Controle dos gastos com veículo é essencial hoje

Nos últimos anos, os brasileiros vêm acompanhando um aumento contínuo no preço dos combustíveis, fazendo com que muitas famílias precisem repensar o uso do automóvel no dia a dia. Uma vez que o dólar também está em alta, outros reparos e a compra de equipamentos ou acessórios para os veículos também assustam, principalmente quando o carro precisa de manutenção.

Por isso, para não atrapalhar o planejamento financeiro e a chance de conquistar os grandes objetivos, é essencial ter alguns cuidados para controlar os gastos e evitar o endividamento por conta do veículo.

De acordo com especialistas, manter uma quantia para emergências é a melhor forma de evitar que surpresas desagradáveis atrapalhem sua vida financeira. Porém, para as contas do dia a dia, ficar de olho no orçamento continua sendo a melhor maneira de fugir do vermelho. Veja abaixo algumas dicas.

Uso de apps

Se você tem dificuldade para manter o controle das suas contas, o uso de alguns apps pode ajudar a calcular quais são os seus gastos e identificar as questões que mais consomem o seu dinheiro.

Combustível

O combustível é um dos principais vilões atualmente, graças a seu aumento constante nos últimos meses. No entanto, para diminuir o consumo, faça a manutenção do veículo regularmente. Outra dica é usar o cartão de combustível, uma vez que você poderá ter uma noção maior de quanto é gasto a cada mês apenas com essa questão.

Direção segura

Uma direção segura e adequada, além de consumir menos combustível, evitará danos ao veículo, tanto à sua estrutura externa, quanto às partes internas. Ou seja, isso diminuirá as suas idas a um mecânico por conta de falhas ocasionadas pelo mau uso ou uma direção de risco. Por esse motivo, esteja sempre atento aos sinais que o seu veículo dá, e ao dirigir, preste atenção aos demais motoristas e às necessidades de cada ambiente.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva do veículo deve estar compreendida em seu planejamento financeiro, uma vez que, se você não der a devida atenção a isso, poderá trazer um gasto ainda maior. Problemas identificados no início são uma excelente maneira de evitar grandes prejuízos, além de evitar colocar a sua segurança e a de seus passageiros em risco. Por isso, não deixe de fazer as visitas regulares a uma oficina mecânica de sua confiança.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content