Categories: Sociedade

Combatendo fake news sobre guerra na Ucrânia

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Para os colaboradores da plataforma global de publicidade originária da Ucrânia, a MGID e para toda a população do país, Fevereiro de 2022 pareceu um longo ano com 28 dias com o início de uma das guerras mais violentas de todos os tempos.

Logo após os primeiros ataques no dia 24/02, a empresa ajudou todos os seus colaboradores da Ucrânia a serem realocados para áreas seguras e providenciou todo o suporte necessário para o seu bem-estar. Além disso, a plataforma encerrou todas as operações na Rússia assim como parou de trabalhar com todos os publishers russos, mesmo sendo a empresa líder em publicidade nativa no país.

Alguns dias após o primeiro ataque da Rússia à Ucrânia, Nickolas Rekeda, CMO da MGID, inquieto com a situação atual no país e frustrado por ter sido recusado pelo exército ucraniano por não possuir o perfil desejado para o combate, teve um insight. Como profissional de adtech, iria usar a sua expertise e a publicidade digital para combater a desinformação sobre a situação atual na Ucrânia.

No início, o movimento focou em lançar campanhas na plataforma da MGID com arrecadação de fundos nos EUA e na Europa para conseguir doações para causas humanitárias ucranianas. No entanto, a desinformação gerada pela Rússia, que propagava informações falsas entre os russos sobre a situação real na Ucrânia, estimulou a mudança de posicionamento e a publicação de uma carta aberta ao mercado de adtech.

Assim nasceu a campanha anti-fake news, com o foco em alcançar usuários na Rússia e Belarus para disseminar os verdadeiros fatos sobre o que estava acontecendo na Ucrânia. A MGID uniu forças com mais 50 empresas, incluindo o Ministério Ucraniano de Transformação Digital e a IAB Ucrânia, para lançar os anúncios combatendo as fake news sobre a guerra. As peças traziam detalhes como os números de soldados e combatiam as informações de Putin sobre “ser apenas uma operação militar especial na Ucrânia”.

Os colaboradores e voluntários, mesmo trabalhando em abrigos antiaéreos, fizeram questão de contribuir com o sucesso da campanha, como uma forma de combater diretamente a Rússia, sem ser em um campo de guerra. Os resultados da campanha estão em números:

29.253.581.852 visualizações

83.700.714 cliques

4.179.083.121 usuários únicos alcançados

$60,000 dólares gastos

A operação da MGID continua a funcionar normalmente, com mais de 750 funcionários em 15 escritórios ao redor do mundo. A empresa já possuía uma cultura descentralizada e com home office, o que facilitou a adaptação geral à nova situação.

Sobre a MGID:

A MGID é uma plataforma global de publicidade que ajuda as marcas a alcançarem públicos locais exclusivos em escala. A solução usa tecnologia privacy-first baseada em IA para veicular anúncios relevantes e de alta qualidade em ambientes brand-safety. A empresa oferece uma variedade de formatos de anúncio, como nativo, display e vídeo, com foco em user experience. Isso permite que os anunciantes impulsionem a performance e awareness da marca, além de que os publishers engajem e monetizem as suas audiências. Mensalmente, a MGID alcança 900 milhões de visitantes únicos, com 200 bilhões de impressões dos anúncios, em 25 mil veículos e portais confiáveis.

*Com participação da jornalista Camila Florio.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!
Espaço Publicitário:

Recent Posts

A Guerra do Contestado contada em detalhes

A Guerra do Contestado (1912–1916) é um dos episódios mais significativos e complexos da história…

11 horas ago

Marta Kauffman: raio-x da autora de Friends

Poucos criadores na história da televisão podem reivindicar um impacto cultural tão duradouro quanto Marta…

23 horas ago

O infortúnio de alguns fundadores da FIESP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) é um marco na história…

1 dia ago

Histórias inspiradoras de mulheres na política

A presença feminina na política sempre foi marcada por desafios históricos, sociais e culturais. Durante…

2 dias ago

Como Nicolae Ceaușescu foi fuzilado no Natal

O fim de Nicolae Ceaușescu, o ditador que governou a Romênia com punhos de ferro…

2 dias ago

Você confia na capacidade da Polícia Militar?

A confiança na Polícia Militar (PM) brasileira tem sido um tema de intenso debate nos…

3 dias ago