Sua Página
Fullscreen

Conta compartilhada é mais um trunfo da Friday

Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Com a promessa de automatizar o processo de pagamento de contas e eliminar a burocracia desse tipo de gestão, a plataforma Friday Pagamentos está disponível na Apple e Play Store para quem quiser participar da fase de testes. A plataforma busca e agrupa todas as contas, boletos e transferências cadastrados no CPF do usuário, além de efetuar os pagamentos de maneira automática, de acordo com as datas programadas, eliminando a necessidade de dedicar um precioso tempo para organizar a rotina de contas a pagar com o uso de diversos apps de bancos. A Friday notifica cada nova operação, organiza por data de entrada e vencimento e o app avisa – via WhatsApp – todas as contas geradas a partir do cadastro, assim como seus vencimentos. Para realizar os pagamentos de suas despesas pela Friday, basta que o usuário transfira os valores para sua conta Friday. A partir daí, assim que agendadas, as transações são feitas automaticamente e os comprovantes são enviados diretamente para o usuário via WhatsApp e e-mail. Essas funcionalidades não só otimizam o tempo, mas também evitam atrasos. “Existe muito pouco valor real adicionado em uma conta em um banco tradicional. Há um tempo, ter uma conta em um banco tradicional era a única maneira de ter acesso a coisas como cheques e cartões de crédito, coisas que, de fato, facilitam a sua vida e aumentam o seu poder de compra”, diz Felipe Castro, CTO/ CPO da Friday.

Felipe, ao que se deve esse movimento dos usuários de bancos tradicionais que migraram para carteiras digitais?

Existe muito pouco valor real adicionado em uma conta em um banco tradicional. Há um tempo, ter uma conta em um banco tradicional era a única maneira de ter acesso a coisas como cheques e cartões de crédito, coisas que, de fato, facilitam a sua vida e aumentam o seu poder de compra. Hoje o cheque não existe mais e o Pix e Cartões de Crédito são oferecidos por qualquer carteira digital. Além disso, bancos tradicionais são associados a uma reputação ruim de cobrar taxas escondidas e não investir em atendimento de qualidade. Incrivelmente, ainda hoje em dia nenhum banco ou carteira digital oferece um serviço que te ajude na organização das contas e pagamentos, que é onde a Friday entra.

Você afirmou que existe muito pouco valor real adicionado à conta de um banco tradicional. Acredita que as lideranças são responsáveis por isso?

As lideranças são as responsáveis finais pela direção da empresa, então, sim. Mas a verdade é que os incumbentes têm como objetivo primário aumentar as linhas de receita tradicionais. O pilar transacional de um banco, pagamento de contas e transferências, historicamente não gera muita receita e tende a gerar menos ainda com a competição dos bancos digitais. Então o banco pensa, “não vou investir em pagamento de contas porque isso não me gera receita”. Só que o racional não pode ser esse. Deveria ser “o que tem valor para o meu cliente?” Se faço o que tem valor para o meu cliente, tem mais chance de ele querer pagar pelos meus serviços. A lógica tradicional é invertida.

Você acredita que o número de usuários de carteiras digitais pode crescer ainda mais nos próximos anos?

Acredito que os usuários vão migrar para serviços que realmente agreguem valor ao seu dia a dia. Com o open banking, a barreira tradicional de “onde você guarda o seu dinheiro” não existe mais, então você vai investir no melhor app de investimento, tomar crédito no melhor app de crédito e pagar contas no melhor app de pagamento de contas, como a Friday.

Quais os cuidados que esses serviços devem ter para que as operações sejam bem-sucedidas e sem riscos para os clientes?

São muitas coisas, mas alguns exemplos que acho realmente úteis são: Testes regulares de segurança. Controle de acesso bem implementado. Anonimização de dados o mais cedo possível no seu BI. Auditorias independentes. Cultura de respeito ao sigilo de dados dos usuários em todos os times da empresa.

Um dos principais pontos de resistência dos usuários com pagamentos on-line é a questão da segurança. Como garantir que seus dados estão seguros em carteiras digitais?

Segurança é um tema super complexo e a resposta simplificada é que as pessoas que estão lidando com as informações dos usuários precisam ser super capazes e responsáveis na definição e execução dos processos e ferramentas de proteção de dados. O problema é que isso é muito difícil para o usuário normal verificar. Uma coisa que pode ajudar é ver se a empresa é regulada pelo BC (se é uma Instituição de Pagamento Regulada), ou se publica quais os testes de segurança que realiza. Uma coisa é certa, só as carteiras que realmente se preocupam com segurança é que sobreviverão para contar a história.

Leia ou ouça também:  Sem apoio existirá dificuldades no caminho

Como os clientes podem acompanhar se essa empresa é regulada pelo BC?

Através do site: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/encontreinstituicao.

Quais os outros obstáculos que essas carteiras digitais terão que “retirar do seu caminho” em sua visão?

Além do obstáculo de realmente mostrarem valor, tem a questão da diferenciação a médio/longo prazo. Dependendo do serviço, a barreira de entrada para competidores pode ser baixa, e isso pode fragmentar muito o espaço e acabar forçando uma aquisição pelos grandes players.

Qual o papel da experiência do usuário nesse cenário?

Partir da experiência do usuário, das dores e a melhor forma de resolvê-las, é condição fundamental e está em todas as discussões sobre qualquer funcionalidade na Friday. É claro que tem várias outras disciplinas em paralelo que precisam ser muito bem executadas para que a empresa realmente tenha sucesso. Você precisa achar canais de distribuição escaláveis, ter um atendimento estelar, garantir a continuidade e segurança das operações, etc. É um leão por dia, mas receber avaliações positivas dos usuários e saber que você de fato contribui no dia a dia deles é muito recompensador.

Como essa experiência pode definir o futuro dos serviços?

Não tenho dúvida que estamos na direção certa. O futuro não é de ferramentas de transferência e pagamento de boletos. O futuro é o usuário dizendo se concorda ou não com um pagamento que foi emitido contra ele e o resto todo se resolvendo sozinho. Mas você só chega lá tendo o cliente como foco absoluto e quebrando todas as dificuldades por ele.

A Friday, empresa a qual você é CPO/CTO, está posicionada nesse mercado?

A Friday entra para ser o melhor app de pagamentos e organização financeira. Nosso objetivo é acabar com a angústia com datas de vencimento e diminuir a fricção de pagar os vários prestadores de serviço que a classe média lida todo mês.

Por essa premissa os bancos tradicionais estão com seus dias contados?

Do ponto de vista do usuário final, é o serviço que faltava para perceber que os bancos não servem mais para nada. Mas ainda acho que os bancos vão continuar tendo um papel relevante na infraestrutura, muito similar ao que aconteceu com Telecom. Você vai ter apps e serviços financeiros que vão capturar o grosso do valor do mercado porque entendem melhor o usuário, e os bancos vão prover serviços de infraestrutura e processamento nesse mercado financeiro que é altamente regulado. Há um tempo você trocava mensagens, baixava músicas e apps em serviços das próprias telecoms. Hoje a única coisa que você quer delas é um 3, 4, ou 5G de qualidade. Até as chamadas de voz elas estão perdendo…

Última atualização da matéria foi há 2 anos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos. Desde já obrigado!

Facebook Comments

Espaço Publicitário:
* * * * * * * * * *
Voltar ao Topo
Skip to content
Verified by MonsterInsights