João Silva é especialista em inovação e CEO da Creative Pack, consultoria de inovação da Aduela Ventures, venture builder no segmento de comunicação e entretenimento no Brasil; Gestão de tecnologia e inovação são áreas em que vem atuando como empreendedor; é palestrante e consultor há mais de 15 anos. Ele também foi cofundador do Black Swan, que foi o maior hub de inovação corporativa do norte e nordeste do Brasil. A Creative Pack é uma consultoria de inovação que tem como missão trabalhar a inovação para diminuir as desigualdades de oportunidades. “Estamos sendo alertados com grande força com a percepção do que a Inteligência Artificial pode fazer após o crescimento do uso do ChatGPT, contudo, não podemos reduzir a “apenas” isso. Internet das Coisas (rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam, mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet), robótica, energias renováveis, impressão 3D e outras abordagens com tecnologias embarcadas compõe esse quadro que alterará para sempre nossa relação com o tema trabalho-emprego”, afirma o CEO. Ele ainda diz: “Não se apegue à sua ideia e sim ao que o mercado demanda; junte-se com as pessoas que realmente dividem a carga”.
João, como você decidiu se tornar um empreendedor e o que o motivou a fundar a Creative Pack?
Decidi começar a empreender porque não me encaixava em nada do que presenciava ou tinha acesso na cidade em que morava. Queria viver e criar coisas diferentes para mim e para a sociedade. A Creative Pack é uma consolidação desse desejo que começou depois de 10 anos de carreira, tentando e aprendendo que precisamos de um modelo de empreendedorismo que nos atenda e entenda como latino-americanos e brasileiros.
Como a consultoria de inovação pode ajudar as empresas a se manterem competitivas no mercado em constante mudança?
Costumo dizer que inovação é a estratégia certa para lidar com a mudança. Mudança essa que nunca aconteceu de maneira tão rápida quanto está acontecendo agora. Inovar dentro da corporação desenvolve um pensamento crítico, habilidades e competências para conseguir acompanhar e até protagonizar as mudanças que acontecem no mercado a partir da compreensão que esse mesmo mercado é formado por pessoas e pessoas nunca mudaram tão rápido. Uma corporação que antecipa essas mudanças e tem em seus colaboradores pessoas preparadas para se adaptar a isso sempre estará à frente de seus concorrentes.
Quais são os principais desafios que as startups enfrentam atualmente e como a Creative Pack as ajuda a superá-los?
Acredito que o principal desafio das startups hoje é ter pessoas maduras e/ou preparadas para performar bem em um ambiente de total incerteza. Uma equipe despreparada não consegue promover com velocidade as mudanças do mercado, nem captar e atender bem os seus clientes de um jeito enxuto e de encontro aos anseios dos investidores. Hoje, aqui na Creative Pack estamos dedicados a suportar a evolução individual e coletiva através de uma educação emprendedora que desenvolva essas habilidades e competências, e não apenas conteúdo.
Como a liderança eficaz é importante para o sucesso de uma startup ou de qualquer negócio?
A liderança entre outros aspectos é sobre tomar decisões, e nunca foi tão fundamental decidir rápido e decidir bem. A eficácia dessa tomada de decisão vem de conhecer muito bem o cenário e suas complexidades, esse conhecimento pode vir através de muito estudo estatístico, mas também, principalmente em tempos tão fluídos, de testes e experimentos rápidos com o objetivo de aprender e dominar o cenário.
Quais são as principais tendências em tecnologia que você acredita que terão um impacto significativo nos negócios nos próximos anos?
Certamente as automações que estão substituindo e substituirão ainda mais os trabalhos humanos que são repetitivos. Estamos sendo alertados com grande força com a percepção do que a Inteligência Artificial pode fazer após o crescimento do uso do ChatGPT, contudo não podemos reduzir a “apenas” isso. Internet das Coisas (rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam, mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à internet), robótica, energias renováveis, impressão 3D e outras abordagens com tecnologias embarcadas compõe esse quadro que alterará para sempre nossa relação com o tema trabalho-emprego.
Como a Creative Pack usa a tecnologia para ajudar seus clientes a inovar e crescer?
Aqui na Creative Pack a tecnologia é um meio para tangibilizar o fim que é a inovação em si. Onde necessariamente não é tão importante em ambiente de descoberta quando desenvolvemos o conceito e validamos que aquela é a melhor abordagem, mas que para o seu crescimento e ampliação de uso torna-se fundamental.
Por que a gestão de projetos é importante para o sucesso de uma empresa de consultoria de inovação?
Gestão de projetos é uma matéria que para inovação tem sua importância pela sua finitude, ou seja, chega ao fim. Inovar não é sobre criar coisas novas indefinidamente e sim sobre solucionar problemas reais tendo o usuário no centro. A gestão de projetos traz foco, controle do tempo, gestão de pessoas e principalmente gestão escopo, variando ou não.
Como a Creative Pack ajuda as empresas a identificar oportunidades de negócios inovadoras e lucrativas?
Temos uma metodologia própria que comecei a desenvolver há mais de 15 anos com o objetivo de aumentar a performance de negócios através de um olhar focado em oportunidades. Aqui na Creative Pack não tem essa de inovar por inovar. Se não cortar custos, aumentar desempenho, aumentar a produtividade ou gerar novas fontes de receita não enxergamos como inovação.
Quais os caminhos que a sua empresa aborda na colaboração com outras empresas ou parceiros para fornecer soluções inovadoras?
A cadeia de valor da inovação corporativa é muito ampla e extensa, corriqueiramente encontramos desafios corporativos muito complexos que percorrem do estratégico à operação de empresas, assim quando nos deparamos com esse cenário sempre convidamos um ou mais parceiros especialistas. Nosso foco é atender nosso cliente da melhor forma possível.
Como você vê o futuro da inovação e do empreendedorismo nos próximos anos?
Estamos passando por um amadurecimento de mercado, sendo puxado por uma crise econômica que torna o capital bem mais caro, assim as startups precisam andar o mais rápido possível com as próprias pernas e ter um foco total em entregar valor para o cliente e não só em prometer valor. Nessa fase que estamos entrando temos uma consolidação das corporações inovando mais, com uma compreensão mais ampla e prática de como a inovação tem que se tornar um pilar estratégico para que a companhia se adapte mais rápido as mudanças e perdure cada vez mais. Assim a lógica da relação trabalho-emprego muda completamente a partir de um uso mais abundante de tecnologias focadas em automatizar o que é repetitivo.
Quais são seus principais conselhos para quem deseja iniciar um negócio e se tornar um empreendedor de sucesso?
Não se apegue à sua ideia e sim ao que o mercado demanda; junte-se com as pessoas que realmente dividem a carga e vejam valor na entrega; conecte-se e desenvolva uma rede de mentores que realmente tiveram jornadas que traga aprendizados e nunca subestime o valor de gerenciar o que todos acham burocrático, isso quebra a empresa.
Eder Fonseca é o publisher do Panorama Mercantil. Além de seu conteúdo original, o Panorama Mercantil oferece uma variedade de seções e recursos adicionais para enriquecer a experiência de seus leitores. Desde análises aprofundadas até cobertura de eventos e notícias agregadas de outros veículos em tempo real, o portal continua a fornecer uma visão abrangente e informada do mundo ao redor. Convidamos você a se juntar a nós nesta emocionante jornada informativa.
O comércio eletrônico brasileiro tem experimentado uma expansão significativa nos últimos anos, refletindo mudanças no…
João Augusto Amaral Gurgel, conhecido como João Gurgel, foi um visionário da indústria automobilística brasileira.…
Ao longo da história, as celebrações e eventos excessivos refletem os costumes e valores de…
Nos últimos anos, o Mato Grosso tem despertado a atenção de investidores e especialistas em…
A década de 1990 foi um marco na televisão brasileira. A disputa pela audiência entre…
No cenário do luxo e da alta moda italiana, poucos nomes carregam tanto peso e…