Como reduzir gastos com combustíveis na empresa?

Como posso reduzir gastos com combustíveis na empresa? Há diversas formas de uma empresa gerir suas finanças, de acordo com o modelo de negócios. Conforme o segmento da empresa se projeta muitas são as despesas que precisam de atenção, para garantir o bom funcionamento dos serviços. Nesse sentido, para dar andamento ao projeto da empresa e atender às suas demandas, o orçamento precisa ser avaliado de forma criteriosa, ainda mais, quando por um imprevisto ou dívidas, a empresa precise de socorro financeiro, como a contratação de empréstimo com garantia, por exemplo.

Além disso, de acordo com o volume das despesas é possível avaliar os preços dos produtos e serviços. Portanto, a gestão do orçamento também define a margem de lucro gerado pela empresa.

Além de representar a projeção de gastos e lucros da empresa, o controle do orçamento se torna importante também para evitar problemas financeiros. Em uma empresa saudável financeiramente, as condições de negócios no mercado.

Entretanto, para realizar o controle do orçamento da empresa, é preciso identificar os principais gastos. De acordo com o segmento da empresa, o uso de veículos para atividades profissionais é alto. Entrega de encomendas, reuniões com fornecedores e parceiros de negócios são algumas das atividades em que os carros são mais utilizados.

Dessa forma, os gastos relativos ao transporte, mesmo que possam parecer simples, representam um montante expressivo ao final do mês. Dentre os principais custos nesse sentido, o gasto com combustível se destaca.

Com as constantes oscilações de preço do barril de petróleo no mercado financeiro, os principais combustíveis acabam sofrendo os efeitos dessas variações. Desse modo, é comum encontrar variações de 20 centavos no litro da gasolina entre uma semana e outra. Nesse caso, a cada 100 litros de gasolina, é possível que as despesas variem em até R$2 mil.

Ao longo desse artigo iremos trazer algumas formas de manter o controle das finanças da empresa e das despesas com combustíveis.

O controle de quilometragem e consumo deve ser o primeiro passo

Realizar viagens de trabalho vem se tornando algo cada vez mais comum nas empresas brasileiras. Geralmente estas viagens se referem ao fechamento de novos negócios. Além disso, o deslocamento também se dá para a prestação de serviços.

Outra forma, conforme o tamanho da empresa, é preciso ter uma frota de veículos condizente com a necessidade. Entretanto, os carros e utilitários precisam receber um controle rigoroso das suas atividades. Isso porque, conforme a rodagem dos veículos, maior o consumo, seja de combustível, óleo, pneus e afins.

Portanto, para que estes gastos não se tornem expressivos, é interessante criar um sistema de controle dos carros. Ou seja, toda vez que um funcionário utilizar o carro da empresa utilizar um carro, deve registrar a quilometragem na partida e na chegada.

Com este controle sendo posto em prática, a empresa pode identificar a média de consumo dos veículos, verificando as manutenções periódicas. Além disso, este procedimento de controle da frota facilita a projeção das despesas da empresa com cada setor.

Em casos onde o carro apresenta despesas elevadas, é possível fazer a avaliação de uma possível troca de frota.

Estabelecer parceria com rede de postos é possível

Com o controle do orçamento da empresa sendo executado conforme as projeções mais favoráveis, é possível novas ampliações nos negócios, assim como ter mais segurança na hora de contratar um empréstimo com garantia para realizar essas ampliações.

Outra forma de ampliação pode ser referente aos negócios entre empresas, parcerias e convênios parceiros.

Portanto, esse é o momento de reduzir gastos com combustíveis na empresa através de parcerias. Desse modo, uma parceria que pode ser realizada é com uma rede de postos de combustíveis. Conforme a dimensão das necessidades de atendimento da sua frota, é importante contar com uma rede mais ampla.

Com essa parceria, você e sua empresa se comprometem a se tornar clientes fidelizados da rede conveniada. Além disso, é preciso estipular um volume de consumo mensal, com base naquele controle de quilometragem e consumo da frota. Em contrapartida, sua empresa ganha descontos exclusivos na rede.

Troca de veículos da frota é uma alternativa

Para que a empresa apresente os resultados esperados, seja nas finanças, seja nos negócios, precisa atuar na prevenção de prejuízos. Dessa forma, a manutenção da estrutura da empresa é fundamental para manter o alto nível.

Dessa forma, para empresas que usam constantemente veículos nas atividades, é interessante investir na renovação periódica dos carros.

Além de manter a melhor estrutura, essa renovação permite também que o desempenho e a economia com manutenção sejam maiores. Em alguns casos, mesmo que a empresa tenha que recorrer a um crédito barato, como no caso do empréstimo com garantia de imóvel, essa troca acaba valendo a pena.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content