Darla Sierra: “Cuidamos das pessoas através do patrimônio delas”

 Darla Sierra

A VLG Investimentos é uma empresa de Agente Autônomo de Investimentos credenciado à XP Investimentos que desenvolve um trabalho de assessoria para seus clientes. Possui uma equipe de profissionais com uma vasta experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em grandes bancos de varejo e investimentos no Brasil. Sempre atuando no segmento de alta renda, mercado de capitais, Middle Market e Corporate Banking. Recentemente foi considerada a melhor empresa de assessoria de investimentos para trabalhar na região Centro-Oeste, segundo a consultoria Great Place to Work. A empresa foi rankeada em 6º lugar na categoria até 100 colaboradores, entre todos os setores. O reconhecimento é resultado da forte cultura da empresa em buscar um ambiente de trabalho colaborativo e eficaz. Fundada em 2016 em Brasília, DF, a VLG Investimentos possui hoje 32 agentes autônomos credenciados e quatro escritórios no Brasil (São Paulo, Feira de Santana, BA, e Fortaleza, CE, além de Brasília). “A construção do relacionamento de longo prazo com o cliente nos difere do modelo tradicional oferecido pelas instituições financeiras. É possível criar uma proximidade maior, e isso nos permite maior assertividade na construção das estratégias financeiras pensadas para a necessidade de cada indivíduo (ou empresa), e de forma independente de qualquer viés de indicação por parte da instituição”, afirma Darla Sierra, sócia da VLG Investimentos.

Darla, em que momento a assessoria de investimentos ganhou força no Brasil?

Acredito que vem crescendo de forma acelerada nos últimos 5 anos devido a diversos fatores, como a maturação do mercado financeiro com a inserção de novos produtos e uma nova dinâmica na prestação de serviços, o crescimento das corretoras e uma migração dos profissionais experientes saindo dos bancos para empresas independentes. Também não podemos deixar de destacar um movimento natural do mercado, que passa pelas mudanças de cenário macroeconômico e pelo amadurecimento dos investidores, que cada vez mais buscam conhecimento e soluções mais adequadas. Observando esse movimento no Brasil, e usando o mercado americano como referência, posso assegurar que é só o começo. Hoje, podemos observar o cliente investidor cada vez mais próximo do modelo de assessoria e todas as instituições tradicionais se movendo para tentar reter o market share.

Este estreitamento de relacionamento é o maior diferencial dessas assessorias?

Em grande parte, sim. A construção do relacionamento de longo prazo com o cliente nos difere do modelo tradicional oferecido pelas instituições financeiras. É possível criar uma proximidade maior, e isso nos permite maior assertividade na construção das estratégias financeiras pensadas para a necessidade de cada indivíduo (ou empresa), e de forma independente de qualquer viés de indicação por parte da instituição. O serviço de assessoria é pautado pela proximidade, mas também pela capilaridade na entrega de serviços diferenciados e soluções pensadas para cada cliente.

Por que existe mais assertividade dessas assessorias do que no modelo tradicional oferecido pelas instituições financeiras?

Justamente por sermos focados em atender individualmente as necessidades de cada cliente, ajudamos a encontrar soluções que sejam eficientes e que o acompanhem com proximidade. Isso é importante para que essa carteira continue adequada às constantes mudanças do momento de vida do cliente e também do mercado financeiro.

Como se encontra o ecossistema das assessorias de investimentos nos EUA?

Nos Estados Unidos, esse movimento ganhou tração na década de 90, onde a premissa básica é de que o investidor (cliente) acessa o mercado financeiro (corretora) com o apoio de um especialista (assessoria de investimentos). Esse vínculo é tão forte que alguns assessores de investimento quando se aposentam, passam as carteiras para algum especialista de sua própria família. Nos EUA, a profissão de assessor de investimentos (Financial Advisor) é a sexta mais desejada pelos universitários. Há uma projeção de crescimento de 14,9% nesse mercado, entre os anos de 2016 e 2026, segundo a pesquisa do Career Explorer.

O que diferencia as assessorias de investimentos do Brasil e dos EUA?

O que podemos observar é que enquanto nos EUA o volume de investimentos nesse modelo de assessoria supera os 90% de Ativos sob Gestão, no Brasil essa porcentagem seria referente ao dinheiro que ainda está nos bancos. Por isso, apesar do crescimento substancial que nosso setor teve nos últimos anos, esse é só o começo de uma tendência de mudança estrutural em como se faz investimentos no Brasil.

Existe uma premissa que diz que o capital não tem pátria. Como a cultura influencia no relacionamento entre clientes e as assessorias de investimentos?

O nosso compromisso com a excelência é constante. Isso começa internamente e é demonstrado com a renovação do nosso selo Great Place to Work, pelo segundo ano consecutivo. Temos uma cultura muito forte e ela impacta diretamente a construção de relacionamento com os clientes. Não oferecemos retornos exponenciais e soluções milagrosas. Nossa premissa é de uma construção de longo prazo, onde colocamos toda a nossa expertise para encontrar as melhores soluções para cada cliente. É muito mais sobre estar ao lado do cliente, traduzindo a complexidade do mercado e impactando a relação desse cliente com o mercado financeiro de forma eficiente.

Qual a importância do cenário macroeconômico nessas movimentações?

O mercado mudou completamente nos últimos anos. Desde a mudança no patamar de taxas, assim como a maior sofisticação do mercado, com a oferta de produtos que trazem janelas de oportunidades interessantes, o cenário é totalmente diferente do que o investidor brasileiro estava acostumado. Agora, é importante ressaltar, que o mercado é cíclico. Mudanças continuarão acontecendo, isso faz com que a figura do especialista ganhe ainda mais relevância. A função do assessor é traduzir essas mudanças para que o investidor tome as melhores decisões financeiras.

Como os acontecimentos oriundos de 2020 foram cruciais nas tomadas de decisões desses clientes?

O ano de 2020 nos provou como esse relacionamento mais próximo entre assessor e investidor é fundamental. Ter alguém que conheça seu perfil e as suas necessidades e auxilia a montar uma solução que seja mais adequada à realidade fez toda a diferença. O investidor quer alguém que passe segurança e confiança, alguém que vai lhe explicar o que está acontecendo no mercado, e assim, ser capaz de apresentar soluções mais adequadas. Existem alguns momentos relevantes para o investidor, um deles é montar a carteira de investimentos. Mas tão importante quanto montar a carteira, é saber a hora de sair de uma posição ou ainda quando é fundamental ter sangue-frio para esperar. O ano de 2020 mostrou isso. Foi um ano muito desafiador, com um período importante de incerteza, mas que também trouxe muitas oportunidades de investimentos. Essa dinâmica do mercado faz com que a figura do especialista ganhe ainda mais relevância.

Qual é o processo que deve ser realizado para a escolha de uma assessoria de investimentos?

O ideal é que o investidor escolha uma assessoria na qual possa construir um relacionamento de mão dupla. Deve procurar pessoas com quem genuinamente se conecte e empresas que tenham estrutura para prestar o melhor serviço. Na escolha, procure uma assessoria que se destaque pela ética, conhecimento técnico, experiência no mercado e diligência nos negócios.

O que norteia a VLG Investimentos nesse mercado?

Costumo explicar a nossa atuação da seguinte forma: Cuidamos de pessoas através do patrimônio delas. A VLG nasceu com esse DNA e cresce fundamentado nesse princípio. Vamos continuar crescendo e impactando cada vez mais a vida das pessoas e das empresas no país.

Qual o maior diferencial da assessoria em sua visão?

O mercado financeiro está em constante evolução. Novos produtos, sistemas, serviços e prateleiras estarão disponíveis, a maior diferença vai ser quem estará do seu lado dando as informações que você precisa para tomar as decisões mais adequadas para o seu perfil e momento de vida.

Compartilhar:
Voltar ao Topo
Skip to content