio de sucesso, ou até mesmo alguém que já tem experiência alavancar ainda mais as vendas e sucesso do seu negócio. Alguns dos temas que os interessados irão aprender durante a Master Class são:

Como seu emocional afeta o seu negócio e como usar isso em seu benefício; Como pensar como um empreendedor e aprender a pensar como um; Descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos e como capitalizar os seus pontos fortes; Como manter o bom desempenho dos seus negócios e lucrar cada vez mais.

O método também foca na inovação?

Sim. Todo o método é desenvolvido a partir de ideias inovadoras e novidades no mercado do empreendedorismo. Tanto que o nome do método é “I9 sua vida profissional” com um número misturado junto as letras. Isso porque, a partir do momento que implanto nas pessoas o poder de inovação de suas vidas, também tenho que mostrar a minha capacidade de inovação. Buscar o método é uma escolha não só de aprendizado, mas sim de plenitude e transformação.

A transformação da vida profissional passa pelo senso de propósito?

Sim, sem propósito e planejamento o empreendedor não alcança nenhuma transformação que seja realmente satisfatória. É preciso querer mudar de vida e aprender a lidar com dificuldades que vão surgir conforme o tempo. O que vemos muito são pessoas que investem em novos negócios, mas que acabam cercadas de dificuldades para sobreviver no mercado e terminam fechando as portas precocemente. Por isso, a importância de se capacitar e ir atrás do que deseja para oferecer sempre o melhor.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content