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Davene sela parceria estratégica com startup

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A Davene, referência de qualidade e inovação no segmento de beleza e cuidados pessoais, acaba de fechar uma parceria com a Inventa, startup do ramo que facilita o processo de compra online de produtos no atacado por pequenos e médios varejistas, vindos direto da fábrica. A novidade é resultado da estratégia da Davene em fomentar o empreendedorismo no ramo da beleza. Em números, só no primeiro semestre de 2021, mais de dois milhões de negócios foram criados no Brasil e 80% desse total são de microempreendedores individuais, segundo os dados da Serasa Experian. No ranking mundial, com base na pesquisa de mercado da Euromonitor International, o Brasil é o quarto país que mais consome produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. De olho nesse cenário, a marca que está há 45 anos no setor, vem apostando em revendedores e pequenos e médios negócios. Telmo de Campos, Head de Marketing da Davene, lembra que a iniciativa é fundamental e vai ao encontro de outras ações recentes da empresa, como o projeto de venda direta iniciado em dezembro. “Valorizamos muito o pequeno e médio negócio, por isso, decidimos investir nessa parceria que estreita esse relacionamento e possibilita a entrada de nossos produtos em diversos estabelecimentos. Outro ponto importante é que o lojista sabe que nossa marca tem qualidade e é conhecida pelo consumidor. Isso conta muito na hora de vender”.

Telmo, como se encontra atualmente as operações da Davene?

As operações da Davene, hoje, estão centralizadas em Diadema, na nossa sede. Daqui direcionamos toda a operação externa no Brasil e exterior.

Qual a fatia de mercado da empresa hoje no setor de cosméticos?

A empresa está bem posicionada, com seus 45 anos de mercado, hoje ainda bastante focada em atender o varejo tradicional, mas com outros canais abertos e em movimentos de crescimento.

Como ela passou pelo cenário de crise imposta pela pandemia nos últimos dois anos?

Como aconteceu em todos os segmentos, foi um momento desafiador e sempre tendo que reaprender como melhorar os resultados e o atendimento ao consumidor, pensando sempre em novas formas para deixar o cliente satisfeito.

Qual a importância da inovação em momentos como esse?

A inovação é sempre muito importante para o segmento de perfumaria e cosméticos. Precisamos estar sempre atentos às tendências de consumo e manter o portfólio sempre atualizado, mantendo sua atratividade.

Quais as principais inovações desse período?

Tivemos vários movimentos no Brasil e exterior, trabalhando forte na categoria de perfumaria feminina e masculina e também em hidratação corporal. Tivemos a Linha Lavanda Brasileira como foco e expandimos a nossa linha masculina. Além disso, trabalho muito em uma das principais linhas do portfólio, que é a linha Rosas, trazendo higiene e hidratação com o poder e a diferenciação de Rosas Negras.

A aposta da empresa agora é nos revendedores e no pequeno e médio negócio. Por que o foco foi voltado para esse segmento do mercado?

O nosso canal de varejo tradicional está consolidado e trabalhamos o crescimento e manutenção, mas existem outros canais importantes para a empresa, onde atingiremos ainda mais consumidores e conseguiremos atender cada vez mais e melhor os nossos consumidores. A venda direta é um canal importante no segmento e podemos aumentar a capilaridade com mais rapidez. Já para os pequenos e médios negócios, nosso foco é abastecer outros pontos de vendas que ainda não tinham os nossos produtos.

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A venda nos canais digitais triplicou. Qual a importância do digital hoje para o ecossistema Davene?

Hoje os canais digitais são de extrema importância, já que existem muitas pessoas ainda com receio de sair de casa, sem falar nos consumidores que têm a preferência por esse canal de compra. As vendas nesses canais triplicaram na empresa, principalmente com a entrada das plataformas de marketplace e a venda diretamente pelo WhatsApp. Ainda é um canal com muitas oportunidades dentro do nosso negócio, mas sim, continuará com foco total da nossa equipe para estarmos cada vez mais alinhados com as necessidades de mercado.

Como a parceria com a Inventa deve impulsionar os negócios da empresa?

Ter um canal que atenda, de forma rápida e eficiente os pequenos e médios estabelecimentos é muito importante, pois, conseguimos aumentar a capilaridade e o pequeno empresário pode comprar volumes fracionados de acordo com sua necessidade. Temos a certeza que a plataforma da Inventa nos dará um grande apoio para conquistar e fidelizar esses estabelecimentos, que antes não conseguiam adequar os nossos pedidos ao momento do seu negócio.

90% do portfólio da empresa é vegano. Isso também se reflete numa preocupação como o chamado ESG?

Todos os movimentos da empresa são para se adequar aos cuidados com o ambiente à nossa volta. A sustentabilidade sempre tem que ser refletida em nossas ações, como não testar produtos em animais, como sempre fazemos, trabalhar produtos veganos e outras ações que aos poucos vão fazendo parte do nosso dia a dia e ajudam nosso planeta.

Quais as outras preocupações da Davene que estão intimamente ligadas a esse conceito?

Logo teremos novidades para falarmos, pois, temos alguns projetos em andamento na empresa. Mas, hoje, não lançamos mais nenhum produto que não seja vegano, pois, isso já está em nosso dia a dia.

O que a empresa pretende estabelecer no ano de 2022?

Nosso foco para 2022 é continuar trabalhando a consolidação dos canais de venda direta e digitais, para atendermos cada vez mais consumidores de forma eficiente, além de alguns movimentos importantes para o mercado.

Última atualização da matéria foi há 11 meses


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