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Data System movimenta mais de R$7 bilhões

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Presente como uma necessidade no dia a dia dos brasileiros, o varejo de moda se mantém forte e ilustra um cenário positivo, mesmo diante dos desafios causados pela pandemia. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), em dezembro de 2021 – período com alto índice de vendas – 9 em cada 10 das redes varejistas apresentaram resultados positivos, em comparação ao mesmo mês de 2020. Representando esse salto benéfico no setor varejista, a Data System, empresa líder no desenvolvimento de softwares para franquias, multimarcas e monomarcas de roupas e calçados, apresenta um crescimento de 51% referente ao número de lojas atendidas entre 2020 e 2021. Atualmente, o leque da empresa é composto por 3,1 mil lojas em todo país e entre os grandes nomes do mercado estão: Constance Calçados, Mundial Calçados, Martinez, Estrela Lojas, Labellamafia, Elmo Calçados, Edmais, Humanitarian, Sinhá Moça, Timax Calçados, entre outras. Rodrigo Roland, CEO da Data System, explica que a “jogada de mestre” para driblar os obstáculos que a Covid-19 trouxe, estava ligada diretamente a tecnologia, visto que mais do que nunca os empresários precisavam de novas estratégias para manter as operações das lojas. Para o varejo de moda, a Data System oferece o ERP/PDV 4.0, talvez um dos sistemas de gestão mais completos do mercado verejista.

Rodrigo, qual o caminho da ideia até o começo das operações da Data System?

Tudo começou 27 anos atrás, quando apareceu a oportunidade de comprar um código fonte/sistema e uma carteira de clientes com lojas de calçados e roupas. O sistema que assumimos não estava alinhado com as premissas de entrega de valor da Data System e decidi que iríamos reescrever o software do zero.

Vimos que o mercado de calçados e roupas era carente de gestão, meu pensamento foi que se fizermos um software de gestão que atendesse de forma especializada as necessidades e expectativas, sairíamos na frente. Naquele momento, eu vi a oportunidade de fazer diferente, de fazer melhor e de ajudar no desenvolvimento desse mercado.

A empresa era pequena, entendia que programar um novo sistema e ser parceiro dos lojistas era uma decisão rumo ao crescimento do negócio.

Quais os grandes obstáculos que a empresa teve para se estabelecer nesse mercado?

No primeiro momento a grande dificuldade era financeira, devido à empresa ser muito pequena.

O segundo foi encontrar pessoas com alinhamento de valores dispostas a fazer parte do nosso sonho, sem recursos financeiros existia uma dificuldade de atrair e reter talentos devido o porte e início das operações.

Em terceiro, as decisões de iniciar uma nova fase tecnológica: em 27 anos reescrevemos o código do software três vezes, ou seja, são 3 sistemas distintos. Essa decisão é de pouquíssimas empresas, algumas iniciam e acabam ficando pelo caminho ou desistindo.

Em quarto foi passar pelo processo de pandemia mantendo todo alinhamento de valores da empresa, fazendo valer a parceria com os clientes, colaboradores e parceiros de negócios.

Além da nossa empresa passar pela pandemia, entendemos que teríamos que ajudar os clientes a passarem pela pandemia deles. Hoje consideramos que esse processo mostrou a real parceria com nossos clientes, somos mais que uma empresa de software, somos uma empresa parceira e com relacionamentos próximos. Grandes laços foram fortalecidos nesse processo.

Quando surgiu a ideia de inovar no mundo da moda?

Inovação para Data System é um processo constante, veja que um dos primeiros passos há 27 anos foi ter a coragem de decidir programar do zero um novo produto que estivesse de acordo com as melhores práticas e atendesse as regras de negócios das lojas de calçados e roupas. Hoje nessa transformação tecnológica acelerada, nosso desafio é estar antenado com o que tem de inovação e principalmente traduzir para o mercado de calçados e roupas, trazendo o melhor resultado para os nossos clientes.

Quais os pilares e valores da empresa?

Relacionamento próximo; Comprometimento; Ética; Transparência; Respeito; Otimismo; Iniciativa.

E seus grandes diferenciais?

É fundamental ter valores bem definidos na organização, porque são os pilares mais importantes para a cultura organizacional e traduzem nossa identidade corporativa. Na Data System, os valores representam os ideais de atitude com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores.

Como a Data System passou pelos dois anos de pandemia?

Olhamos para dentro de casa, revisamos projetos e compromissos.

Em relação aos nossos clientes, tivemos a empatia de nos colocar no lugar das lojas, levar inovação para que os clientes pudessem fazer vendas a distância, como, por exemplo: pagamento por link para vendas delivery, pagamento por carteiras digitais e PIX, entre outras opções. Demos ainda, desconto de 15% para todas as lojas que atendemos durante esses meses, para ajudar na questão financeira.

Quais os grandes ensinamentos que a empresa pretende implantar e que são oriundos desse período?

Ficou evidente que as pessoas valorizam grandemente o propósito e a relação de confiança da parceria, além disso, a agilidade de disponibilizar com velocidade inovação para o PDV.

Como a tecnologia pode potencializar os resultados no varejo da moda?

A tecnologia tem a capacidade de transformar dados em indicadores, quando você tem uma ferramenta ajudando na tomada de decisão, traduzindo a saúde do negócio, ganha velocidade, antecipação de decisão, assertividade.

Passa a ser um braço indispensável nas lojas, principalmente na velocidade de mudança que as coisas acontecem, a base que gera todas as informações precisa estar bem estruturada.

O que o consumidor desse setor exige e que a sua empresa está atenta para auxiliar os lojistas no atual cenário?

Pagamentos digitais (cashback); venda omnichannel; pagamento a distância; multicanalidade; gestão de compras e estoque para ter o produto quando o cliente quiser.

Quais as principais dores dos lojistas?

Um parceiro de software que esteja alinhado com os planos do negócio.

Entendemos quais são os próximos passos dos nossos clientes para conseguir atendê-los, além do pós-venda e satisfação.

Como a Data System pretende “curar” essas dores no ano de 2022?

Criando área de Customer Success; Visitas presenciais nos clientes para estar alinhado; Reforçando nosso time de suporte técnico; Criando linhas especiais de atendimento; Comprometimento de continuar levando inovação para os nossos clientes.


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