Carolina Fernandes é CEO da Cubo Comunicação, palestrante, mentora do curso “Marketing para Empreendedores” e especialista em Marketing & Comunicação com mais de 20 anos de atuação. Nesta entrevista exclusiva ao portal Panorama Mercantil, ela fala sobre a guerra de ADMs e o sucesso nas redes sociais durante o BBB: “Os administradores têm papel fundamental para conquistar e reter o público. Isso é feito através da criação das publicações e na forma como eles se relacionam com a audiência, respondendo mensagens, sendo atenciosos, criando storytelling, etc. O engajamento e retenção da audiência acaba sendo primordial para que de fato a pessoa continue se destacando. Além disso, os ADMs exercem um importante papel na construção da imagem do participante dentro do programa e, consequentemente, na sua continuidade no reality através dos famosos mutirões. Por isso, muitas vezes, essa função é exercida ou gerenciada por pessoas próximas aos participantes, que conhecem sua personalidade, sua linguagem, suas preferências, evitando assim que haja um desalinhamento entre expectativa x realidade. Os administradores de perfis desempenham um papel crucial no gerenciamento de crises, especialmente quando as discussões ocorridas no confinamento podem afetar a imagem dos participantes. O ideal é que sempre tenham um time 24h por dia conectados”, afirma a mentora e palestrante.
Carolina, como você avalia o impacto da exposição no reality show BBB na construção do futuro financeiro e dos negócios das participantes finalistas?
A exposição em um reality show popular, como o BBB, pode proporcionar uma grande visibilidade e oportunidades para os participantes, especialmente os finalistas. Eles ganham muitos seguidores e fãs, aumentando sua popularidade e influência nas redes sociais. Isso pode se traduzir em oportunidades de negócios e parcerias lucrativas, como contratos de patrocínio, publicidade, colaborações de moda, lançamento de produtos, convites para eventos e muito mais.
Sobre os participantes, de modo geral, podemos pegar como exemplo o Gil do Vigor que, seis meses após o fim do reality entrou para o ranking da Forbes Under 30 tendo faturado o equivalente a R$15 milhões em publicidade. O mesmo ocorreu com o atleta Paulo André, que desfilou no Fashion Rio e se tornou embaixador da Nike e da perfumaria de luxo Paco Rabanne. No que se refere aos campeões das edições, podemos dizer que estão com a vida financeira resolvida. A vencedora mais recente, a médica Amanda Meirelles, ganhou um valor superior a R$4 milhões, somando o prêmio de R$2,8 milhões do campeão às outras conquistas obtidas durante o programa, sem contar os contratos em potencial que podem surgir.
É importante que os finalistas aproveitem a exposição de forma estratégica e inteligente, utilizando o momento para consolidar sua marca pessoal e capitalizar sua popularidade. Outro fator importante é a construção de uma carreira consistente fora do reality show, eles precisam investir em sua imagem pública, cultivar relacionamentos com marcas e de uma forma estratégica, aproveitando todas as oportunidades para traduzir essa exposição inicial em um sucesso sustentável a longo prazo, principalmente até o final do ano desta edição, no ano seguinte os holofotes já estão para os próximos participantes e se você não trabalhou bem sua imagem, já corre o risco de ser esquecido. Você lembra dos finalistas das últimas 5 edições?
Que estratégias os administradores de perfis adotam para aumentar o número de seguidores das participantes após o programa?
A criatividade e o fazer diferente são sempre diferenciais nesses casos, mas algumas estratégias comuns são a criação de um conteúdo consistente e de qualidade, com muita humanização e o dia a dia do participante. Afinal, o público estava acostumado a seguir todos os passos deles dentro da casa, portanto, trazer um conteúdo autêntico e interessante vai atrair e reter os seguidores.
Como sempre digo, redes sociais são feitas para se socializar, dessa forma, explorar ao máximo esse envolvimento ativo com respostas a comentários, curtidas, promovendo enquetes e interações com os seguidores acaba criando um senso de proximidade e se tornando uma comunidade engajada. Parcerias com outros influencers ou marcas também têm muita possibilidade de ampliar a audiência. Presença VIP em eventos também funciona bem. Não ficar refém de apenas uma mídia, trabalhar bem o crossmedia para ampliar o alcance na visibilidade e reconhecimento.
Por que o crescimento significativo no número de seguidores no Instagram é considerado uma conquista importante para as finalistas do BBB?
A princípio essa é uma métrica adotada por entender que esse crescimento gerou mais reconhecimento e credibilidade. Porém, o ponto alto está no poder do engajamento e da influência. Não basta conquistar mais seguidores, é preciso ter uma base leal de fãs engajados que interajam com o seu conteúdo, que sejam influenciados em decisões de compras a partir de uma indicação.
Obviamente, um número maior de seguidores aumenta as oportunidades de negócios e parcerias, já que as marcas estão sempre em busca de pessoas com mais visibilidade. Porém, nem sempre o número de seguidores é sinônimo de monetização. Eu sempre digo aos meus clientes: vocês preferem um milhão de seguidores ou 1000 clientes ativos que comprem de fato o que você vende? Quando não há um trabalho com essa base de seguidores, esse número torna-se uma mera métrica de vaidade.
Qual é o papel dos administradores de perfis na interação com os seguidores e na criação de publicações criativas para cativar e engajar o público?
Os administradores têm papel fundamental para conquistar e reter o público. Isso é feito através da criação das publicações e na forma como eles se relacionam com a audiência, respondendo mensagens, sendo atenciosos, criando storytelling, etc. O engajamento e retenção da audiência acaba sendo primordial para que de fato a pessoa continue se destacando. Além disso, os ADMs exercem um importante papel na construção da imagem do participante dentro do programa e, consequentemente, na sua continuidade no reality através dos famosos mutirões. Por isso, muitas vezes, essa função é exercida ou gerenciada por pessoas próximas aos participantes, que conhecem sua personalidade, sua linguagem, suas preferências, evitando assim que haja um desalinhamento entre expectativa x realidade.
Como os administradores de perfis gerenciam crises e controvérsias nas redes sociais, considerando que as discussões ocorridas no confinamento podem afetar a imagem dos participantes?
Os administradores de perfis desempenham um papel crucial no gerenciamento de crises, especialmente quando as discussões ocorridas no confinamento podem afetar a imagem dos participantes. O ideal é que sempre tenham um time 24h por dia conectados para que seja feito um monitoramento e acompanhamento efetivo, com respostas rápidas e estratégicas em momentos como esse, com pedidos de desculpas, esclarecimentos e notas oficiais.
A efetividade da estratégia adotada pelos administradores é determinante no engajamento dos seguidores, o que influencia diretamente no resultado das votações e no futuro do participante. As últimas edições trouxeram vários exemplos de estratégias de comunicação que não surtiram efeito, como o caso da Karol Conká, Projota, “Cara de Sapato” e MC Guimê.
Quais são as consequências para os participantes do BBB quando ocorrem cancelamentos de contratos, eventos e ações de marcas devido a crises ou desinteresse do público?
Quando ocorrem cancelamentos de contratos, eventos e ações de marcas devido a crises ou desinteresse do público, os participantes do BBB podem enfrentar perda de oportunidades comerciais, danos à imagem e reputação, redução do engajamento e número de seguidores, dificuldades na recuperação e impacto emocional e mental. A recuperação depende da forma como lidam com a crise, aprendem com os erros e recebem apoio dos fãs e seguidores. Por isso é importante ter uma comunidade forte, que está ali apoiando. Essa construção de uma base engajada é o importante papel dos administradores.
Como a audiência do programa e a exposição oferecida às marcas influenciam na escolha dos participantes mais adequados para divulgar produtos e influenciar o público?
Alguns tópicos acabam sendo o norte para a escolha: alcance e visibilidade do participante, engajamento e influência, imagem e reputação congruentes com os valores da marca e com o público alvo do produto ou serviço.
Que estratégias os administradores de perfis adotam para fomentar o engajamento nas redes sociais e construir uma base de fãs fiéis aos participantes?
Criar conteúdo relevante e autêntico; interagir e responder aos seguidores; estabelecer parcerias estratégicas; manter consistência na presença nas redes sociais; monitorar e analisar os dados de engajamento; conseguir pegar algo interessante do participante, algum feito dele para explorar e potencializar na construção do reconhecimento.
Quais são as características essenciais de uma equipe de administradores de perfis eficientes no contexto do BBB?
Conhecimento do programa, habilidades sênior de gerenciamento de redes sociais, capacidade de criar e adaptar estratégias de forma rápida, lidar com crises e controvérsias, criatividade e inovação, proximidade e entendimento da personalidade, preferências e objetivos do participante.
Qual é a importância de um planejamento e estratégia antecipados ao confinamento para garantir uma presença consistente e alinhada com as ações dos participantes dentro da casa?
São cruciais para garantir uma presença consistente e alinhada com as ações dos participantes dentro da casa. Isso proporciona uma imagem autêntica, aproveita a exposição oferecida pelo programa, gerencia crises, integra-se à estratégia de marketing e constrói uma base de fãs fiéis.
Por que a humanização da presença nas redes sociais é fundamental para estabelecer uma conexão próxima entre os participantes e seu público?
Redes sociais são feitas para socializar. Quanto mais conexão e proximidade entre participantes e público, melhor! Pois, cria autenticidade, empatia, confiança, engajamento significativo, identificação e inspiração, além de ter impacto nas decisões de compra. Ao humanizar sua presença, os participantes estabelecem uma conexão duradoura e significativa com seu público, o que contribui para seu sucesso nas redes sociais.
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