Consultoria ajuda marcas a expandir suas redes

Criada para auxiliar e desenvolver novos franqueadores e expandir o mercado de franquias, a Y Consultoria é uma empresa com uma década de mercado. Composta por uma equipe multidisciplinar, o trabalho da consultoria é focado em ajudar negócios a expandirem, priorizando o melhor formato para cada empresa. Com o objetivo de assessorar diversos negócios, a empresa também colabora para que marcas já estruturadas aprimorem seus processos, tudo isso para fomentar o empreendedorismo no país. “Nosso trabalho é feito de ponta a ponta, ou seja, traçando as possibilidades de melhoria de cada cliente e arquitetando as estratégias para que o negócio cresça e se desenvolva”, explica Eduardo Santinoni, sócio-fundador da Y Consultoria. Formada por executivos com anos de experiência no setor e que também são franqueados, a Y Consultoria conhece o dia a dia e acompanha as operações de perto. “Esse contato mais próximo que temos com a rotina de um franqueado nos ajuda a decidir quais são os pontos mais importantes para focar e garantir o sucesso dos novos empreendedores. Além disso, depois que as marcas já estão estruturadas, somos procurados para sanar questões pontuais que aparecem em decorrência do amadurecimento das empresas e do relacionamento com os franqueados”, completa o experiente e requisitado sócio-fundador da Y Consultoria.

Eduardo, o que existe de mais interessante hoje no mercado de franquias?

O que tem de mais interessante é o baixo risco e a diversidade. Baixo risco porque, se a gente for analisar o número de fechamentos de unidade de empresas que não são franquias, os primeiros cinco anos, conforme o Sebrae, chega a 80%. Já no franchising, esse número se aproxima de 10%. Então, o primeiro é o mais interessante, é a diminuição do risco.

Isso acontece porque são modelos testados, marcas fortes e muito suporte, apoio da franqueadora e de toda uma rede. E quando a gente fala sobre variedade é porque existem diversas alternativas de possíveis setores, de valores de investimento, uma diversidade enorme. E escolher qual é o setor certo ou a capacidade de investimento são extremamente individuais, então cada pessoa tem sua régua, o tamanho da sua capacidade de investimento e dos setores que fazem sentido para elas atuarem, desde pela aptidão, pela capacidade de execução. Eu diria que o mais interessante é o baixo risco que existe no setor.

Quais os grandes pontos para que um franqueador se torne bem-sucedido no setor?

Tudo inicia em um bom modelo de negócio, um modelo de negócio testado com marca forte, no qual o franqueado ganha dinheiro. Isso vai sustentar a rede pra que à medida que a rede for crescendo, for vendendo mais unidades do que fechando pontos, o modelo se sustente, pra que não fique o negócio de vender aqui e fechar ali. E isso vai acontecer só com o modelo de negócio sólido e passar dessa fase precisa de alguns elementos fundamentais.

O primeiro é gestão. É preciso ser um bom gestor de unidade e um bom gestor da rede. Só fazendo isso, por meio de indicadores e plano de ação, é possível monitorar e, efetivamente, dar um suporte de qualidade pra rede e esse suporte de qualidade vai proporcionar que esse modelo já bem-sucedido se sustente e o franqueado continue tendo sucesso. Outro ponto é ter claro que uma empresa franqueadora é uma empresa de treinamento. É necessário o constante treinamento aos franqueados e para a equipe para que esse modelo de sucesso seja replicado. Conseguir fazer isso muito bem necessita que a franqueadora tenha uma habilidade de gerir uma rede de empresários e de pessoas e tenha uma capacidade de diálogo e liderança muito fortes. Só com essas competências relacionais bem aguçadas de liderança que esse franqueador vai ser capaz de conduzir essa rede.

Como surgiu a ideia da Y Consultoria?

A Y Consultoria nasceu do partir do meu propósito de vida. Acredito que o mundo precisa de mais e melhores empreendedores. Que o empreendedorismo está a nossa volta, que não é fenômeno da natureza, que o empreendedor ficou disposto a correr risco, dedicar esforço, tempo e dinheiro, pra aquilo ficar em pé. Por isso, acredito que o mundo precisa de mais e melhores empreendedores.

Fui franqueado, vim da consultoria, minha formação é toda em consultoria e eu só combinei esse meu sonho com essas habilidades. Nessas consultorias de algumas redes, entendi que é o lugar onde é possível o empresário de sucesso possa ajudar outros empresários a ter sucesso, é uma maneira muito eficiente de fomentar esse empreendedorismo.

Quais os principais pilares da empresa?

A primeira questão é que nós atuamos como franqueado, nós operamos, atualmente, três unidades franqueadas e isso nos faz viver o que é a realidade de um franqueado, as dores, desafios e benefícios de ser franqueado. Também já atuamos como franqueadores. Algumas empresas já nos chamaram e nós visitávamos a unidade, conduzíamos equipe, dava suporte, então a gente também viveu essa ponta. E somos fornecedores do sistema de franquias, como consultoria, então a gente viveu as 3 pontas do franchising.

Além disso, nossa equipe trabalha com um objetivo, nosso sucesso só acontece quando enxergamos o sucesso pelo qual a gente foi contratado. Então, eu não abandono o cliente, não só entrego os papéis, documentos ou um escopo definido. Pegamos na mão efetivamente do nosso cliente até que o sucesso pelo qual ele nos contratou tenha acontecido. Exemplo: se uma empresa me chamou pra ajudar a transformar a marca em franquia, desenvolvemos o projeto e a nossa entrega não está na entrega dos arquivos, a nossa entrega está quando efetivamente ele virou um franqueador, fez nascer o primeiro franqueado, deu apoio pra ele, implantou de fato todo o plano traçado. Só quando vemos que o cliente aprendeu sobre todo esse processo que decidimos que ele está pronto para seguir.

Por que uma equipe multidisciplinar é essencial para um mercado como esse?

O franchising é muito sobre gestão e a gestão é naturalmente multidisciplinar. É preciso entender sobre estratégia, é preciso entender sobre ações, marketing, sobre vendas, é preciso entender tecnicamente sobre os produtos e serviços que as unidades prestam para os clientes. E, por tanto, naturalmente, existe uma diversidade de disciplinas, competências e conhecimentos que são necessárias na condução de uma rede franqueadora. Além disso, a própria gestão da rede franqueadora, com as competências relacionais, faz com que haja a necessidade de que essa equipe seja multidisciplinar.

Como as marcas já estruturadas têm aproveitado desses pontos?

As marcas já estruturadas viveram muito das dores e desafios do caminho e foram aprendendo a importância de ter uma equipe multidisciplinar e de como conduzir, liderar, gerenciar essa equipe multidisciplinar. Obviamente, por estarem saturados e terem capacidade, são capazes de contratar e ter em seus times pessoas muito capacitadas, Estamos falando de condições de negócios e pessoas, naturalmente a qualidade do time que eu tenho dentro de casa vai ditar o sucesso da minha rede, então por estarem já
consolidadas, conseguem trazer pra dentro de casa um time extremamente capacitado e multidisciplinar.

As mesmas estratégias usadas pela Y Consultoria são ideias tanto para marcas emergentes como para marcas consolidadas?

As estratégias são diferentes de marca pra marca, independente se ela é consolidada ou emergente. Por quê? Porque estratégias variam conforme os modelos de negócio e conforme os seus líderes, os seus gestores. É a combinação dessas duas coisas que determina qual estratégia cada marca vai adotar.

Se estamos de marcas de emergentes, tem uma linha de trabalho que podemos adotar para atuar e atacar o mercado. A partir disso, definimos como ajudar essas empresas se estruturarem pra iniciar suas expansões. Quando falamos de marcas já consolidadas, pode ser de uma revisão dessas estratégias ou também buscar ajuda na implementação de estratégias como a marca já consolidadas. E claro, a abordagem da Y Consultoria varia também conforme o porte da empresa que estamos ajudando. Então varia conforme empresas e também conforme o porte.

Quais os principais diferenciais da consultoria?

Nós fazemos principalmente, o auxílio na expansão de negócios. Fazemos isso por meio de análise de franqueabilidade, expansão e formatação. Isso inclui desde uma análise com estudos de potenciais de mercado, plano de expansão, modelagem de negócio, são formas que temos para executar que ajuda na expansão de negócios. E, para expandir um negócio é preciso estratégia, então nossa rotina é trabalhar com estratégias. Inclusive, trabalhamos com OKRs, que é uma metodologia de planejamento estratégico amplamente utilizado no Vale do Silício e muito difundida em grandes e médias empresas no Brasil. Implantamos os OKRs nas franqueadoras e em outros negócios. Essas são as três principais linhas de trabalho da Y Consultoria.

Como esses diferenciais têm agregado nos negócios das marcas atendidas pela Y Consultoria?

Principalmente pelo olhar que temos, que se diferencia das demais. Somos a única consultoria que opera unidades franqueadas, então temos esse olhar de quem está vivendo o dia a dia da operação. Isso contribui demais para que consigamos pensar modelos em que o franqueado vai ter sucesso e, como mencionei, os modelos de franquias precisam entregar ao franqueado o sucesso e só a partir disso que a franqueadora sustenta suas extensões. Esse é um primeiro fator. Outro fator é que nós pegamos na mão do franqueador até que ele inicie de fato a expansão. Isso traz mais segurança e assertividade nos primeiros passos da marca no ingresso do Franchising ou em qualquer outro formato de expansão que ela estiver escolhendo.

O acompanhamento dessas empresas é diário?

Temos contato diário e disponibilidade diária quando a gente está realizando o trabalho, mas não necessariamente desenvolvemos trabalhos todos os dias. Existe intervalos para fazer dever de casa do nosso lado, do lado do cliente e, normalmente, esses contatos efetivos são semanais.

Quais os outros cenários que a consultoria ainda vislumbra para 2022?

Este ano tem sido um ano bastante aquecido, as marcas têm buscado a expansão dos negócios depois de um período tão difícil. O que temos vislumbrado para 2022 é o nosso passo para dentro da cidade de São Paulo. Estamos abrindo uma estrutura em São Paulo para atender o mercado muito grande, que demanda muito, que precisa de profissionais experientes, que é o nosso caso, então estamos caminhando já para acelerar nossa presença na cidade.

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