Sua Página
Fullscreen

ChatGPT pode levar OpenAI à falência

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Após captar as atenções de empresas e pessoas de todo o mundo desde o seu lançamento em 30 de novembro de 2022 e conquistar 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro deste ano, tornando-se o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história, o ChatGPT pode levar a sua desenvolvedora à falência até o final de 2024, conforme uma previsão da Analytics India Magazine.

De acordo com a análise, o chatbot teria o custo diário de manutenção de cerca de US$ 700 mil (cerca de R$ 3,405 milhões) para a OpenAI, ao passo em que a monetização da ferramenta ainda não seria rentável para a desenvolvedora.

Ainda de acordo com o estudo, a disponibilidade das APIs do ChatGPT – com a qual os desenvolvedores têm liberdade para gerar soluções sobre a estrutura do bot da empresa sem reverter parte de seus lucros para a companhia – está entre os principais fatores que podem comprometer o futuro da OpenAI já no próximo ano.

Na visão de Rogerio Gomes, sócio-administrador da WRG Marketing, a notícia que expôs os altos custos de manutenção do ChatGPT por parte da OpenAI é surpreendente. “A novidade do ChatGPT chegou com tudo e continua moldando e mudando o mercado. De um lado, temos empresas e soluções de software sendo criadas com base no uso da API do ChatGPT e, do outro, pessoas estudando ou usando a inteligência para realizar pesquisas dos mais variados tipos, como ‘concursos inss‘, ‘qual a ordem dos iphones’, ‘curso de prospecção de clientes‘, ‘marca de carro de luxo‘ ou ‘cancelar passagens aéreas‘, observa Gomes. “E, a cada dia, todo o mercado tecnológico se torna cada vez mais dependente do ChatGPT”, considera.

O sócio-administrador da WRG Marketing destaca que a OpenAI é uma empresa com uma tecnologia “revolucionária”, mas que, ao mesmo tempo, ainda luta para fechar as contas. “Por enquanto, a Microsoft e outros investidores estão mantendo tudo funcionando, mas não seria surpresa ouvir, em breve, que eles [OpenAI] vão abrir capital na bolsa”, pontua. Hoje, a OpenAI é uma empresa de capital fechado que conta com investimentos de diversas companhias.

Leia ou ouça também:  Alta taxa de juros impõe diversos desafios econômicos

Para Gomes, este será o caminho lógico para a OpenAI: “De qualquer forma, não acredito na falência da empresa, porque a dependência do mercado aumenta, dia após dia”, afirma.

Vazamento de dados

Para além da questão financeira abordada pela Analytics India Magazine, a segurança da informação está entre os temas considerados delicados que envolvem o ChatGPT da OpenAI. Segundo um balanço realizado pela Group-IB, mais de 101,1 mil credenciais de acesso ao aplicativo vazaram na dark web em junho, divulgando nomes e senhas de usuários. Além do mais, os dados vazados podem conter informações confidenciais a partir de chats salvos.

O Brasil é o terceiro país com o maior número de informações vazadas no ChatGPT. De acordo com o levantamento, 6,5 mil contas do país foram comprometidas, logo atrás da Índia (12,6 mil) e Paquistão (9,2 mil).

Para mais informações, basta acessar: https://www.criarsites.com/melhor-hospedagem-de-sites/

Última atualização da matéria foi há 3 meses


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content