A farmacêutica brasileira Cellera Farma e a Ferring, empresa suíça que atua em medicina reprodutiva, saúde materna, gastroenterologia e urologia, acabam de firmar uma parceria, unindo suas maiores competências para o desenvolvimento de um medicamento inovador no país.
O modelo de negócio prevê a transferência de know how (conhecimento), desenvolvimento, produção e comercialização de um medicamento do portfólio da gastroenterologia. Trata-se de um fármaco indicado para pacientes que sofrem com fissura anal, diagnóstico com poucas opções terapêuticas no Brasil atualmente.
Para a Cellera Farma, diz o presidente Omilton Visconde Júnior, é estratégico entrar para um mercado com cenário competitivo favorável, onde uma necessidade médica não é atendida para o diagnóstico atualmente.
“Buscar alianças é o core do negócio Cellera e a parceria com a Ferring no projeto DLG fortalece nosso posicionamento em gastroenterologia, agregando valor ao nosso negócio”, afirma Omilton Visconde Júnior.
As vendas da Cellera em 2022 deverão atingir R$ 480 milhões, um crescimento de 28% em relação a 2021. A expectativa para 2022, com o novo negócio, é ampliar a participação da farmacêutica em doenças gastrointestinais.
A área de medicamentos em gastroenterologia é um mercado em forte expansão e somente em 2021 ampliou 9%.
Para Rafael Suarez, CEO da Ferring, a oportunidade de ingressar no mercado brasileiro com um fármaco inédito traz uma perspectiva positiva. A Ferring tem um consolidado know-how de como desenvolver produtos nas áreas de fertilidade, saúde feminina, urooncologia, gastroenterologia – com especial atenção a disbiose intestinal- dentre outras.
“Não possuímos unidade fabril no Brasil. Por estratégia da empresa foi proposto inicialmente um desenvolvimento local (Brasil), mas com potencialidades de internacionalização. Assim, buscamos uma empresa que tivesse, ao mesmo tempo, expertise para produção de semissólidos, capacidade produtiva, capilaridade no mercado de gastro e apetite para crescer além de nossas fronteiras. E vimos na Cellera um parceiro perfeito para essa iniciativa”, explica Suarez.
No Brasil, no ano de 2021, mesmo durante a pandemia a empresa manteve os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento da companhia foram próximos a R$ 12 milhões. A Ferring investe de 18% a 20% do seu faturamento para o desenvolvimento de novos produtos em seus 12 centros de inovação em diversos países.
O produto, o DLG, será um gel, que combina dois fármacos, de uso tópico (local). Inovador, o medicamento vai acelerar o processo de cicatrização da fissura anal e controlar a dor.
O DLG será produzido no Brasil na planta da Cellera Farma em Indaiatuba, interior de São Paulo. Segundo a Cellera, a planta da fábrica possui capacidade produtiva e a mesma tecnologia empregada pela Ferring durante a etapa de desenvolvimento do produto para fabricá-lo em escala industrial.
“Estamos otimistas em trazer para o mercado um medicamento inovador para o tratamento de uma patologia com elevado subdiagnóstico com grande chance de um tratamento de sucesso”, completa Visconde Júnior.
Sobre a Cellera Farma:
Cellera Farma é resultado da aquisição do Instituto Terapêutico Delta e da empresa MIP Brasil Farma, com o investimento do grupo Principia Capital Partners em parceria com o sócio Omilton Visconde Junior, empresário com grande experiência no mercado farmacêutico brasileiro.
Desde 2017 quando faturou R$60 milhões a Cellera vem crescendo com taxas superiores ao mercado, possui foco em desenvolvimentos inteligentes e parcerias estratégicas, notadamente nas especialidades SNC e Gastroenterologia.
Localizada na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, a planta fabril tem 25 mil metros quadrados de área total construída, aprovada pela Anvisa como planta de produção para medicamentos, cosméticos e produtos para saúde.
Sobre a Ferring:
A Ferring é um grupo biofarmacêutico especializado, líder em medicina reprodutiva e saúde materna, gastroenterologia e urologia. Desde 1950, a companhia tem como compromisso ajudar pessoas a construir famílias e a terem uma vida melhor, por meio de soluções inovadoras, desenvolvimento de novas terapias e gerenciamento de ciclo de vida.
Com aproximadamente 6.500 funcionários em 56 países, além da distribuição em 110 países, a empresa global trabalha arduamente para fornecer soluções de saúde personalizadas, integrando produtos farmacêuticos com diagnósticos, dados, dispositivos, educação e serviços de suporte para otimizar os resultados de saúde, sempre orientada pela ciência e confiança no poder da pesquisa.
Com seu comprometimento na causa humana, a Ferring conta com uma responsabilidade social ampla que conduz os negócios de uma forma que maximize os impactos positivos nas comunidades que atua, com iniciativas que possam fazer a diferença na saúde e na qualidade de vida das pessoas, hoje e amanhã, por meio de parcerias e compartilhamento de conhecimento, como a colaboração com organizações no combate à mortalidade materna.
*Com participação da jornalista Valéria Vargas.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…
Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…
A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…
O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…
A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…