Dante Seferian: “Hoje não é permitido errar nos empreendimentos”

O CEO da Danpris
Superando as expectativas de vendas para o período da pandemia, o mercado imobiliário vem se mostrando um investimento seguro no momento. Com a menor taxa de juros no período histórico – apenas 2% ao ano – a compra de um imóvel no momento parece o mais vantajoso. Entretanto, por conta do período que estamos vivendo, muitas pessoas ainda se sentem inseguras para comprar algum novo empreendimento. Por isso, Dante Seferian, CEO da Danpris, construtora da região metropolitana de São Paulo, dá dicas para quem quer comprar um imóvel agora e não ter arrependimentos no futuro: “Planejamento é essencial. Uma pesquisa é importantíssima para entender o mercado que você vai atuar e até saber os gostos dos clientes, que tipos de fachadas eles gostam, qual item de lazer é mais importante, se gostam mais de apartamentos com ou sem suíte, entre outras coisas. Hoje não é permitido errar nos empreendimentos, então tem que acertar a tipologia de apartamentos que o mercado vai absorver”. Ele vai além: “Temos empreendimentos de qualidade sem compactuar com taxas exorbitantes”. A Danpris Construções e Empreendimentos Imobiliários atua há 40 anos no mercado. A empresa, fundada por Pedro Avedis Seferian, iniciou as atividades construindo empreendimentos comerciais e residenciais, focando em condomínios fechados de residência, loteamentos e também em edifícios comerciais.

Dante, como o mercado imobiliário estava antes da pandemia em sua percepção?

Estava estabilizado e com projeções de crescimento, os juros estavam baixos e agora baixaram mais ainda…

Como se encontra atualmente?

Agora entrou muito a questão da valorização da qualidade de vida, principalmente na área de lazer, então isso é uma coisa que vem se aprimorando. O projeto da Danpris em Itu, o Maxim Home Club, é um grande exemplo disso, tem uma quantidade enorme de áreas de lazer, mais até que o normal. Os apartamentos também agora exigem uma área de trabalho, ambientes maiores…

E o que você vislumbra no pós-Covid?

Acredito que o mercado tende a crescer mais ainda conforme a normalização das coisas (teremos a vacina eventualmente também). Acredito muito no crescimento do mercado imobiliário pós-Covid… essa questão dos juros e da segurança de investir no momento ajudam muito também.

O planejamento é essencial para todos os setores. Qual o peso do planejamento para o setor imobiliário?

Planejamento é essencial. Uma pesquisa é importantíssima para entender o mercado que você vai atuar e até saber os gostos dos clientes, que tipos de fachadas eles gostam, qual item de lazer é mais importante, se gostam mais de apartamentos com ou sem suíte, entre outras coisas. Hoje não é permitido errar nos empreendimentos, então tem que acertar a tipologia de apartamentos que o mercado vai absorver.

Como a Danpris está situada no mercado?

Somos uma construtora e incorporadora focada no programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida) com foco em médio e alto padrão a um preço mais econômico, com empreendimentos na região de Osasco e agora com lançamento em Itu também.

Quais os grandes diferenciais da sua construtora?

O nosso diferencial é o médio e alto padrão econômico. Fazer um produto econômico, com preço acessível e qualidade de padrão médio e alto. Esse é o nosso grande foco.

As áreas de coworking estão entre esses diferenciais. Em que momento a Danpris decidiu incluir essa proposta em seus empreendimentos?

Antes da pandemia nós já estávamos colocando coworking em alguns empreendimentos, agora vamos colocar em todos.

Como a inovação tem afetado o norte da construtora?

Sempre procuramos inovar. Como dito anteriormente, já colocamos o coworking nos empreendimentos antes de virar tendência, agora percebemos essa necessidade de lazer e colocamos mais lazer também, procuramos também aumentar os espaços nos apartamentos pela procura das pessoas de um ambiente mais amplo.

O que é valorizado pela empresa quando os projetos ainda não foram erguidos?

A pesquisa de mercado, ver o que os nossos potenciais clientes estão procurando, ver as novas tendências também.

Qual a importância da localização na escolha de um imóvel?

É preciso pensar se você quer uma cidade mais calma ou agitada, qual a situação econômica da região, entre outros fatores que são importantes observar como o acesso ao transporte público ou rodovias, se tem comércio próximo, se é perto de lugares que você costuma frequentar…

Juros menores estão dando impulso às vendas?

Os juros têm ajudado sim, pois, com 2% de juros ao ano os compradores correm para ter um ativo fixo, um porto seguro, e isso está ajudando muito o mercado imobiliário em todos os padrões, tanto médio, quanto alto, primeira moradia, segunda moradia…

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content